Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TEMPOS MODERNOS -- 29/05/2008 - 14:57 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Comecei a escrever resumos e traduzir artigos para o Shvoong,um site que se propõe a resumir todo o conhecimento humano.Gosto de me distrair escrevendo,não viso o lado financeiro,e,como diz o Pessoa"tudo vale a pena se a alma não é pequena".O que não sei se concordo é com esta cultura em pílulas,esta sabedoria compactada que é o "point" destes tempos modernos.lSler o resumo de um livro não é absorver o livro,entender sua mensagem,assim como o mapa não é o território.Leitora compulsiva desde menina,filha única de pais severos,que não me deixavam andar "nas portas",como definia minha mãe,agarrei-me á literatura,através dela viajava,analisava,avaliava,entendia o ser humano,suas limitações e suas vitórias.Até hoje,me distraio nas ruas ou nas festas,tentando reconhecer nos transeuntes,personagens literários;digo,olha ali vai o Conselheiro Acácio,aquela moça de ar suave e olhos expressivos,lembra Capitu,e por aí vai.Lucien de Rubempré,já conheci vários,nas estradas da vida;muitas Mme.Bovarys,um sem número de Pai Goriots.Balzac,um dos meus favoritos,acreditava tanto nos seus personagens,que,no leito de morte,mandava que chamassem o Dr.Bianchon, personagem constante de quase toda a "Comédia Humana".Quem não lê,desconhece essas sensações,não penetra nesses universos fantásticos que são a mente dos grandes escritores,Tolstoi,Dostoiewski,Saramago,Guimarães Rosa,Machado.Deus do Céu,eu poderia até viver sem êles,mas,seria uma vida tola,vazia,sem sentido,talvez ficasse aos domingos vendo o Faustão ou chorando com as novelas da Globo;quem sabe,com licença da má palavra,estaria assistindo o "Big Brother",que não é o do Orwell,o ôlho que tudo vê.Por isso,nesse site,onde resumo a sabedoria humana,mas,me é vedado escrever meus pensamentos,se fosse permitido eu diria aos jovens que vão em busca desta sabedoria em gotas:leiam,."bendito o que semeia,livros,livros á mancheia e permite ao povo pensar;o livro caindo n`alma é germe que faz a palma,é chuva que faz o mar;e,depois,livro não trava nem enguiça,como o computador.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui