Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PALAVRAS -- 04/12/2001 - 12:56 (Dr.Douglas Daniel de Amorim (Psicólogo e Psicoterapeuta - Belo Horizonte/M.G.)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PALAVRAS



Olá amigos visitantes!!!



Hoje, estive pensando sobre as palavras. Palavras são a expressão mais sofisticada do que as pessoas pensam, sentem, e mais uma infinidade de coisas. Com elas, podemos nos comunicar e, consequentemente, mantermos todo tipo de laços. Sociais, afetivos, comerciais, etc.



Pois bem. O que gostaria de enfatizar hoje é a importância que as palavras têm. Na verdade, costumo brincar que as palavras podem curar ou destruir a vida das pessoas. Venho acompanhando assustadamente a maneira que as pessoas têm utilizado esta dádiva da comunicação de forma tão equivocada. Ofensas, críticas, frases desrespeitosas e expressões ríspidas marcam os diálogos de hoje em dia. Acontece que ultimamente (sinceramente não sei o motivo; ou melhor, acredito ser uma somatória destes) a impaciência está na "ordem" do dia, e ninguém espera ninguém, o respeito pelos outros está sendo perdido. E este jogo de impaciência culmina em palavras de cada escalão...



Outra coisa ainda: às vezes tenho acompanhado esta impaciência dentro das próprias famílias. Pais que por estarem cansados demais, ou nervosos demais, ou sei lá o quê, tendem a descontar nos filhos toda sua ira. Mesmo quando estas situações não ocorrem, a própria má vontade com as crianças produzem frases como: "você nunca vai conseguir fazer isso..." ou então "você irá fracassar..." ou ainda "você atrapalha realmente minha vida...".



Tais palavras podem destruir a vida de um indivíduo, e provocar traumas psicológicos difíceis de serem superados. Portanto, muito cuidado com as palavras. Temos uma infinidade delas, e podemos usá-las de forma racional sem machucar os outros. Mesmo os piores sentimentos como insatisfação, raiva, mágoa, etc., têm a maneira correta de ser expressa.



Até a próxima!



Dr. Douglas Amorim



(TODA SEGUNDA UM NOVO TEXTONO SITE ABAIXO!)



E-mail: acolher@yahoo.com.br

HOME-PAGE: www.acolher.hpg.com.br

Consultório ACOLHER: R. Ouro Fino, 395 - Cruzeiro/B.H.

Fone: (31)3227-2795

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui