Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A INVEJA -- 15/08/2008 - 10:46 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS SETE PECADOS CAPITAIS:INVEJA

“A INVEJA MATOU CAIM,

NA PORTA DO BOTEQUIM.”

Quando criança,quem nunca cantou esses versinhos,acompanhando o rítimo com palmas?Acho que todos nós.Porque a inveja incomoda,está entre nós e ,além de causar desconforto ao invejado,destrói o invejoso..Mas,o que é esse sentimento?O que o causa?Acho que nasce,principalmente da comparação;fulano,que é medíocre chegou lá,enquanto eu estou aqui,na merda.Assim pensa o invejoso.O sentimento da inveja produz filhotes:a ganância e o ciúme.A incômoda sensação de injustiça persegue o invejoso;acha que o mundo conspira contra êle,que não é reconhecido,quando,na verdade,deveria se esforçar mais,dedicar-se mais para alcançar o topo,em vez de ficar se maldizendo,perdido no inferno de Leviatã,o demônio da inveja.”Não me inveje,trabalhe” diz a sabedoria popular.Quem chega “lá”,chegou depois de muitas horas dedicadas ao seu objetivo,depois de muito suor derramado e noites insones.Passando privações,ás vezes.Sucesso só vem antes de trabalho,no dicionário.Inspiração requer muita transpiração.

A inveja tem mil faces e,uma delas,é a ganância.O invejoso não está satisfeito com o que tem e,quer mais,sempre mais,sempre se vê menos aquinhoado que o outro.Novamente o dito popular”A galinha do vizinho é sempre mais gorda que a minha.”

A mais danosa face da inveja é a da maledicencia;Fulana deu pro chefe,prá conquistar aquele cargo;sicrana enganou sicrano prá casar com êle;amor,nada,quer o dinheiro dele;e,por aí,vai.Reconhecer que as pessoas venceram por mérito é decretar a própria mediocridade,e,isso desestabilizaria o invejoso.Para que êle se encontre tem que destruir;tem que arrumar um jeito de provar para si mesmo que é bom,só não teve sorte.Precisa juntar os cacos para sobreviver.

A outra face da inveja é a crítica.O invejoso sempre descobre o lado B,de alguma coisa;seu texto é bom,mas,está mal digitado.Como você teve coragem de publicar isso?Ah,você está muito velho para se exibir assim...Seu vestido é lindo,mas,a cor não lhe assenta.!Nunca teria um carro caro assim,chama ladrão...Nossa,viajar para a Europa,com esse terrorismo!?Uma casa grande assim dá trabalho prá cuidar.Seu filho ficou entre os primeiros no vestibular,mas,com tanto dinheiro que você gastou.pudera!

Quem nunca ouviu uma frase assim?Me diga?E a atmosfera fica pesada, você sente a energia escurecer,aquele arrepio,aquele mal estar.Aqui na Bahia agente chama “olho gordo”.Tem que andar com uma folhinha de arruda,dentro do soutien,se for mulher,ou no bolso da camisa,se for homem;um patuá também ajuda.E repetir três vezes:Pé de pato mangalô,três veis”,como dizem os pretos velhos.Pois,tolo é quem cuida que o inimigo se descuida.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui