Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A PREGUIÇA -- 30/08/2008 - 09:31 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A PREGUIÇA:O 5ºPECADO CAPITAL

Deixe-me estar aqui,nesta cadeira.

Até virem meter-me no caixão.

Nasci prá mandarim de condição,

Mas,falta-me o sossego,o chá e a esteira.(FERNANDO Pessoa)

Meu querido poeta Pessoa está certo.Quem nunca teve um dia de preguiça na vida?Quem não nasceu prá mandarim?

A preguiça pode ser uma aversão ao trabalho ou um aborrecimento natural por um trabalho mal reconhecido ou mal remunerado.È a falta de disposição para realizações,uma lentidão de lesma ao tomar decisões ou um tédio pela vida.Para viver,precisamos de motivação;se esta falha,se não temos metas a alcançar ou um objetivo a atingir,bate o tédio,a falta de auto-confiança nos invade e agente repete prá si mesmo:não vale a pena!

A preguiça é a falta de estimulo,a falta de vontade de agir,sentir,pensar,a inércia que se instala devagar e barra nosso desejo de crescer e aprender.Ou realizar.Para que!?dizemos.A vida é curta,vamos goza-la.Não preciso aprender nada,já tenho tudo o que quero,deixem-me em paz!

A palavra preguiça vem do hebraico: atsêl,que significa indolência e as mais usadas expressões do preguiçoso,são:È cedo!È muito tarde!Amanhã!Deixe prá depois!Estou cansado!Preciso de uma folga!Tem que ser hoje!?

Na verdade,o preguiçoso tem uma auto-estima baixa;não luta por nada;quer que as coisas lhe venham ás mãos,sem esforço.Não sabem que sucesso só vem antes de trabalho no dicionário.Assim ,adiam compromissos,decisões,projetos ,odeiam mudanças,são conservadores e,protelam tudo desde lavar o carro ou arrumar o guarda-roupa até mudar de um emprego fajuto ou de uma relação morna.

Já reparou como o preguiçoso está sempre sem tempo?Ah,outro dia eu faço!Que tempo eu tenho para resolver isto!?Eu acho que a insegurança também é responsável pela preguiça.As pessoas têm medo do fracasso,não arriscam,medo de tomar decisões que mudariam suas vidas para melhor;carregam seus defuntos,com medo de arriá-los-e se dar mal-.Preferem o comodismo certo ás conquistas difíceis.Medo de arregaçar as mangas,sentem-se imobilizados,manietados pelo pessimismo,por achar que mudanças custam.

Um fato comum,hoje,é a preguiça sexual;como as mulheres têm agora uma dupla jornada de trabalho e os homens muitas preocupações com a carreira,a competição,a segurança no emprego,geralmente chegam em casa caindo de sono e dormem logo,sem gosto para as lidas do amor.Despertam quase em cima da hora do batente e saem corridos,ás vezes sem tempo nem para um rápido beijo de despedida.Amor exige tempo,preliminares,conhecimento um do outro,disposição;não há Viagra que dê jeito quando existem “papagaios”voando que você tem de honrar ou chefes cobradores.

O certo é que a preguiça é a inimiga número um da produtividade;compromete o tempo,é uma barreira para as conquistas e a eterna batalha entre nós e a inércia.

Santo Tomás,que,dizem foi o criador dos sete pecados capitais,disse que o modo de combate-los é conhecer nossos instintos mais primitivos e vence-los.A nossa sombra,como quer Jung;o lado dark,digo eu,sempre em combate contra eles.

Agora que terminei esse artigo,corro o risco de ninguém ler,porque é longo e estamos na onda dos textos minimalistas seja lá o que isso signifique.mas,seja o que Deus quiser,quem chegar até o fim já sabe que não é preguiçoso.Pode aproveitar o sábado de coração limpo e alma lavada e enxaguada,pois merece!





















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui