Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Faça uma Criança Sorrir. -- 07/10/2008 - 09:59 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR



1. APRESENTAÇÃO



Todos nós, quando pensamos na vida e no nosso futuro, sempre desejamos ter uma vivência longa, rodeados de amigos, com bastante saúde e muita felicidade. E, muitos de nós, gostamos de comemorar as conquistas e vitórias do nosso dia-a-dia, e sempre lembramos de agradecer a Deus por todas as coisas boas que a vida nos concede. Mas, às vezes, quase nunca paramos para pensar nas dificuldades e nos problemas que as outras pessoas estão passando.



Frequentemente, existem diversas pessoas à nossa volta passando grandes dificuldades, e às vezes elas estão tão perto de nós, no semáforo da esquina, na avenida por onde passamos todos os dias para ir trabalhar, ou até mesmo no bairro onde residimos, e mesmo assim não damos a atenção devida que essas pessoas, seres humanos como nós, necessitam e precisam tanto.



Foi pensando nessas coisas que nos últimos dias dediquei um pouco do meu tempo para pesquisar na internet sobre ações, projetos e campanhas de instituições que trabalham para ajudar os mais necessitados.



A medida que fui visitando os diversos sites na internet que tratam do assunto, me deparei com um monte de informações, como por exemplo, o Artigo 277 da Constituição Federal Brasileira que diz: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de uma forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.



E, prosseguindo nessa jornada, fiquei conhecendo o trabalho da UNICEF, que é uma Agência das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento. A UNICEF é regida pela Convenção sobre os Direitos da Criança, e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.



Por fim, após tanta leitura, acabei ficando inspirado e motivado a fazer alguma coisa nos moldes dos trabalhos que tive o prazer de conhecer. Assim, nasceu a proposta desse “Projeto Faça uma Criança Sorrir”, que se espelha nos diversos bons exemplos que temos em nosso país, que buscam trazer dignidade e luz para as pessoas de nossa comunidade, despertando valores positivos e auxiliando na construção de um mundo melhor.



Dessa forma, peço encarecidamente alguns instantes de sua atenção para se concentrar nessa proposta, pois a realização e sucesso desse trabalho só será alcançado se pessoas como você nos apoiarem.





2. OBJETIVO DO PROJETO FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR



O objetivo desse Projeto é recolher brinquedos novos e usados através de uma campanha de arrecadação que ocorrerá dentro das Secretarias da Prefeitura Municipal, no período dos 30 dias antecedentes à comemoração do Dia das Crianças (12 de outubro), para que os mesmos sejam distribuídos nas creches, escolas e nos bairros carentes de nossa cidade.





3. METODOLOGIA



Esse tópico apresenta com detalhes como pretendemos executar esse "Projeto Faça uma Criança Sorrir".



Inicialmente, faremos a apresentação do Projeto para cada um dos Secretários Municipais para sensibilizarmos a todos sobre a importância da realização dessa proposta.



Em seguida, lançaremos a campanha de arrecadação de brinquedos que ocorrerá através de uma “Gincana”, em que os servidores de cada Secretaria formarão equipes para competirem entre as Secretarias. Dessa forma, cada Secretaria terá uma equipe competindo para arrecadar o maior número de brinquedos.



Antes de começar a competição, cada equipe de cada uma das diferentes Secretarias fará a escolha da creche, escola ou do bairro carente que será contemplado com os brinquedos arrecadados. Ao final da campanha, cada equipe doará para a opção que fez, creche, escola ou bairro carente.



A Gincana se refere à competição que estará ocorrendo entre as diferentes equipes e será supervisionada pela Diretoria da Secretaria de Ação Social, que fará a contagem final dos brinquedos arrecadados e dará uma premiação para a Secretaria que conseguir arrecadar o maior número de brinquedos. Assim, a equipe da Secretaria que arrecadar o maior número de brinquedos vencerá a Gincana.



Além disso, cada Secretaria providenciará a confecção de camisetas para os componentes das suas respectivas equipes. Como sugestão, apresentamos que cada Secretaria utilize uma cor diferente de camiseta. Todas as camisetas deverão ter impressas o nome do “Projeto Faça uma Criança Sorrir”.



A arrecadação dos brinquedos ocorrerá mediante pedido do servidor da Secretaria ao cidadão que visita rotineiramente seu departamento de trabalho.



Ao final da campanha, após a doação dos brinquedos, a Diretoria do Projeto em conjunto com alguns representantes de cada Secretaria fará uma reunião para avaliar o desempenho da campanha.





4. RESULTADOS ESPERADOS



Esperamos através desse “Projeto Faça uma Criança Sorrir”, despertar nos servidores das Secretarias Municipais e nos cidadãos de nossa cidade a importância e a vantagem de trabalharmos em equipe, promovendo uma ação de cunho social.





5. AVALIAÇÃO



Como dito anteriormente, ao final da campanha, após a doação dos brinquedos nas creches, escolas ou bairros carrentes, a Diretoria do Projeto em conjunto com alguns representantes de cada uma das Secretaria Municipais fará uma reunião para avaliar o desempenho da Gincana, sobre a seguinte pauta: aproveitamento da campanha; quais foram os pontos fracos e fortes; o que você aprendeu com a gincana; como você se relacionava com os colegas antes e depois da Gincana.





6. FONTES DE CONSULTA



BRASIL. 2005. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: atualizada até a Emenda Constitucional nº 45, de 2003. Brasília: Senado Federal.



Rede Globo. 2008. Campanha Criança Esperança. Acesso em 27 de agosto de 2008. Disponível em: http://criancaesperanca.globo.com/



UNICEF. 2008. Acesso em 26 de agosto de 2008. Disponível em: http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101110&m=1



Wikipédia – A Enciclopédia Livre. 2008. Declaração Universal dos Direitos da Criança. Acesso em 28 de agosto de 2008. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/UNICEF



Wikipédia – A Enciclopédia Livre. 2008. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Acesso em 28 de agosto de 2008. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/UNICEF





7. AGRADECIMENTOS



Sou imensamente grato aos meus familiares e à minha namorada por todo apoio que recebi quando me propus a executar esse trabalho.



Agradeço também às idéias, sugestões e colaborações de todos amigos e colegas de trabalho que tornaram possível a construção e execução desse Projeto, em especial, a Leandro Ramos Barros da SANEATINS (Companhia de Saneamento do Tocantins), Mauro Arquimedes Grandi Vilela da SEFAZ (Secretaria Estadual da Fazenda), e Antônio Joelson Alves dos Santos do SINE (Serviço Nacional do Emprego).





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx





Gurupi – TO, Agosto de 2008.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui