Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Hacia una Teología de la Evangelización 080302 -- 01/02/2005 - 03:39 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rodrigo M. Martins 080302

COSTAS, Orlando E. – Hacia una Teología de la Evangelización. Buenos Aires: La Aurora, 1973, p. 131-149.


Num artigo que está contextualizado no começo da década de setenta, Orlando Costas faz sua leitura da realidade eclesial baseando-se na expansão e direcionamento que a Igreja vinha apresentando. Muitos jovens em contato com o mundo inovador e cheio de novidades, estavam deixando a “casa do regresso”. Na visão modernista do mundo hodierno é preciso movimento para frente, progresso para que se tenha mais, com mais beleza e fartura, não importando de que forma isso se suceda. Então, como apresentar novas idéias, reflexões para um fim de século e milênio a uma igreja desgastada e desacreditada, sendo que a mentalidade aponta para um mundo mais místico, mágico. Como apreciar o novo contexto, fazendo com que a salvação eterna de Cristo, seja fator construtor de uma nova sociedade, de um novo mundo?
Vejamos algumas sugestões que o autor nos apresenta:

Durante toda a história que verificamos na Bíblia, percebemos que Deus apresentou um plano para a humanidade, um plano onde um povo escolhido levaria sua vontade ao estrangeiro, ao necessitado. O processo transitório dessa missão é que faz com que a Igreja seja o povo de Deus. Contudo, a Igreja também é sugerida como corpo de Cristo. Ela é vista como uma corporação. Tendo Cristo como o cabeça, aquele que define sua conduta ética, fazendo com que a igreja exerça uma atividade funcional, ou seja, o que o autor chama de catolicidade, que é a abertura a todos, e apostolicidade, ide a todos, de todas as formas possíveis. A idéia de Igreja como templo do Espírito Santo, vem fechar o tema que aponta para uma trindade em movimento. Que cuida em colocar no coração daqueles que fazem parte deste corpo, o impulso em missionar. Temos estudado que as ações religiosas tendem a se institucionalizar, com a Igreja Cristã não foi diferente. Entretanto, ela assume sua missão contextualmente. Refletindo as ordens expressas na Palavra de Deus. Obedecendo a essas ordens, caracteriza-se o propósito missionário da Igreja, é o ide e pregai fazendo discípulos. A missão não é somente pregar o evangelho, mas também gritar face às situações contrárias à vontade divina. É apontar para a vida em Jesus. Essa é a função profética da Igreja. Outra vez vemos no contexto a ligação que serve para impulsionar a mensagem; é o motivo para uma palavra frente às situações de gratidão e testemunho das experiências vividas na ótica do novo Reino. Juntamente com o profetismo da missão, vem a característica sacerdotal da Igreja, que tem “um caráter litúrgico, intercessório e representativo”.
Finalmente, a realidade existencial que a missão enfrenta, é apresentada frente à uma visão de reino escatológica, apontado para um conduta regida pela santidade, pela cruz. Jesus Cristo é o centro movedor da missão e também seu próprio fim. Logo, a Igreja tem como agente evangelizador o próprio Deus, visto em Jesus Cristo e experimentado na ação confortadora do E.S. .
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui