Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O VELHO DO MAR -- 17/08/2008 - 09:24 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O VELHO DO MAR

...e,assim adormece esse homem que nunca precisa dormir prá sonhar!

Fui á ´praia,hoje,cedinho e notei o canto do mar,o barulho das ondas,meio triste.O mar tinha perdido seu poeta maior que embarcou para as Terras de Aioká,para onde Yemanjá leva os “marinheiros bonitos”.

Caymmi cantou a Bahia e os baianos,como ninguém.Suas músicas e sua voz forte e potente-e,ao mesmo tempo,tão suave-embalou minha infância e meus filhos dormiram ao som do seu acalanto.Obá de xangô,cantou a religião e os orixás,seu reino encantado e a maior de todas as yalorixás:Mãe Menininha do Gantois. Curiosos do mundo todo quiseram descobrir O que é que a baiana tem”¨e os que tentaram estão presos até hoje no feitiço dessas mulheres de ferro e mel;”benze o gajo e o gajo gruda que só Deus pode apartar”,cantou o poeta gaúcho.Apesar disso,casou-se com uma carioca,Stella Maris,com quem viveu harmoniosamente por 68 anos:êle tímido,ela efervescente,mas a mistura deu certo,pois,misturas de amor entre carioca e baiana,sempre dá certo.”Acontece que eu sou baiana,acontece que êle não é”.

Caymmi jovem era lindo!Sua mulher o chamava de “Tesão de Boite,pois,fazia furor quando chegava lá,com seu bigodinho e seu violão.Caymmi foi grande amigo de Jorge Amado e,ambos apresentaram a Bahia ao mundo.”Nas sacadas dos sobrados,da velha São Salvador,há lembranças de donzelas do tempo do Imperador.”

Com certeza a viagem de Caymmi foi tranqüila;porque êle não morreu,está encantado.Foi recebido com festas e lambanças pelos amigos que o precederam:Jorge,Carybé,Menininha.Mirabeau,de quem fui muito amiga e muito me falou sobre Caymmi,com carinho e emoção.Depois dos festejos ,êle vai chamar o vento ,pedir, -e será obedecido ‘-que lhe traga boas noticias daquela terra toda manhã” e,uma bela morena em Itapoan,receberá uma flor no colo jogada pelo vento.

DORIVAL CAYMMI(1914-2008)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui