Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fábula de Rapunzel Foi Baseada Em Lenda de Santa Bárbara -- 06/07/2008 - 17:07 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fábula de Rapunzel Foi Baseada Em Lenda de Santa Bárbara



Há muitos anos atrás , existia uma adolescente muito bonita chamada Bárbara : esbelta , de olhos azuis , com os cabelos loiros e compridos , amarrados em duas enormes tranças .

Ela tinha um padrasto mau e pagão , que era um comerciante rico chamado Dióscoro . Este homem era tão ruim que , ao saber do interesse da garota pela religião católica , construiu uma torre enorme e escondeu Bárbara lá na vigilância de algumas serviçais .

Da janela daquela torre , esta menina rezava para Deus e sempre , no meio das suas orações , ela jogava as suas tranças pela janela . Era comum borboletas e pássaros pousarem nos seus cabelos loiros , que pareciam duas cordas resistentes .

Uma das empregadas de Dióscoro , era católica disfarçada , e com uma boa conversa convenceu o padrasto a trazer a enteada de volta ao convívio familiar .

Depois de um tempo , com a ajuda da mesma serviçal cristã , um padre disfarçado de mercador batizou Bárbara escondido do padrasto .

Um certo dia , Dióscoro quis reformar a sua casa , mas na metade da obra precisou viajar a trabalho . Segundo suas ordens, os pedreiros deveriam construir duas janelas na parede sul . Porém Bárbara aproveitando-se da ausência de padrasto pediu ao pedreiro chefe , que também exercia a profissão de minerador , para que fosse feita uma terceira janela representando a Trindade. Sobre a entrada do toalete a adolescente esculpiu em pedra uma cruz . Diz a lenda que certo tempo após a fonte que originalmente abastecia o toalete ter secado, ela voltou a jorrar água com poderes curativos.

Quando voltou da viagem Dióscoro descobriu tudo , ficou furioso e pegou uma espada para atacar a enteada . A garota fugiu para a floresta .

Então a menina chegou a uma colina, onde se abriu uma caverna e ela se escondeu no seu interior . Mas o padrasto veio atrás e um pastor denunciou onde a adolescente estava escondida .

Assim Dióscoro capturou a garota e chamou a polícia da época . Desta maneira ela foi amarrada e torturada em praça pública de dia . Porém , de noite , suas feridas se curaram e no dia seguinte todas as pessoas ficaram assustadas com o fato .

O padrasto ficou furioso com o ocorrido e arrancou a cabeça da enteada , com uma espada , na frente do povo num dia de tempestades e trovões .

Após matar a garota , Dióscoro foi atingido por um trovão e morreu .

Algum tempo depois , a alma de Santa Bárbara passou a realizar milagres .

Diz a lenda que a fábula de Rapunzel foi baseada na vida de Santa Bárbara , pois ambas viveram presas na torre e tinham enormes tranças de cabelos dourados .

Luciana do Rocio Mallon















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui