Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um poeta antitético -- 10/06/2008 - 09:37 (Academia Passo-Fundense de Letras) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um poeta antitético



Paulo Monteiro (*)





A publicação do volume intitulado Poesias, de Elisomero da Costa Moura (impresso na Tipografia Sananduva, Sananduva, 2005), e seu lançamento na Academia Passo-Fundense de Letras, constituiu-se num verdadeiro evento literário, pela importância da obra do poeta lagoense.

Elisomero da Costa Moura nasceu em Bento Gonçalves em 15 de junho de 1951. Muito cedo sua família passou a residir em Lagoa Vermelha onde o poeta concluiu os cursos primário, ginasial e técnico em contabilidade. Mudou-se para Porto Alegre, ali trabalhando e realizando curso pré-vestibular. Transferiu-se para Passo Fundo, cursando Direito e Letras, na universidade local.

Durante o período de residência em Passo Fundo integrou o Grupo Literário “Nova Geração”, que reuniu um elevado número de jovens intelectuais da Cidade. Pertenceu ao Rotaract Club de Passo Fundo e à Academia Passo-Fundense de Letras.

Viajante insaciável transferiu-se para o Paraná, lecionando em Curitiba e São José dos Pinhais, exercendo a profissão que iniciara no Colégio Bom Conselho de Passo Fundo.

Residiu no Japão, onde fez especialização para continuar a prática do magistério. De volta ao Brasil, reiniciou suas atividades, falecendo em Curitiba no dia 25 de maio de 1995.

Sua irmã, Izete da Costa Moura, que também integrou o Grupo Literário “Nova Geração”, reuniu parte das poesias de Elisomero no livro que acaba de vir a lume.

Amplio, neste ensaio despretensioso, conceitos que emiti quando, em nome da Academia Passo-Fundense de Letras, designado por seu atual presidente, apresentei o livro à intelectualidade local e aos amigos do poeta, que se fizeram presentes à solenidade realizada no prédio-sede do sodalício local.

Elisomero faz parte de uma espécie poética mais comum do que possa parecer: os poetas antitéticos. Em língua portuguesa eles são encontrados facilmente, desde os trovadores galaico-portugueses até poetas contemporâneos nossos.

Na verdade parecem ser verdadeiros filhos espirituais de Heráclito, o polêmico filósofo de Éfeso, que teve acmé há 2.500 anos. Lembre-se que polêmica é quase a transcrição do grego pólemos, como se lê em Filósofos Pré-socráticos – Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega, de Miguel Spinelli (EDIPUCS, Porto Alegre, 2003), página 376. Num dos fragmentos mais conhecidos de sua obra, Heráclito afirma que “Pólemos [a guerra] é pai de todas as coisas, rei de tudo; a uns, os demonstrou como deuses, a outros, como homens; de uns fez escravos, de outros, livres”, na tradução de Damião Berge, à página 261 de O Logos Heraclítico – Introdução ao Estudo dos Fragmentos (INL, Rio de Janeiro, 1969). Ora, a guerra é exatamente uma forma particular, especial, assumida por éris, a luta.

A luta, porém, tanto em Heráclito quanto em outros pré-socráticos, e ao longo mesmo da história do pensamento, só apresenta sentido, do ponto de vista antropológico. Nesse aspecto é meridiana a conclusão de Miguel Spinelli: “O indivíduo, deixado a si mesmo, independente de qualquer relação, isolado, não entra em conflitos, a não ser consigo mesmo. Em qualquer circunstância, é na relação que o conflito se dá. Por ser o filósofo do paradoxo, para Heráclito o conflito é a regra, sendo que a própria Natureza necessita, e muito, de um tal conflito” (Op. Cit., p. 196). É bom que se diga: onde Damião Berge traduz pólemos como guerra, a leitura de Miguel Spinelli é “conflito”.

A essas alturas alguém estará perguntando: “... mas, afinal, o que o Elisomero da Lagoa Vermelha tem a ver com esse tal Heráclito de Éfeso?” E a reposta é simples: “Tudo”. A contradição é a base da obra de nosso poeta. E os poetas antitéticos têm plena consciência disso, ao contrário de outros poetas. Leia-se o poema abaixo, de Elisomero:

EU... ANTÍTESE

Sou o fruto

de uma imaginação maior.

Sou o sonho de um Deus

numa noite de luar.

Sou efêmero

como a partida

e constante como a volta.

Sou apenas abstrato

intocável como a lágrima

que não sai,

e concreto

como o sorriso

que se solta.

Sou o amante

do momento

do pôr-do-sol e do azul.

Do eterno,

do luar e do jasmim.

Sou o pensamento

de um Deus

e um poema de sua loucura.

Sou um silêncio... cantante.

Antonio Medina Rodrigues, num recente estudo sobre os sonetos camonianos, lembra a presença antiga da antítese na literatura de língua portuguesa, chamando a atenção para os abusos ocasionados pelo emprego excessivo dessa técnica, como define o estudioso de Camões. Este “.. não pratica um mero jogo verbal, como vieram a fazer, mais tarde, alguns poetas barrocos. Camões simplesmente exprime as contradições e perplexidades inerentes à própria vida humana. Quer mostrar o homem dividido, sobretudo entre a esfera do ser e a do parecer” (Roteiro de Leitura: Sonetos de Luís Vaz de Camões, págs. 66 e 67, Editora Ática, São Paulo, 1998).

Ora, todos os verdadeiros poetas, máxime os poetas antitéticos, ao contrário dos meros cometedores de versos, só produzem poesia porque conseguem exprimir essas contradições e perplexidades. É exatamente aquela “contradição consigo mesmo” de que fala Miguel Spinelli, o que dá vida à verdadeira poesia. O mais é mero discurso, simples oratória, e não arte poética.

Todos os verdadeiros poetas, máxime os poetas antitéticos, também, são movidos a emoção pura. Volto a Heráclito e ao fragmento 85 na clássica obra de Damião Berge (Ed. Cit., p. 277): “É difícil lutar contra o coração; o que ele quer, compra-se ao preço da psique”. Ora, o grego psychê, de onde psique, significa simplesmente vida. José Cavalcante de Souza, à página 87 de Os Pré-socráticos: fragmentos, doxografia e comentários (2ª. Ed., São Paulo, Abril Cultural, 1978), parece verter o fragmento através do latim: “Lutar contra o coração é difícil; pois o que ele quer compra-se a preço de alma”, pois esta última palavra é originária de ánemos.

Os verdadeiros poetas, máxime os poetas antitéticos, conseguem produzir verdadeira poesia porque têm seu êthos no “coração”. Na transliteração/tradução de Miguel Spinelli (Id., p. 376): êthos, significa “morada, modo de habitar ou viver, índole, costume”, o que aplicado ao fragmento 85 dá no seguinte: “êthos antrôpôi daímon, o êthos humano é o seu daímon”. Lembre-se Damião Berge demonstrar que daímon (demônio), na Grécia de Heráclito, não envolvia o sentido atual de spiritus malitiosus ou malignus, mas de simples divindade (Id., págs. 194 e 195).

Sendo emoção pura os poemas, máxime os poetas antitéticos, têm pago um preço muito caro, geralmente com a própria psique/ánemos/vida. Muitas vezes morrendo cedo ou, como tantos ao longo da história, através do suicídio. Trata-se de éris/pólemos contra eles mesmos, num processo autodestruitivo.

Em Elisomero Moura essa batalha íntima é claríssima. Sirva de exemplo o poema DE TI:

Fale-me de ti.

Dos jasmins que enfeitaram teus passeios,

alvos e orvalhados nos teus fartos cabelos,

e das mãos que, os colheram

e docemente te ofertaram.



Fale-me de ti.

Dos cantos, das vozes que ouviste,

do barulho do cascalho na calçada,

das mãos que te embalaram

e afastaram as minhas.



Fale-me de ti.

Dos olhos que olhaste, dos rostos

que retrataste, das cores nos pincéis.

Do novo aluno que ensinaste o primeiro traço,

e de outro sorriso que se esboçou na alma.



Fale-me de ti.

Do pôr-do-sol no rio,

da maçã com gosto de menta,

de quem te visitou nas tardes de domingo

e te levou timidamente,

uma flor campestre.



Fale-me de ti.

Dos poemas feitos;

das frases quentes que te incendiaram as faces

e te fizeram o coração pulsar descontroladamente

e tuas mãos tremerem.



Fale-me de ti.

De todo este tempo que não foi nosso

que foi apenas dor, saudade e desengano.

Essa luta interior travando-se contra si mesmo, é uma violação da dialética universal. Tudo é porque há unidade e luta dos contrários, que se transformam numa nova qualidade. Sirva de exemplo a fecundação do óvulo pelo espermatosóide: o “amador”, de Camões, se transformado na “coisa amada”, que na verdade é um outro ser.

Pode, também, ser “loucura” como nos fala o poeta em “EU... ANTÍTESE”. Essa loucura é, em tantos poetas, ao longo da História, a oposição entre o êthos pessoal e o êthos coletivo, através do amor proibido. Teimo em retornar ao Efésio, no fragmento 123: “A physis tende a ocultar-se”, na tradução de Damião Berge (Ib., p. 123) ou “Natureza ama esconder-se”, conforme José Cavalcante de Souza ( Ed. Cit., p. 91).

Poetar é brincar de esconde-esconde com physis/natureza humana e ler poesia ou escrever sobre ela é desfrutar o prazer de acompanhar a brincadeira, nem sempre tão inocente do poeta. E Elisomero Moura é um mestre nessa brincadeira.

(*) Paulo Monteiro, autor de centenas de artigos e ensaios sobre temas literários e culturais, pertence a diversas entidades culturais do Brasil e do Exterior. Seu endereço para correspondência e envio de livros para leitura e análise é: Paulo Monteiro – Caixa Postal 462 – CEP: 99.001-970 – Passo Fundo – RS.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui