Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Résille à Chenille ("Tecido de Seda") -- 13/08/2008 - 00:29 (Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior (Bom Despacho/MG)







Moro numa casa ensolarada, amplas varandas com floreiras, onde Miele, meu gato, gosta de tomar banho de sol. Na casa em frente, minha vizinha, a modelo Ésper, exercita-se brincando com Paco, um coelho javanês. Já pensei em contratá-la para trabalhar na área de marketing da fábrica de tecidos de minha família. Só não levei adiante essa idéia porque o marido, Ocimar, me falou do temperamento explosivo e a forte tendência à anorexia da jovem esposa.



Naquela manhã de sábado de aleluia, embalado pelos gritinhos e gemidos de Ésper, acabei dormindo na rede de crochê da varanda. Coelhos desfilavam numa ampla colcha de chenile. Paco apareceu com uma cueca de tafetá vermelha e gravata borboleta de mousseline xadrez. Meu gato não gostou nada do que viu. Enfurecido saltou sobre Paco, desnudando-lhe o traseiro. Eu tentava tirar Paco daquela enrascada, quando os pêlos do tornozelo dele grudaram na colcha de chenile. Acordei. Anabela viu nas minhas alucinações uma premonição.



&
9472; Você é cheia de não-me-toques, ironizei.



Foi aí que vislumbrei um vulto se esgueirando da cozinha para o jardim. Passou por baixo das alamandas e foi se esconder no roseiral. Mal pude acreditar no que vi. Miele havia matado Paco e se preparava para devorá-lo. Como iria explicar a tragédia aos meus vizinhos. Os donos do coelho certamente sofreriam um troço.



Sei lá o que me deu. Peguei o defunto coelho, removi a terra que cobria sua plumagem, saltei o muro e, com toda frieza, coloquei o cadáver bem juntinho do batente da porta. Anabela descabelou-se, esmurrou o grande urso de espuma e bradou o mantra “faraooon”.



&
9472; Isso não vai dar certo, caramba!



&
9472; Que vão pro meio do inferno!



Para minha surpresa, nos dias seguintes, nenhuma reação do outro lado do muro. Meses depois, nossos vizinhos se mudaram. Para dissimular a culpa, Anabela cantava para si mesma alguns versos de uma canção melancólica de Jacques Prévert: “Ceux qui flottent e ne sombrent pas/Ceux qui ne prennent pas Le Pirée pour un homme...”



Naquela tarde de domingo, final da Copa América, encontrei Ocimar bebendo cerveja no boteco do Bill. Ele me contou que a saúde de Ésper piorara muito.



&
9472; Anorexia? &
9472; arrisquei.



&
9472; Não. Ficou pirada com a morte do Paco. Você se lembra daquele meu coelhinho javanês? Pois é. Paco morreu envenenado com agrotóxicos e Ésper sepultou o bichinho no jardim. No entanto, algumas horas depois, Paco ressuscitou, tentou buscar nossa ajuda, mas acabou morrendo de novo, bem no cantinho da porta do alpendre!



Lamentei a morte do bichinho, despedi-me de Ocimar e dei no pé. Aleluia, aleluia. Espero que ele não leia esse texto.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui