Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mercado de trabalho exigente -- 26/12/1999 - 21:33 (DÉVER DONIZETTI RESENDE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A previsão, hoje, é que na vida economicamente ativa, o indivíduo deve se preparar para o exercício de quatro ou cinco profissões diferentes no futuro, que diverge completamente da situação atual.

Antigamente as pessoas se preparavam para exercer durante um vida toda,uma única profissão. Mas os processos de mudança no sistema de produção têm sinalizado que isto não será mais possível. Teremos a necessidade de fazer 10 a 25 atualizações permanentes ao longo dos 30, 35 anos de trabalho, para fazer face às novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas. E o mercado de trabalho estará a exigir novas competências daqueles que estão inseridos nestes postos de trabalho.

Isto significa que a pessoa hoje tem que construir o seu futuro conhecimento na fase escolar e sair com o certificado que lhe dá aptidão para ingressar no mercado, mas não há segurança que vai exercer aquela profissão a vida inteira. Ele tem que sair já da escola preparado para voltar, consciente de que assim que o mercado absorver novas tecnologias e fizer novas exigências, terá que voltar à escola para se aperfeiçoar e se atualizar.

Com o avanço das tecnologias, o jovem tem que estar preparado a nível de informática para atualizar em Internet e programas disponíveis, a literatura técnica especializada, para que possa concorrer com chances no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, atualizado e dinâmico.

Outro aspecto, é a globalização da economia. Isto está sendo muito valorizado, pois o mundo está mudando com muita rapidez, devido as novas tecnologias.

Um dos maiores desafios que enfrenta a educação brasileira é favorecer estilos pedagógicos que promovam um processo de ensino-aprendizagem estimulante, ativo,reflexivo.

Diante desta perspectiva, é útil e inevitável a introdução da informática na educação, na metodologia de ensino-aprendizagem e no currículo escolar, como conteúdo específico.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui