Usina de Letras
Usina de Letras
45 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As Metralhadoras e os Quadrados do Pulador -- 10/06/2008 - 10:03 (Academia Passo-Fundense de Letras) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
As Metralhadoras e os Quadrados do Pulador



Paulo Monteiro (*)



Tenho ouvido seguidamente que na Batalha do Pulador, travada no dia 27 de junho de 1894, entre a Divisão do Norte (de Rodrigues Lima e Pinheiro Machado) contra o 2º Exército Libertador (de Gomercindo Saraiva) e o Exército Libertador Serrano (de Prestes Guimarães), foram usadas metralhadoras e empregados quadrados de infantaria, pela primeira vez, em guerras civis brasileiras.

Nós, passo-fundenses, temos a mania de nos julgarmos mais, primeiros ou maiores em tudo. Somos a "Cidade Mais Gaúcha do Brasil", temos a "Porta Mais Alta do Rio Grande do Sul", somos a "Capital Nacional da Literatura", sem apresentarmos sequer um escritor de projeção estadual, e assim por diante.

Agora exibimos esses dois novos títulos.

Vejamo-los.

Sejanes Dornelles, em Gumersindo Saraiva - O Guerrilheiro Pampeano (EDUCS, Caxias do Sul, 1988, p. 135), falando sobre a Batalha Campal de Inhanduí, travada no dia 3 de maio de 1893, conta que os republicanos empregaram dez peças de artilharia, isto é, uma dezena de canhões e algumas metralhadoras contra as forças federalistas. O mesmo autor, na mesma obra (p. 150), historiando a Batalha Campal do Serro do Ouro, que aconteceu a 27 de agosto de 1893, informa que foram ouvidas metralhadoras, cujo som já era conhecido pelos revolucionários rio-grandenses.

Portanto, não foi a 27 de junho de 1894, nas coxilhas do Pulador, que a metralhadora (na verdade duas dessas armas) foi usada numa revolução brasileira. Há, pelo menos, os antecedentes de Inahnduí e Serro do Ouro.

Quanto à assertiva de que, na Batalha do Pulador, foi empregada, também pela primeira vez numa revolução brasileira, a tática dos quadrados de infantaria, é outra falácia.

A Brigada Santos Filho, a 27 de junho de 1894, já estava anexada à Divisão do Norte. Antes, porém, de sua inclusão às forças comandadas por Pinheiro Machado e Rodrigues Lima, a Brigada Santos Filho participou do Combate dos Valinhos, no dia 8 de fevereiro de 1894, aqui, em Passo Fundo, na coxilha que emprestou seu nome ao confronto.

Na oportunidade, um quadrado com cerca de quinhentos homens, a maior parte forças de Passo Fundo e Cruz Alta, resistiu, com pleno êxito, durante 45 minutos, a uma carga de cavalaria empregada por aproximadamente 300 maragatos de Passo Fundo e Soledade.

A carga de cavalaria constou de um choque dos lanceiros contra pica-pau, que não se abriu. Os maragatos usaram "seis de laço", ou seja, fizeram arrastões com laços amarrados a chinchas de dois cavalos, e não conseguiram romper o quadrado. E, por fim, a cavalo, pularam sobre o quadrado, como os camicazes japoneses da II Guerra contra os navios americanos. Nem assim puderam estourá-lo. Os milicianos deitavam-se ao chão, espetando cavalos e cavalarianos com sabres e baionetas. O quadrado continuou intacto.

Coimo vimos, os pica-paus já haviam testado metralhadoras e quadrados de infantaria antes da Batalha do Pulador. Não cabe a prioridade no uso desses elementos àquela batalha campal ocorrida em solo passo-fundense.

(*) Paulo Monteiro pertence à Academia Passo-Fundense de Letras, à Academia Literária Gaúcha e a diversas entidades culturais do Brasil e Exterior.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui