Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Magalhães - o computador lusitano -- 25/10/2008 - 00:13 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


COMPUTADOR MAGALHÃES

Portátil português para crianças do ensino básico (do 1º ao 4º ano)



O nome "Magalhães" provém do navegador português Fernão de Magalhães. A montagem deste computador em Portugal, sob o âmbito do programa e-escolinha, resulta de um protocolo, anunciado em 31 de Julho de 2008, entre o Governo da República Portuguesa e a Intel para a criação de um consórcio com capitais maioritariamente portugueses formado pelas empresas JP Sá Couto, Prológica e a Intel.

O portátil tem como público-alvo crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos. Será disponibilizado em duas versões com diferentes processadores: numa primeira fase o Intel Celeron a 900 MHz e numa segunda fase o Intel Atom[4] a 1,6 GHz. O primeiro é mais antigo na linha de produtos da fabricante americana e o segundo mais recente e mais eficiente em termos energéticos.



O Magalhães é montado num espaço que pertence à actual fábrica da JP Sá Couto, em Matosinhos, [Portugal]com um custo de produção de 180 euros. Começou a ser produzido em Janeiro de 2008 mas só em Setembro foram distribuídos os primeiros portáteis às crianças do ensino básico em Portugal, sendo gratuito para aqueles que estiverem abrangidos pelo primeiro escalão da acção social escolar. Para os do segundo escalão custará 20 euros e para aqueles que não estiverem abrangidos pela acção social custará 50 euros. Prevê-se a exportação deste portátil e do modelo e-escolinha para outros países.





Informações extraídas da Wikipédia

João Ferreira

24 de outubro de 2008

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 1260 vezesFale com o autor