Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O machão e a santinha -- 06/07/2002 - 22:19 (Daniel Fiúza Pequeno) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O machão e a santinha




Autor: Daniel Fiúza
30/09/2000




Jerone era um nordestino desses que vivia ainda no século passado; Achava que o homem tudo podia; e a mulher coitada... Nada. Dona santinha como era conhecida sua esposa, padecia nas mãos dele. Ele sempre dizia - Homem tem direitos, mulher tem deveres. Era a personificação do machão. Maria Santa; a dona santinha era mesmo uma santa... Pois aceitava passivamente aquela situação. E o Jerone o cabra da peste do Piauí, aproveitava tudo de cara lavada, pintava e bordava com a mulher, vivia na esbórnia enchendo a cara todos os dias, e chegando de madrugada cheio de marcas de batom na camisa. Dona santinha perdeu a conta de quantas manchas encontrou; isso sem falar nas más línguas que vira e mexe vinha contar-lhe que viram seu marido com outra mulher. Dona santinha sempre relevava, pois dependia financeiramente do marido, que além de boêmio e machão era muito violento. Mas Jerone era trabalhador não deixava faltar o necessário para a família. Um dia dona santinha descobriu que Jerone havia feito um seguro de vida em que ela era a beneficiária, se ele batesse as botas ela ficaria muito rica e livre do bofe. O destino parecia a favor dessa santa mulher. Um belo dia o telefone tocou... Era do hospital. O médico pedia o comparecimento de dona santa, pois seu marido havia sofrido um enfarto. Jerone estava relativamente bem, mas... Ela precisava saber umas coisas. O médico disse-lhe: – dona santa seu marido esta muito doente, com o coração por um fio, A senhora não pode contrariá-lo, tudo que ele quiser tem que ser feito imediatamente, ele vai ter que ficar na cama, tomar café na hora que quiser e a seu gosto, a senhora terá que se desdobrar para atendê-lo; mesmo que ele lhe trate mal, receba telefonemas de outras mulheres, ou peça alguma coisa estranha altas horas da noite; tem que ser feita a risca... Imediatamente sem titubear; lembre-se qualquer contrariedade pode ser fatal, Seu marido pode morrer! Exclamou o médico preocupado. Quando Jerone recebeu alta, chamou dona santinha e perguntou-lhe: - O que o idiota do médico falou para você? - Fala logo mulher, fala a verdade, senão te cubro de porrada!
- Dona santinha calmamente disse-lhe: - Você quer mesmo saber? - Quero sim! Fala logo abestada.Dona santinha suspirou profundamente e falou: - O médico disse que você vai morrer.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui