Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Interrogações??? -- 23/05/2000 - 15:11 (Manoel Antonio Bomfim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Milhões de brasileiros se enfileiraram no dia 04 de outubro, para exercerem seu mais sagrado direito de democracia, o voto. Muitos andaram até quilómetros à pé. Pois, o voto no Brasil é obrigatório, um equívoco dessa nossa "democracia". Existe realmente democracia sem conscientização política???... Não ouso duvidar da vontade de um povo, mas, sim, fazer alguns questionamentos: os atuais níveis de cultura e conscientização de grande parte dessa nossa gente, deixam-me interrogações imensuráveis...: O que se passa na cabeça de alguns eleitores, no instante de sufragar o voto??? Teriam eles a consciencia plena dos reais problemas do nosso país??? Estariam eles inteirados dos atuais desmandos e descasos do governo para com eles??? Haveriam eles refletido sobre o aumento assustador do desemprego, por falta de uma política séria de geração de emprego e renda??? Teriam esses eleitores a convicção de que o seu voto é o maior responsável por essa "chacina" social a que estão, grande parte dos brasileiros, submetidos(falta de educação, filas infindáveis nas portas dos hospitais, política agrária, praticamente, inexistente, etc.)??? Estariam eles cientes de que a atual política de exclusão de parte da classe trabalhadora, e de favorecimentos aos grandes latifundiários e banqueiros é a responsável pela grande massa de "Sem Terra", que se aglomeram debaixo de barracas de lonas, e de "Sem Tetos", que se espremem em choupanas de palha e papelão, a mercê do sol e da chuva???...
Essas são algumas das constantes interrogações que muitas vezes me tiram o sono. Pois, quando se vai as urnas e se reelege um presidente, cujo compromisso com os pobres é o mínimo possível, e que esse mesmo presidente é, sumariamente, submisso ao FMI(Fundo Monetário Internacional), aos especuladores internacionais e ao capital estrangeiro é de envergonhar qualquer um. Pois, aqui no Brasil, a imortal frase de Geraldo Vandré, continua atualizadíssima: "Porque gado a gente marca, tange, ferra, engorda e mata....". É isso o que o FMI faz. Senão vejamos: Sua comitiva vem, se instala e marca sua presença, com toda arrogancia que lhe é peculiar. Tange o poder executivo para um lado e dita as regras. Ferra o nosso já minguado dinheiro. Engordando suas contas. E inconsequentemente, mata brasileiros de fome, com o aumento das demissões, ocasionando numa fila de desempregado e nos roubando a esperança de uma vida melhor. Essa é sem dúvida a maior das crises de um povo. A falta de esperança, devido a um governo que só pensa em diminuir sua responsabilidade para com o povo que o elegeu. E ainda fica lá de cima, assistindo de camarote, cantando: "Olha, lá vai passando a procissão, se arrastando que nem cobra pelo chão...".
Parece trágico, mas, é essa a realidade a que estamos expostos.

MBomfim

Crónica publicada em dezembro/98. Após, a reeleição, desse "FHC" um vírus mais avassalador do que o "HIV".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui