Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->MINHA SOLIDARIEDADE -- 28/04/2002 - 02:36 (ODAIR PERROTTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
João Brasileiro é da época que Betty Friedman liderava o movimento feminista. Houve uma revolta de machismo geral.

- Ela é sapatão - diziam.
- Essa mulher precisa de homem - diziam outros
- Não consegue homem porque é horrorível (horrorosa+horrível) - completavam.

João pensava, "essa mulher tem valor; pelo menos trouxe à tona uma discussão sobre a subserviência feminina. Aquele negócio da mulher dizer amém pro marido, a ponto de algumas dizerem: meu marido me usou. Que droga! Fazer amor era usar. Era como se apenas ele tivesse direito ao orgasmo.E olha que mulher que atingia o clímax já ia correndo ao padre confessar o pecado".

- Padre, pequei - dizia.
- Por que? retrucava o pároco.

Ela confessava seu grave pecado de ter atingido o ápice do prazer.

Coitado do padre, ia correndo se confessar com o bispo.

Hoje, movimentos feministas à parte, as mulheres lutam para se afirmarem boas profissionais. Porém, a discriminação sobre elas continua. A sociedade machista insiste em catalogar a mulher como objeto de desejo e a negar seu direito de ser humano: ser produtiva, também fora do lar.

- Péra ai, narrador, onde o João entra aqui? Tá falando muito - bradou João Brasileiro.

- Eu,João Brasileiro da Silva Ninguém, protagonista e mestre de cerimónias desta crónica vou discursar. Podem votar em mim nas eleições se gostarem do discurso; votar em Ninguém ou em Alguém é a mesma m....
- CALMA JOÃO - intercedeu o narrador.
- Tá certo, narrador, é a mesma m.....
- OLHA JOÃO - disse o Narrador em voz alta.
- Caramba, Narrador, é a mesma m......m......maneira de jogar o voto fora, eu ia dizer.

- E FICA QUIETINHO, NARRADOR. "NARRA" pros íntimos. Eu tenho a palavra: só pode interceder por questões de ordem. Tenho dito.
Eu, João, decretarei, uma vez eleito, que:
1) as pensões em casos de separação do casal
XXXXXiiiiiiiii, esqueci, decreto tem artigo.

Artigo 1º - As pensões alimentícias serão proporcionais à renda familiar, designada uma perícia composta por um homem e uma mulher, para levantar os bens e as tarefas cotidianas, com o fim precípuo de ver quem as realizará. Eis, algumas:

a)trocar fraldas de nenéns.

b) dar o nº do telefone celular para quando os filhos estiverem chorando no quarto, por qualquer motivo(eles fazem a ligação e choram no ouvido do pai). Quando incapazes por tenra idade ou algo que os impeça, designa-se uma babá: PENTIUM ULTIMA GERAÇÃO COM TRANSMISSÃO DE VIVA VOZ, acoplado ao celular, do marido, óbvio. Marido que deixar em caixa postal o celular terá seu caso
devidamente registrado na Delegacia de Mulheres, podendo incorrer em severas penas da lei.

c) limpar o sorvete que caiu no carpete, excluindo-se o que é derrubado por mulheres glutonas.



d) pegar fila no banco ou trazer contas pagas dos colégios dos filhos, respeitados os devidos rodízios tratados pelo casal. Inclua-se participar de reuniões de pais e mestres.

e) pagar hamburguer no McDonalds. Em casos da soberania gastronómica nacional ser respeitada no tocante a sanduíches com baguetes muido bem recheadas o casal pode dividir o ónus, meio a meio, não se entendendo aqui de se colocar os filhos no meio ...

- JOÃO, QUESTÃO DE ORDEM - lembrou o narrador.
- Tá bom narrador, no meio das discussões. Não dos sanduíches.

f) escrever textos longos como este: MEIO A MEIO.

g) Despesas extras dos filhos tais como copos quebrados, roupa rasgada numa briga, enfim, reposições em geral causadas pelos filhos, ficam por conta do cónjuge masculino, cabendo à mulher a reposição dessas despesas tão logo receba o dinheiro do ex-marido. Sugere-se pagar também com a poupança do filho briguento.

h) e, como já estamos cansados, eu e o NARRADOR,os casos omissos deste decreto serão devidamente tratados nos fóruns competentes.

parágrafo único: se a perícia de homem e mulher não chegarem ao consenso sobre determinado
assunto, tiram par ou impar para decidirem se decidem no par ou impar ou no cara ou coroa. Se o cara for coroa, prevalece o par ou impar. Descarta-se a disputa por palitinho, O homem é mais acostumado, leva vantagem. Casais que envolvam japoneses não se descarta o...como escreve?? JANQUEMPÓ. Aquele que um bota a mão fechada(pedra), outro, dois dedos em tesoura, e ainda a mão espalmada(papel). Tesoura não corta pedra,etc,etc.

VETADO, TERMINANTEMENTE, COLOCAR PAUZINHO NO MEIO DAS MÃOS, COM PONTA PRÁ FORA, DESSES QUE VENCE QUE TIRAR O MENOR. Já é caso inquestionável de prisão...
- JOÃO - gritou o narrador.
- Desculpe, é desonestidade, é desonestidade. O cónjuge homem, japonês, vai ganhar todas. Ele só tem pauzinho pequeno, narrador.


- Tá vendo, falou besteira, misturou decreto com crónica - disse o narrador.

- Tá bom Narra, mas esse caso é mesmo crónico e nem por decreto se resolve.

- CALMA, CALMA,CALMA..........CAAALLLMMMAA, NARRADOR. Não empurra. Já sei. Ninguém lê crónica muito grande. Tudo bem.

FIM DA PRIMEIRA PARTE

SE VC. QUER CONTINUAR A LER, CLIQUE EM www.joãobrasileirosninguém/syxysistem?#d
e não acontece nada. SIGA LENDO AQUI MESMO. NÃO DEMORA MAIS DO QUE 5 MINUTOS.


SEGUNDA PARTE - "OS HOMENS EM APUROS"

- Sei narrador. Que? Os homens estão me salpicando de mensagens e telefonemas, dizendo que estou fazendo média com as mulheres. Diz pra esse aí que não faço média pra mulher, não. Sirvo café completo, na cama. Entendeu?

- A outra mensagem o que diz? A mesma coisa? Então fala prá ele que além do café completo na cama ainda dou um beijinho nela, antes dela escovar os dentes. Beijinho bem de leve, claro.

- Como é isso de indelicadeza, narrador? Fazer uma pergunta dessas...desliga o fone, desliga. Mas cá entre nós, perguntaram se eu dou beijinho mesmo se ela estiver de ressaca de vinho. Dou sim, muito, mas muito de leve, leve mesmo. E uso ainda um prendedor de roupa no nariz, daqueles bem grandões, prá ter certeza de não escapulir. Prende a respiração e tasca o beijo, na falto do prendedor.

- O que narrador? Uma mulher agora? Na certa prá me agradecer. Não é Narra? Não é? Xiiiiiiiiii, a coisa ficou ruim. Ela diz que é da A.A.A. (Associação dos Alcoólatras Anónimos) que ela não tem ressaca porque não bebe mais e que é desrespeito, indelicadeza minha se referir a uma mulher desse jeito? Ta certo, Narra, exagerei na piada mas ela também exagerou na bebida antigamente, então está 1 x 1. O que ela retrucou ai? Que tem um destino certo para o tal pregador? Péra aí, ela não deve estar completamente curada do alcoolismo. Sóbria não diria isso. Muito atrevimento.

- E a próxima ligação que diz? Reclama que faço média, também, um monte de gente repetindo isso. Ta bom! Vamos ao artigo 2º então;

Artigo 2º - Em caso de o cónjuge do sexo feminino urgir por um namoro loquaz, exacerbado, desvairado, peremptório, o par do sexo masculino, terá aos seus cuidados, os filhos, por pelo menos 15 dias ao mês. Mesmo porque terá que se incumbir das tarefas descritas nos itens acima. A cónjuge mulher poderá solicitar a volta dos filhos à sua casa, à sua mercê. Resultado, solteiros e descasados
serão beneficiados e a mulher ficará mais livre para resgatar esse ato maravilhoso de namorar.

- Bom, Narrador, continua aí que vou namorar um pouquinho...beijos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui