Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS . QUESTÕES DE VESTIBULARES . JULHO DE 2008 -- 18/09/2008 - 08:40 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




GABARITO – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2008







HISTÓRIA ANTIGA



1 A 2 E 3 C 4 E



Resolução 5



O conflito entre patrícios e plebeus gerou entre outras a Lei das XII Tábuas que definiu pela primeira vez uma legislação escrita reduzindo a arbitrariedade dos governantes e permitindo uma melhor definição dos direitos dos plebeus.





HISTÓRIA MEDIEVAL



1 D



Resolução 2

Na Idade Média o tempo esta relacionado à religião , pois tudo tinha uma conotação religiosa . Na sociedade contemporânea o tempo perdeu totalmente sua conotação religiosa , estando centrado na atividade profissional .



2 D 4 B 5 E 6 A



HISTÓRIA MODERNA



Resolução 1

O Reino de Portugal teve formação diversa das demais monarquias européias devido á Guerra de Reconquista contra os mouros o que deu aos reis cristãos uma autoridade maior e os nobres não tinham a autonomia das relações feudais .



2 A 3 D 4 A



Resolução 5

O humanismo renascentista floresceu na época da expansão comercial , do mercantilismo e do fortalecimento dos Estados Nacionais . Houve uma valorização da cultura clássica e do antropocentrismo em contraposição ao teocentrismo que predominou na época medieval .



6 E



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA



1 D 2 C 3 B 4 A 5 D 6 C 7 C 8 D



Resolução 9

Com a desestalinização iniciada por Kruschev houve iniciativas de desligamento do bloco soviético , porém , para os russos a flexibilização não incluía possibilitar o desligamento dos países da Europa Oriental da influência soviética razão pela qual a tentativa foi brutalmente reprimida pelo exército russo .



Resolução 10

A MacDonald’s é uma rede americana que comercializa alimentos rápidos como hambúrgueres , batata frita, sorvetes , etc . Seu objetivo é oferecer refeições rápidas e atinge um público diversificado de crianças a adultos , destacando-se pela qualidade dos produtos e a agilidade do serviço de atendimento . A idéia de “empresa-símbolo” do capitalismo está associada ao consumismo e ao trabalho , que exige alimentação rápida fora de casa e a um padrão de eficiência e qualidade no qual a empresa se destaca.



11 E 12 B 13 A 14 D



Resolução 15

A canção apresenta os Estados Unidos como fornecedores de produtos industrializados e influenciando a cultura , e uma América Latina dependente e fornecedora de matérias primas e produtos agrícolas e subordinada politicamente aos norte-americanos .



16 D 17 E 18 C 19 C 20 A 21 E 22 E



Resolução 23

Em fevereiro de 2008 Kosovo declarou sua independência da Sérvia com o apoio dos EUA e a oposição frontal da Rússia .



24 E 25 C





ATUALIDADES GERAL



2 B 3 C 4 E 5 D



Resolução 6

Naturalmente o grande número de habitantes é causador dos problemas decorrentes que estão ligados à escassez de alimentos , à fome crônica da população mais pobre e os milhões de marginalizados expulsos pelas guerras e conflitos principalmente na África e na Ásia . Outro problema demográfico é a acelerada urbanização causando a exclusão social e o aumento da violência e da marginalidade .



7 D 8 B 9 D 10 E



HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA



1 E 2 E



Resolução 3

A exploração aurífera em 1700 ainda estava em seu início , mas as autoridades coloniais já estavam preocupadas em tentar evitar a saída de mão de obra escrava dos engenhos nordestinos , que agravaria ainda mais a situação da decadente lavoura canavieira que ainda era a principal fonte de receita para a metrópole .



3 A 5 B 6 D 7 A



HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO



1 A



Resolução 2

A independência brasileira representou apenas um ajuste familiar , pois D João VI percebeu que não seria possível manter o Brasil como colônia de Portugal e portanto seria melhor que o novo reino continuasse com seu filho . Para a elite agrária a solução monárquica era conveniente pois preservaria a ordem aristocrático latifundiária do país . Quanto ao povo , ele ainda não podia ser caracterizado como um ator político significativo .



3 B 4 A



Resolução 5

Em 1844 a Tarifa Alves Branco elevou a taxação sobre os produtos importados e em 1850 a Lei Eusébio de Queiroz extinguiu definitivamente o tráfico de escravos , liberando capitais para investimentos no setor industrial . Mas o Império continuava rural e Mauá era um empreendedor isolado , que apesar de sua grande capacidade , não conseguiu sobreviver em um país agrário .



6 A



BRASIL REPÚBLICA



1 E 2 D 3 E



Resolução 4

A luta armada no Brasil representou a tentativa de uma minoria radical de esquerda de desestabilização do regime militar implantando pelo Golpe de 1964 e de implantação no país de um regime socialista tendo como modelo Cuba e a URSS .



5 C 6 A 7 C 8 E



ATUALIDADES BRASIL



1 A 2 B 3 4 E 5 E



Resolução 6

Embora com a reserva os índios tenham seus direitos e seu modo de vida preservados , tal situação não permite que os mesmos passem a bloquear rodovias federais que passam pelas reservas ou a cobrar pedágios , até porque as reservas são áreas federais e não propriedades indígenas . Embora não seja desejável que estradas cortem áreas indígenas, atualmente foram criadas tantas áreas que não é possível integrar o território nacional sem que estradas passem pelas reservas .



7 A



Resolução 8

A rede urbana brasileira na região Sul e Sudeste encontra-se bastante desenvolvida e articulada , com uma infra-estrutura bem desenvolvida e integrada .

Já na Região Norte e em menor intensidade no Centro Oeste , de colonização mais recente , não existe esta articulação e as cidades não estão integradas entre si , destacando-se as maiores , como Belém e Manaus , Cuiabá , como centros polarizadores .

Esta diferença tem relação com a evolução econômica brasileira que privilegiou as áreas costeiras em detrimento do interior . Porém , a partir da década de 1970 a região Centro Oeste vem passando por um processo acelerado de crescimento econômico , crescendo a articulação entre as cidades da região , a partir da grande expansão da produção agrícola .



9 B 10 A 11 E 12 E 13 C 14 A 15 B



Resolução 16

As descobertas anunciadas a partir de 2006 e particularmente em 2007 referem-se à Bacia de Santos , que compreende os Estados do Rio de Janeiro,São Paulo, Paraná e Santa Catarina, onde foram encontradas reservas gigantes de petróleo na camada pré-sal que irão tornar o Brasil um grande produtor de petróleo .



17 D 18 A 19 E 20 C



Resolução 21

O Brasil apresenta áreas críticas na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu , com a AIDS , na fronteira do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com a Bolívia com casos de hanseníase e tuberculose e na região Amazônia a fronteira de Roraima com a Venezuela , altos índices de hanseníase e tuberculose .



22 A 23 C 24 D 25 B 26 A 27 A

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui