Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O vento minuano -- 01/05/2002 - 18:19 (Xirú Vasseur) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O VENTO MINUANO
DEDICADO A ASSOCIAÇÃO TRADICIONALISTA ESTÃNCIA DO MINUANO

Quando é inverno, a noite plena de estrelas, o vento vem de longe... lá dos Pampas Argentinos e do sopé dos Andes, para fazer travessuras pelas canhadas e pelas coxilhas do Rio Grande do sul. E acordar o velho guasca, intrometendo-se pelas frinchas do galpão.
É o minuano. Este vento tem sido cantado pela musa Riograndense e saudado pelos prosadores e menestréis de nossa arte literária; tem sido tema de formosas composições e é assunto de muitas conversas de beira de fogo, enquanto se espera que o churrasco fique pronto.
O Minuano traz consigo algo de lendário e de sublime. Não é um simples vento. Nele vaga a própria alma campeira e simboliza aquelas qualidades naturais do gaúcho: destemido, aventureiro, romàntico, forte, audaz e espirituoso.
É o mesmo vento que ora oscula com furor de quase tempestade um andante qualquer na estrada, e ora oscula com um quê de poesia o rosto da donzela, fazendo-lhe acenar os cabelos.
Seus cànticos ao vencer obstáculos da natureza vão ecoando pelas distàncias e fazendo parte das sinfonias de acordes naturais da campanha; une-se ao gorjeio dos pássaros; à canção do tropeiro; ao balido da ovelha. E vai além contando prosas, comunicando histórias, tocando corações.
Minuano! Minuano de tantas jornadas e tão diferentes façanhas. Ele pertence à cultura do gaúcho, motivo que é de sua arte, tema que é de suas cantigas e suas conversas.
Minuano símbolo de virilidade e de ternura, de força e de poesia.
O Minuano é como o gaúcho: aventureiro, forte, varonil e romàntico...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui