Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->O RICO POBRE -- 29/11/2005 - 20:51 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O RICO POBRE

Em uma das paradas de Jesus para atender o apelo dos que sofrem, em meio à confusão que deixava os apóstolos agitados e nervosos, um jovem bem vestido (PODERIA SER FRANCISCO) aproximou-se de Jesus e perguntou: Bom mestre, que devo fazer para ser feliz e conquistar a vida eterna?
Jesus voltou-se curioso para ver quem fazia tal pergunta, olhou para o jovem com interesse.
Todos queriam ouvir sua resposta.
Com serenidade, Ele disse: Deus já lhe deixou os mandamentos. Cumpra-os e serás feliz nesta vida e na que virá.
O jovem insistiu: mas quais mandamentos mestre?
Você os conhece, estão na lei de Moces: Não mate, não diga falso testemunho contra teu irmão, não enganes, honra teu pai e tua mãe.
Eu sei Senhor, isso tudo tenho cumprido desde minha juventude. (NÃO PODERIA SER FRANCISCO).
Jesus que já havia se afastado alguns passos voltou-se para o jovem, aproximou-se dele, colocou as duas mãos sobre seus ombros, fixando seus olhos. O rosto iluminado por um sorriso, o olhar transbordante de amor. Ele disse: Pois então meu filho, só uma coisa lhe falta, vai, vende tudo que tens, distribua com os pobres, pois assim terás um tesouro no céu.
Depois vem e segue-me.
Pedro que se erguera, cochichou com João, “mais um louco para o nosso bando”. (PODERIA SER FRANCISCO), agora vamos ser treze.
Mas o jovem olhando desapontado para Jesus, deu dois passos para trás como se aquelas palavras o houvesse ferido. Por um instante, todos os bens que possuía, casas, terras, rebanho, roupas finas, dinheiro, tudo passou pela sua mente. Triste ele baixou os olhos, deu as costas e foi-se embora (PODERIA SER FRANCISCO).
Vendo o jovem afastar-se, Jesus sentiu uma profunda amargura em seu coração, pensou em chamá-lo e dizer que sua proposta fora exagerada e radical, mas o rapaz já desaparecera no meio do povo (PODERIA SER FRANCISCO).
Quando Jesus responde a pergunta de Francisco: Senhor que queres que eu faça?
Foram duas radicalidades.
Vai e reconstrói minha igreja.
Não tinha meio termo, era radical.
A igreja de Deus precisava de uma reforma.
Francisco foi radical.
Como era de família rica começou distribuir com os pobres os bens de seu pai, que o denunciou ao bispo. Francisco radicalmente rompeu com as coisas do mundo ao arrancar toda a roupa do corpo e devolvendo para seu pai, e saindo pelo mundo para ser o peregrino do Senhor.
Jesus olhando para nós, homens simples e rudes em sua maioria, falou como se pensasse em voz alta: “Preciso ter mais cuidado com as palavras”.
Realmente são poucas as pessoas dispostas a abrir mão das suas certezas e seguranças por causa do reino. Como deixar tudo por uma vida errante e incerta quando há tanto a deixar?
“Não leveis pelo caminho nem bastão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro, tampouco tenhais duas túnicas. Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo e siga-me”.

PARA REFLETIR.
Hoje teríamos coragem de fazer estas duas perguntas: O que preciso para ser feliz?
Senhor que queres que eu faça?
O que nós podemos deixar para trás?
O que quer dizer? É mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha que um rico entrar no reino de Deus?
Comentarios

Raimundo O. Caldas   - 20/11/2019

Um texto feito, bem feito.

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui