Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Astronauta da Apolo 11 – Edwin Aldrin – Católico Fervoroso -- 16/07/2008 - 22:51 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Entrevista: Edwin Aldrin



Hora de voltar à Lua



E, depois, de colonizar Marte. É o que propõe um dos primeiros homens a pisar na superfície lunar





Marcelo Marthe






Amy Sussman/Getty Images





“Se chegar à Lua foi uma façanha magnífica, o que encontramos por lá não foi particularmente atraente. Foi desolador encarar o vazio daquele céu negro”



O americano Edwin Aldrin, de 78 anos, é um dos maiores heróis da exploração espacial. Em 20 de julho de 1969, ele e seu colega Neil Armstrong tornaram-se os primeiros homens a pisar na Lua. Comandante da missão Apollo 11, Armstrong saiu da nave minutos antes e proferiu a frase que imortalizaria a conquista: “É um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. Isso não impediu que Aldrin seja hoje tão lembrado quanto ele (e bem mais que o terceiro integrante da missão, Michael Collins, que não chegou a descer na Lua). Aldrin prega a idéia de que, mais que estudar o espaço, o homem deve aventurar-se nele. É entusiasta da colonização de Marte e do turismo espacial promovido por empresas privadas – temas sobre os quais tem idéias engenhosas, embora polêmicas. Numa autobiografia de 1975, falou da espiral de alcoolismo e depressão em que entrou depois de se ver transformado em herói. “Buzz”, como é conhecido, escreveu vários outros livros e foi homenageado no filme Toy Story. Por ocasião do lançamento de uma série de TV sobre os cinqüenta anos da Nasa (...), ele falou a VEJA por telefone, de seu escritório em Los Angeles.



(...)



VejaNa autobiografia De Volta à Terra, o senhor revela o inferno pessoal em que mergulhou depois da viagem à Lua. A experiência abalou suas convicções?



Aldrin – Por ter ficado tão em evidência e me apegado à imagem de herói aclamado, a readaptação à vida normal foi um desafio para mim. Depois que retornei, enfrentei uma separação dolorosa e tive um colapso nervoso. Andei abusando do álcool e enfrentei internações psiquiátricas. Estar no centro de um acontecimento tão grandioso fez com que minhas fraquezas aflorassem. Por outro lado, a viagem reforçou minha espiritualidade. Embora não tenha sido anunciado publicamente, eu comunguei na Lua (Após o pouso lunar, Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr., católico fervoroso, retirou de um estojo que carregava uma hóstia e comungou, em um ritual silencioso de devoção e agradecimento pelo ocorrido. Fonte: Wikipédia). E, desde então, minha espiritualidade foi ampliada muitas vezes. Hoje, acredito na ação de uma inteligência maior que resultou na criação do universo e guia a evolução da espécie humana.


(...)



Fonte: Veja/Amarelas, Edição n.º 2068, 09/07/2008, Páginas 11, 14 e 15.





________________________________________





Edwin Aldrin

Depois de ler a mais bela reportagem sobre o universo, na semana retrasada, senti que a entrevista com Edwin Aldrin (Amarelas, 09/07/2008) foi como uma magnífica sobremesa. Jamais duvidei das alunissagens da década de 70 (principalmente pelas evidências, como o refletor laser), mas havia anos duvidava da primeira delas, em 1969. Entretanto, as palavras convictas do senhor Aldrin e a divulgação de sua comunhão na Lua convenceram-me. VEJA, com essas reportagens, conseguiu superar as publicações especializadas na divulgação científica. Parabéns!



Euder Monteiro, Itaúna, MG.



Fonte: Veja/Cartas, Edição n.º 2069, 16/07/2008, Página 37.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui