Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Encontro da Ulla em Celorico da Beira -- 20/07/2008 - 11:48 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Ulla(União Lusófona das letras e das Artes)apresentou-se ontem em Celorico da Beira,encontro eximiamente coordenado pelo Senhor ilustre das beiras: Zé Albano.

Celorico da Beira desenvolve-se à volta do alto Mondego(onde se pesca um óptimo bacalhau:), esta afirmação foi feita em tom de brincadeira durante a bela janta de bacalhau que tivémos nestas terras!))que atravessa o concelho.Terras altas e graníticas,com aldeias históricas,com muita riqueza arquitéctónica e gastronómica,destacam-se com casas solarengas,igrejas e pelourinhos.As terras altas dão origem a pastos excepcionais que alimentam os animais que darão o leite saboroso para a confecção do queijo da serra.Chega-se a Celorico da Beira pela A25.Um encanto propício ao expandir das letras e das artes.Eu que tinha uma ideia de fechamento a todas as terras do interior verifiquei que andava era muito errada!Uma tranquilidade inexorável...onde se reuniu a prata da casa,com muita pompa e circunstância no belo auditório cultural.Zé Albano uma figura de grande impacto,interventora e dinamizadora,com um livro, entre muitos,intitulado"Retratos de celorico",considerado o rei dos acrósticos,deu-nos a hipótese de sermos mais e melhores.Como disse o meu filho José Pedro"Estrelas"foi o que ele viu e ouviu durante duas horas muito bem repartidas.Desde os 14 aos 90 anos,entre saudáveis e menos saudáveis,os artistas apresentaram com alma as suas palavras,as suas aptidões.Poetas,cantores e tocadores,dançarinos e pintores: um colorido circunstanciado...

disseram que havia pouco público, eu pensei que não: é normal,são momentos em que só alguns conseguem penetrar,almas eruditas, almas escolhidas para comunicar com Deus e depois com os homens...

Sinto-me gratificada pela partilha, pelo acolhimento do Senhor Presidente da Câmara,primeiro representado, e muito bem, pelo seu vice-presidente...

A obra nasce assim,e agora faço a eleição do meu pai,lindo, cheio de energia,um Homem, na verdadeira acepção do termo: Américo camarinha!Como sigo os seus ensinamentos..., intimamente propago a sua lição de vida: vencer!Muito se disse...

Alexa,Arlete com o seu livro,Edite,a doce Susana Custódio,a Cláudia Borges, a Isa,eu, Elvira Camarinha,o Zé Braga, da Bracara augusta idem,o Zé Albano e os celoricenses...fomos heróis em dia 19 de Julho de 2008.Estrelas em dia de Verão!lembrei-me do Equador e do Miguel Sousa Tavares,as máximas sobre a Sophia de Mello e o orgulho de ser dona das letras e da catarse pela escrita.Antes escrever do que paralisar pelo pánico...e os livros saíram: Antologia para os Pais e o da Arlete que a desnudava...um princípio do fim...a vida,entre as pinceladas da Graça que se intrometeu no mundo da palavra!Reconheci que não precisávamos de ter ido à place des peintres à Paris...Estamos entre nós!



Elvira:)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui