Usina de Letras
Usina de Letras
65 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CABALA FÁCIL - Níveis de alma (nefesh, ruasch e neshamah) -- 08/09/2008 - 20:31 (JOSÉ DAS NEVES NETTO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Cabala é o corpo de conhecimentos que melhor nos instrui acerca da alma. Esse conhecimento, depurado por centenas de anos de estudos, observações e correções nos ensinam que a alma possui três níveis de atuação ou expressão:

nefesh – a alma (ou força-inteligência) primordial que ordena todos os processos de que resultarão não vivos, como partículas subatômicas, átomos, vírus ou corpos celestes; e vivos, como fungos, bactérias, vegetais e animais, inclusive nós, os humanos.

ruasch – a alma (ou força-inteligência) própria dos humanos, infundida no corpo através da primeira respiração e, finalmente,

neshamah – a alma (ou força-inteligência) coletiva, supra-individual.

Ainda jovem soldado, imaginei um dia ter descoberto o significado da palavra alma. Era uma manhã de inverno, fria, mas de céu e sol imensos sobre nossas cabeças. Estávamos, eu e minha companhia, sentados em semicírculo sobre o gramado e o sargento nos instruía acerca da arma que todos portávamos: um fuzil. Tendo desmontado uma daquelas armas com as mãos, o sargento falava agora sobre cada um de seus componentes.

Apanhou um cano. Mostrou e demonstrou massa e alça de mira. Depois descreveu a peça como cano e alma do cano. Antes que eu me convencesse de que a alma era simplesmente o buraco do cano, ele explicou que armas de tiro tenso, como aquela, possuem raias em sua face interior. Essas raias, uma espécie de rosca sem fim, imprimem ao projétil um movimento rotatório que confere estabilidade à sua trajetória. Armas de tiro curvo, como as bazucas e os morteiros, têm essa face lisa e a estabilidade é proporcionada por aletas presas ao corpo do projétil

Quando tive uma oportunidade, comentei: “Então, sargento, a alma do cano é esse nada? “Exatamente, ele respondeu. Agora experimente atirar com uma arma que não possua esse nada e veja o que acontece!”.



Assim também somos nós. Sem a alma, sem esse nada que é nada, mas também é tudo, somos cadáveres. Deixamos de ser pessoas, expressando propósitos e vontades através de corpos que se iniciam a partir da agregação dinâmica de átomos úteis ao seu padrão e desenvolvem suas mais importantes funções independentemente de nosso conhecimento ou vontade.



Como a gravidade, a alma também somente se manifesta através de uma base física. Se esmiuçarmos uma massa qualquer em busca da gravidade, também nada encontraremos.



Quanto a força-inteligência, podemos entender como toda manifestação (força) que resulte em um propósito predeterminado (inteligência).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui