Usina de Letras
Usina de Letras
289 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A SOBERBA -- 08/08/2008 - 08:30 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS SETE PECADOS CAPITAIS:A SOBERBA

VANITAS,VANITATES;VAIDADE DAS VAIDADES,TUDO É VAIDADE,DIZIA SALOMÃO.

A soberba é o sentimento da ostentação,do supérfluo,do prazer.È querer ser melhor que os outros,aparecer mais,não tolerar competidores.Não podendo vence-los os diminui,ridiculariza.O soberbo olha o mundo ao redor de si,achando-se o centro do universo e,que,fora do seu umbigo não há salvação.Êle é o próprio deus Hélio,o centro de tudo,Na escola,no trabalho,no cotidiano conhecemos muitas pessoas assim.Alguns fingem ser o que não são,gralhas com penas de pavão,que,desmascaradas,são enxotadas do mundo dos ricos e sábios e ridicularizadas no seu próprio meio;vivem no limbo social e,se desesperam.Como todo pecado avaliado pela igreja como capital(vem do latim caput,cabeça)a soberba traz consigo um leque de “amigos”,todos,de uma forma ou de outra,ligados a ela:a luxuria,a altivez,a presunção,a vaidade,a arrogância e o orgulho.A”cabeça”gerou todos esses membros,daí o nome,capital.O demônio da soberba é o nosso conhecido lúcifer,o anjo decaído.Aquele mesmo que tentou Cristo,lembram:-Tudo isso te darei se prostrado me adorares”;porque é isso que o soberbo quer,adoração.

Mas,não pensem que a soberba é inerente aos belos,ricos e sábios;não.Existe o avesso desse sentimento tão peculiar;é o pobre soberbo,que não aceita ajuda,que ostenta sua miséria como um galardão,para ser admirado pelos outros e citado como exemplo.-Vejam como êle é,tão íntegro!dizem todos;pois é isso que o falso soberbo quer,admiração.Assim,fingem ser mais ignorantes do que são,ostentam uma falsa humildade,depreciam-se sempre para serem elogiados,orgulhosos dos seus dotes,subservientes,ás vezes,cabisbaixos,sempre;porém,queimando interiormente,invejando os mais afortunados,não raro tentando prejudica-los;esses,fazem as delicias dos escritores;é a criada d’O Primo Basilio,é a Prima Bette,da Comedia Humana,é o Iago,de Otelo.Acho até,que,sem esses personagens não haveria uma boa literatura.

O soberbo vive enamorado consigo mesmo,gosta de se mostrar,quer despertar inveja e admiração”eu sou feito purpurina,se uma luz não me ilumina,não estou pronta prá brilhar”,diz a canção popular.O soberbo quer sempre estar no topo.Não pode viver sem platéia.O orgulho e a presunção não são sentimentos apenas humanos.Os deuses e as religiões também são presas deles;quando se proclama “Eu sou o Deus Único”,também não é presunção?ou “Eu sou o povo Eleito”,também não é?Nossa civilização está calcada no orgulho e na presunção;não aceita competidores;não tolera dissidentes;por isso tende a ser destruída.A Humildade,sem subserviência ´,é a essência da sabedoria.

SÉRIE:OS SETE PECADOS CAPITAIS
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui