Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POR FAVOR, DÊ TEMPO E ESPAÇO À NATUREZA -- 14/08/2008 - 07:25 (MARIA AICO WATANABE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POR FAVOR, DÊ TEMPO E ESPAÇO PARA A NATUREZA





Maria Aico Watanabe





Muitas pessoas que não conhecem bem a natureza, não tem paciência com as lantanas que ficam feias e sem flores em determinadas épocas do ano; com os caquizeiros que perdem as folhas no inverno parecendo ter morrido e então pensam em até arrancá-los do pomar; com as tangerineiras que demoram demais para dar nova carga de tangerinas; com as galinhas que param de botar ovos em certas épocas do ano; com as vacas que só dão leite por tão curto período de tempo após o nascimento dos bezerros.

As lantanas te alegram com flores durante 8 meses ao ano. Que custa você ter paciência de esperar por 4 meses para a sua natureza recuperar as energias para um novo período de florescimento ? As lantanas produzem inflorescências vistosas não para você, mas para atrair polinizadores que são os beija-flores e as borboletas. Você é uma presença inconveniente e indesejável no jardim, pois poderá assustar os beija-flores e as borboletas, atrapalhando a reprodução das lantanas.

Não fique decepcionado se seus caquizeiros perdem as folhas no inverno. Eles não morreram, como lhe parece, mas descartam as folhas para economizar energia e se recuperar para produzir nova carga de caquis. Você tem que ser paciente para esperar pela recuperação de seus caquizeiros e não arrancá-los precipitadamente de seu pomar imaginando que eles tenham morrido.

As tangerineiras costumam carregar abundantemente. Elas gastam muita energia na produção de tangerinas. É por isso que precisam de longo tempo de recuperação.









Chegando numa determinada época do ano, suas galinhas pararam de botar ovos. Então, você vai matar as galinhas porque acha melhor comê-las logo pois não servem mais para botar ovos ?

Pois saiba que as galinhas trocam de penas em determinadas épocas do ano e quando estão trocando de penas, param de botar ovos. Que frescura é essa, para que as galinhas precisam trocar de penas ? Isso é da natureza delas: Trocam de penas para substituir penas velhas, sujas e cheias de fungos, por penas novas, limpas e mais frescas. E as galinhas precisam parar de botar ovos só porque estão trocando de penas ? Estando com o corpo descoberto, perdem muito calor e como tem que repor esse calor para manter a temperatura do corpo, não sobra energia para produzir ovos.

O período de troca das penas das galinhas pode ser percebido pois nessas épocas, aumentam os preços dos ovos nas feiras e supermercados ou os ovos se tornam mais difíceis de serem encontrados. A troca de penas das galinhas nas regiões Centro-Sul do Brasil ocorre na época da quaresma. As galinhas nessa época se desfazem das penas velhas que haviam se enchido de fungos no verão anterior, para substituí-las por penas novas, limpas e quentinhas para passar o inverno.

As vacas produzem o leite para o BEZERRO, e não para você. O leite que tomamos, é leite roubado dos bezerros. Você deve tomar leite com sentimento de culpa, pois você está tomando o leite que é dos bezerros. Então, não se deve mais tomar leite ? Claro que não estou propondo isso, mas que nós não deveríamos ser é tão egoístas: Não tiremos todo o leite das vacas, deixemos um pouco para os bezerros também.

Tentar prolongar o período de lactação (de produção de leite) é ir contra a natureza fisiológica da vaca. Você vai desgastá-la à exaustão e é provável que a sua vaca não não consiga sobreviver por muito tempo ou pare de vez de parir bezerros e então de produzir leite, em protesto às suas pretensões tão egoístas.





O agricultor deve tratar bem das lantanas quando estão sem flores, para que se recuperem e no restante do ano te alegre produzindo vistosas flores. Portando, você não deve arrancar as lantanas de seu jardim só porque estão feias e sem flores. Você não deve arrancar de seu pomar as tangerineiras e caquizeiros quando estão sem frutos. Você deve cuidar bem de seus caquizeiros quando estão sem folhas e das tangerineiras quando estão

sem carga, para que se recuperem e venham dar nova carga de laranjas e caquis .

O avicultor deve cuidar bem das galinhas quando estão trocando de penas, para que no restante do ano botem ovos para você. Você não deve matar precipitadamente suas galinhas só porque elas param de botar ovos. O pecuarista deve cuidar bem das vacas quando não estão com filhotes novos (quando não estão produzindo leite) para que se recuperem e venham a parir novos bezerros.

Tratando-se de coisas da natureza, você não pode exigir usufruto (flores, frutas, ovos, leite) o TEMPO TODO. Você tem que dar tempo para que as plantas e os animais se recuperem das energias gastas na reprodução.

A onça está invadindo seu pasto e matando seus bezerros ? A onça não é a invasora, invasor é você.

Você destruiu o habitat da onça, deixou-a sem fontes de alimento. A onça vem matar e comer seus bezerros, não por malvadeza, mas porque ela está com fome. Ela mata para comer. Você não invadiu o habitat da onça, apenas instalou o seu pasto ao lado da floresta ? Pois, você continua errado, pois chegou perto do habitat da onça, ameaçou, com sua presença, a segurança do animal.

Você não tem o direito de matar a onça, porque quem está errado é você.

Você tem direito sim, de criar a sua boiada. Mas instale seus pastos bem longe do habitat da onça. Deixe a onça viver em paz no mato. Este sempre foi o lugar dela; você não deve invadir o espaço da onça.

Onça, meu amigo, é um belo animal, fruto da evolução biológica de milhões de anos e que está no mundo muito antes de nós. Ela tem que ser preservada, para poder ser admirada por muitas e muitas gerações futuras.

E dependendo das guerras e conflitos mundiais com provável uso de armas nucleares, é possível que nós é que passemos e a onça fique na natureza, depois que tivermos desaparecido do planeta.

Talvez aí, a onça volte a encontrar realmente paz e segurança para viver feliz na natureza, como sempre viveu antes de nossa inconveniente e desastrosa chegada.





Jaguariúna, 12 de agosto de 2008.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui