Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LIBERDADE,LIBERDADE -- 03/09/2008 - 08:17 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Liberdade,liberdade

“A LIBERDADE É UM CACHORRO VIRA-LATA”.(Millôr Fernandes)

A liberdade é azul!diz alguém.mas,nem sei se ela tem cor.!O que sei é que é um dos maiores bens que temos,ficando atrás apenas da saúde,pois sem esta,fica difícil gozar da liberdade.Aprendi que a liberdade não combina com a paz;falo daquela paz de cemitério,de quem não luta,não exige,não protesta;a paz dos mortos-vivos.Liberdade não é também doação:é conquista.Ela não vem numa bandeja de prata,a gente tem,ás vezes,de ganhá-la no grito,numa luta constante contra seus inimigos.Ser livre é dirigir a vida como a gente quer;isso não nos exime de ser responsável;liberdade não significa libertinagem;na verdade,ser livre é fazer a opção pela responsabilidade:com os nossos,com nosso país,com nossas crenças.

Em momento algum está escrito que a gente tem que ser como os outros querem ou como o “establishment” determina;claro que é conveniente,para o sistema,uma sociedade de carneiros.A maioria das pessoas carneirais vai tentar lhe dizer que você não pode,que liberdade total não existe,que é utopia,que ir contra o que está estabelecido é dar murro em faca de ponta;e,o pior é que é mesmo.Você passa a ser uma ameaça para os grilhões que as pessoas permitiram que o Poder lhes impusesse.Todos querem mandar na sua vida em nome da ordem social:a Igreja,com seus conceitos ultrapassados,a Justiça,com suas leis discriminatórias e o Poder,com seus instrumentos de pressão.O filósofo grego Epicteto escreveu nas suas Dissertações:”só é livre aquele que é senhor de si mesmo”.As pessoas mais livres desse mundo não são as mais poderosas,nem mais ricas,nem as mais influentes:são as que conquistaram sua paz interior.Elas se recusam a ser influenciadas pelos caprichos dos demais,pela ditadura da beleza e do consumo,pelas idéias feitas,pelas opiniões consagradas;com uma eficiência tranqüila,dirigem sua vida.

Não temem,inclusive,a exclusão social;o modo como a sociedade pune os dissidentes.porque a todo momento,soltar,a sociedade não solta;ao contrario,aos poucos,sem você sentir,põe mais um elo na corrente.A gente pode driblar o sistema,simplesmente não depositando confiança total em ninguém,a não ser em si mesma,quando se trata de dirigir sua vida.Não permita que a vitimizem seja com ameaças ou promessas;lembra-se da tentação do demônio,quando prometeu a Cristo:-tudo isso te darei,se prostrado me adorares.E,lhe mostrou o mundo;Pois é,todos os dias passamos pela mesma prova,seja para conseguir uma colocação,um bom casamento,uma viagem.O preço da liberdade é a eterna vigilância,porque,quem dá,cobra.Não estou pregando que a gente deva se isolar dos demais;ao contrario,sejamos cordiais,divertidos,alegres,porque,no fundo,no fundo,nos conhecemos e dizemos para nós mesmas:”eu sou senhora absoluta da minha vida na terra,que é muito curta para que eu possa negocia-la.Não posso ser propriedade de ninguém.”se você me ama,deve me amar pelo que sou,não pelo que você gostaria que eu fosse.”Essa é a chave para a liberdade.Apodere-se dela.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui