Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CUSPE E GIZ -- 21/04/2002 - 14:44 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(ESCOLA DE PERIFERIA.
ALUNADO DE 7 A 17 ANOS)

Nilton Manoel


Na sala de aula, o professor trabalha com destaque à auto-estima do aluno e diversificando os conteúdos. Consegue, a cada dia, cativar a classe e obter alguma produtividade. Certo dia:
- Carlos, você já fez a quarta série, no ano passado?
- Sim professor. Fui aluno da dona Chata.Ela dizia que minha leitura era horrível.
-Carlos, se você fosse mudo? Ninguém é obrigado a ter voz de locução de rádio.
-Sei não,professor! Daria na mesma. O talento profissional dela está na reprova.
-O diretor Ferrada, pensa assim?
Na sala de professores, durante o intervalo:
- Senhor diretor, porque o aluno que não tem voz de locutor de rádio,mas é de bom aprendizado, acaba sendo reprovado?
-Conheço o caso. A profª avaliou o aluno, o coordenador queria passá-lo, mas o conselho de classe e série deliberou a reprova. D. Chata fez escola Normal, na década de quarente, na capital da república. É muito competente.Como diretor, concordei.
O professor seguiu em frente com o seu trabalho de socialização pedagógico-cultural dos alunos.
Certo dia pede que tragam uma calculadora para as atividades de estimativas de matemática.
No dia seguinte:
Gente, vamos a história da calculadora, relembra o ábaco,etc. e, orienta o alunado a conviver vom o teclado...S.N.D.
De repente:
Professor: - Dona Chata, disse-me que a irmã do seu aluno contou que, o senhor está dando aulas com a calculadora. E´verdade?
Antes que o mestre respondesse, o diretor com o quadro cheio de continhas gastava cuspe e giz. Os alunos fazem assim, seguem os passos na ponta do lápis.
O professor olha,lembra da Oficina Pedagógica,recorda que os filhos dele estão em escolas particulares, que, por ser diretor faz tempo que está sem vida em sala de aula, olha para as estantes cheias de material pedagógico, recorda de seus colegas copistas e, indaga: numa escola quem é o problema? O professor? O coordenador ou o diretor?
Dia seguinte solicita à cozinha uma garrafa dágua e, hoje faz parte do elenco do cuspe e do giz.
Enche o quadro de cópia deixa a classe aprender sózinha , enquanto vê a resvista de produtos que a secretária da escola vende para os professores.




Nilton Manoel - deverá instalar em breve a Academia Regional de Educação de Ribeirão Preto integrando professores das diversas redes de ensino.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui