O avanço tecnológico nos últimos anos é tamanho que fica difícil prever o que estaremos usando em cinco ou dez anos. Novos e novos aparelhos são lançados quase todos os dias, fazendo com que os mais antigos fiquem ultrapassados tão rapidamente, que se torna difícil manter-se atualizado. E até para aqueles que estão na estrada há muito tempo e acompanham com atenção as novas exigências do mercado fica difícil saber o que virá nos próximos anos. Tudo é imprevisível.
No entanto, no mercado de informática é possível ter uma boa noção do que esperar para os próximos anos e assim tomar decisões sem medo de se arrepender. Por exemplo: quem dúvida que num futuro bem próximo o Windows deixará de ser o sistema para computadores mais usado no mundo? Ninguém em sã consciência duvidaria disso. Por outro lado, devido ao crescente uso de smartfones e tablets, onde a maioria desses aparelhos não utilizam Windows, o sistema da Microsoft perderá boa parte dos 90% de uso nos aparelhos eletrônicos. Esse é um fato inevitável. Num futuro bem próximo os sistemas operacionais serão irrelevantes. Não fará diferença que seja um ou outro.
Entre os celulares inteligentes e leitores digitais, o Android (sistema desenvolvido pelo Google) terá a maior fatia do mercado, embora o IOS (Apple), WebOs (HP) e principalmente o MeeGo (intel e Nokia) devem fazer essa disputa tornar-se acirrada. Aliás, o MeeGo e o Android devem ser os sistemas mais usados em Smartfones, Tablets e até netbooks nos próximos 5 anos. E é bom lembrar que todos esses sistemas (exceto o windows e o IOS) são variações do Linux, um sistema extremamente eficiente, seguro e veloz mas que poucos utilizam.
Então, se você apenas ouviu falar do Linux, mas não faz a menor ideia do que se trata, está na hora de conhecê-lo melhor. Ele pode invadir o seu dia a dia muito antes do que se imagina.