Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MASOQUISMO POSTAL. SERÁ ESTE O SEU CASO? -- 24/10/2008 - 20:30 (Anselmo Cordeiro de Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Feito esse preâmbulo, chego enfim ao objetivo do meu presente texto: divulgar, aos leitores que ainda não usam o Outlook Express, os benefícios que o mesmo oferece, e orientar estes e, também, os que, precariamente, usam o gerenciador, a obterem melhor funcionalidade no aplicativo”.



MASOQUISMO POSTAL. SERÁ ESTE O SEU CASO?

Net 7 Mares



A abordagem sobre o mórbido prazer que dá título à presente coluna obriga-me, desde logo, a entrar no terreno onde acontece o inebriante suplício: a comunicação via e-mail, que, de longe, é a atividade de comunicação mais usada na Internet. Para facilitar essa comunicação, a Microsoft criou os seus dois programas gerenciadores de e-mails: o MS Outlook, que, por conta da sua arquitetura, é mais indicado para uso em empresas; e o Outlook Express, que nada mais é que o primeiro em formato reduzido, e, justamente por isso, mais adequado ao internauta comum.



Todavia, ainda que ambos ofereçam um serie de recursos interessantes e úteis, um deles, o Outlook Express, justamente o que está direcionado ao universo maior de usuários, que é o internauta comum, é pouco utilizado, apesar das facilidades que oferece. Dentre os benefícios oferecidos pelo aplicativo, destaca-se o principal: a possibilidade de enviar e receber mensagens de e-mail a partir do programa, poupando o internauta da infinidade de idas ao seu provedor de acesso, para ler e enviar mensagens. Apenas esta vantagem já seria suficiente para elevar o Express à condição de programa mais usado pela massa internauta; no entanto, não é isso o que acontece.



Quais seriam, então, as causas dessa indiferença dos internautas em relação ao Express? Não se sabe ao certo, e, até onde sei, ninguém se preocupou em buscar essas causas, que poderiam ser desvendadas até por uma enquête.



Não se sabendo das razões que levam os internautas àquela peregrinação diária aos seus provedores, para, via login, entrarem na sua caixa postal, quando têm ao inteiro dispor um programa por onde podem receber e enviar as suas mensagens de e-mail, resta-me o caminho das cogitações e, dentre estas, uma me parece ululante: a preguiça, presente no internauta, de ler instruções ou, senão, a incapacidade de entender o que lê; ambas, associadas à didática burra da Microsoft, presente em praticamente todos os seus aplicativos, que obriga os internautas a percorrerem um emaranhado de abas de configuração, se quiserem usar os brinquedinhos do tio Gates de forma adequada e mais funcional.



Feito esse preâmbulo, chego enfim ao objetivo do meu presente texto: divulgar, aos leitores que ainda não usam o Express, os benefícios que o mesmo oferece, e orientar estes e, também, os que, precariamente, usam o gerenciador, a obterem melhor funcionalidade no aplicativo. O caminho que escolhi para alcançar esses objetivos foi o de um passo-a-passo, que escrevi em linguagem bem clara, como se estivesse escrevendo para idiotas, e, portanto, acessível a todos. O passo-a-passo vai desde as instruções para inserir uma conta de e-mail no Express, até a configuração de cada uma das abas do programa.



Para os que já usam o Outlook Express (que, desde já, chamarei apenas de Express), uma dica importante: ainda que qualquer conta de e-mail, exceto Hotmail e MSN, possa ser adicionada ao Express, os que pretendem usar o aplicativo devem ter conta de e-mail no Yahoo e colocá-la como conta-padrão; adiantando logo que, se quiser, pode ter mais de uma conta no portal. E por que essa recomendação de ter conta no Yahoo? Por várias razões, começando pela principal: o servidor de e-mails do Yahoo é o único que oferece a possibilidade de as mensagens da conta Yahoo serem transmitidas e recebidas no Express, independente do provedor de acesso que estiver sendo usado. Explico: se você acessa a Internet, por exemplo, pelo UOL, você receberá, no Express, as suas mensagens, tanto da conta UOL como de qualquer outras; mas, para enviar mensagens, você terá obrigatoriamente de usar, como endereço de remetente, a sua conta UOL, porque você está acessando a Internet via provedor UOL. Tendo, no entanto, conta Yahoo configurada no Express, não importa o provedor que você estiver usando para acessar a Internet. Poderá, além de receber mensagens de todas as suas contas, enviar os seus e-mails, usando o seu endereço Yahoo no campo de remetente. Para isso, basta apenas estar inscrito no Yahoo Direto, sobre o qual falo mais abaixo. Por aí, tendo conta Yahoo configurada no Express, acaba aquele inferno de ser obrigado a mudar de endereço de e-mail em todas as vezes que muda de provedor, o que traz mais um aborrecimento: o de ter que enviar mensagens aos amigos, solicitando alteração do seu endereço nas listas deles. Além disso, as contas de e-mail Yahoo não têm limite de espaço para armazenar mensagens. Por esta e outras razões, O Yahoo! Mail recebeu recentemente o prêmio "Best of Web", da PC World, e foi eleito a "Escolha do Editor" por PC Magazine e CNET (vide em “Sobre o Yahoo! Mail”, na página http://www.xpressonline.com.br/ViewRelease.aspx?id=3035 ), e só isso já é razão suficiente para, pelo menos, experimentar o seu serviço de e-mails gratuitos.



Já para os que ainda não usam o Express, estes não tem a menor idéia do que estão perdendo. Estão perdendo recursos valiosos, que são oferecidos pelo aplicativo, e tempo, uma vez que são obrigados a entrar no site do provedor, para ler e enviar mensagens de e-mail, quando, com o Express, poderiam fazer ambas as coisas, sem precisar sequer abrir o navegador. Basta apenas determinar em que espaço de tempo o aplicativo deve buscar mensagens nos provedores onde tem conta, e deixar o resto com ele. Você pode, por exemplo, mandar o Express buscar as suas mensagens a cada 3 minutos, enquanto navega por outros sites. Todas as vezes que o Express trouxer novas mensagens, ele avisa com um discreto alerta sonoro e mostra um envelope no tray, que é aquele espaço onde fica o reloginho do computador. Além disso, você, no Express, pode: inserir sons na mensagem, imagens dentro do campo de texto, personalizar a sua mensagem, solicitar confirmação de recebimento e mais uma série de recursos interessantes. Pode até inserir uma página web inteira no campo de texto. Com conta Yahoo configurada no Express, aí os benefícios aumentam mais ainda, como, por exemplo, poder enviar anexos de peso até 10 MB como remetente Yahoo, peso que equivale, aproximadamente, ao da soma de três arquivos de MP3. Ah! Mais um recurso importante no Express: corretor ortográfico. Antes de enviar a mensagem, o programa varre o texto em busca de erros de ortografia e abre uma tela de alerta, sugerindo a ortografia correta. Você então só precisa clicar em "Alterar", e o Express substitui a palavra erradamente escrita pela correta sugerida. Aí, acaba aquele medo de escrever errado. Esses benefícios serão vistos nas configurações que mostrarei no passo-a-passo.



Para reforçar mais ainda sobre as vantagens de ter conta Yahoo no Express, eis mais alguns benefícios que são oferecidos gratuitamente aos que têm conta de e-mail Yahoo, além do espaço ilimitado para armazenamento de mensagens:



— Anti-spam e antivírus na conta de e-mail.



— Disco virtual de 15 MB no Porta-Arquivos, para você guardar documentos importantes, que podem ser acessado de qualquer computador ou lan-house.



— Rádio on line pessoal no LauchCast do Yahoo norte-americano, onde você pode montar o repertório ao seu gosto. (Aí, você precisa mastigar pelo menos o "feijão com arroz" inglês). Se quiser dar uma olhada na cara da rádio, aí vai o endereço da “baluarte_da_poesia’s station”, rádio que criei para o meu grupo de literatura Baluarte da Poesia:

http://radio.launch.yahoo.com/radio/player/web2/player.asp?cid=1&iid=1&pups=0&p=0&m=0&d=253110411<w=LaunchRadioTarget&fs=undefined . . A rádio toca em estéreo até em conexões discadas, se esta for de boa qualidade. Nas conexões discadas, no início da audição, acontecem algumas interrupções enquanto a rádio é carregada no navegador; mas logo se estabiliza.



Um detalhe: o LaunchCast, serviço gratuito do Yahoo para rádios on line pessoais, não funciona bem com o Firefox, mas aceita-o bem se o navegador estiver com o plugin “IE tab” instalado para a página da rádio. Esse plugin (ou complemento) foi criado para ser usado em sites que só funcionam bem com o Internet Explorer. Basta, ao entrar na página, clicar em “Ferramentas” na Barra de Tarefas do Firefox, “Opções do IE tab” e, na tela que se abrir, clicar em “Adicionar” e em OK. Em seguida, recarregue a página. Se no menu de “Ferramentas” do Firefox não aparece a opção do IE tab, você terá que adicionar o plugin ao navegador. É fácil: vá a esta página para instalar, tarefa de que não leva mais que alguns segundos: http://br.mozdev.org/firefox/ie-tab . Uma vez na página, clique no “extensão IETab” sublinhado que está dentro do texto, e entrará na página de instalação.



— Acesso ao Flickr (http://www.flickr.com/) para guardar e/ou compartilhar as suas fotos.



— Site pessoal no Geocities do Yahoo brasileiro, que pode ser construído facilmente com o eficiente assistente de construção (PagerBuild). O meu site, construí no Yahoo americano, que tem mais recursos em Java. Tem até fundo sonoro. Se quiser dar uma olhada, aí vai o endereço: http://www.geocities.com/meuoceano/index.html . Está ainda em construção, mas algumas páginas já podem ser visitadas.



— Agenda eletrônica via e-mail. Você marca os compromissos, e o Yahoo lhe envia mensagem para lembrá-lo dos mesmos.



— Yahoo Encontros. Se estiver buscando namorado(a) virtual, este pode ser um bom caminho.



— Jogos on line.



— RSS. Você escolhe o tema (manchetes, mundo, política, economia, etc), e não precisa ir atrás das notícias. O RSS envia para você.



E tudo isto absolutamente grátis.



O passo-a-passo, que ensina como configurar corretamente a conta Yahoo no Express, está na página do meu site pessoal, em http://www.geocities.com/meuoceano/yahoo_oe.html . Se seguir os passos que lá estão publicados, a sua conta Yahoo funcionará perfeitamente no seu Outlook Express.



Depois que configurar a conta no Express, convém ir ao Yahoo Direto, em http://edit.yahoo.com/config/deliver , para verificar se a sua conta está inscrita nesse recurso. Uma vez inscrito no Yahoo Direto, você estará aceitando o recebimento de pelo menos uma mensagem publicitária por semana. Ora! Isso é um nada, considerando a gama de benefícios que o portal oferece. Para poder enviar mensagens com remetente Yahoo a partir do seu Outlook Express, você precisa estar inscrito no Yahoo Direto, porque, do contrário, receberá as mensagens da sua conta Yahoo no Express, mas não poderá enviar mensagens, via Express, como remetente Yahoo.



Resumindo tudo, o caminho é este:



1º) — Se ainda não tem conta de e-mail no Yahoo, vá à página https://edit.yahoo.com/registration?.intl=br&new=1&.done=http%3A//br.yahoo.com/info/barradeferramentas_deteccao.html&.src=ym&partner=&.p=&promo=&.last= e crie uma. O formulário é curto. O Yahoo não enche o saco da gente com enxurrada de perguntas.



2º) — Abra o seu Outlook Express.



3º) — Vá à pagina do tutorial passo-a-passo, em http://www.geocities.com/meuoceano/yahoo_oe.html e siga as instruções para configurar a conta Yahoo no Express.



4º) — Vá à página do Yahoo Direto, em http://edit.yahoo.com/config/deliver , para verificar se a sua conta está inscrita no serviço.



Agora, você escolhe: ou consome alguns minutos do seu tempo livre, para criar conta no Yahoo e configurá-la no Express; ou condena-se a passar o resto da sua vida internauta, perdendo tempo valioso em infinidade de idas aos sites dos provedores onde tem conta de e-mail, para fazer login e ler e enviar mensagens nos Hotmails da vida ou no webmail do provedor de acesso.



Um detalhe final: estranhamente, o Outlook Express não gerencia contas do Hotmail e MSN, que pertencem à Microsoft. Tio Gates obriga os seus “clientes” a irem ao site para ler e enviar mensagens. Pela quantidade de pessoas que usam esses dois trastes, a gente chega a duas conclusões: ou a quantidade de internautas ignorantes ultrapassa a medida do razoável (e a Microsoft, na obrigação absurda que impõe aos usuários do Hotmail, tem pleno conhecimento dessa ignorância); ou a Internet criou uma nova forma de masoquismo, ao qual milhões aderiram: o masoquismo postal. Seria este o seu caso?



Net 7 Mares

netesetemares@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui