Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gabriel Rasxid – 7.º Dia de falecimento -- 29/05/2008 - 07:25 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 

Gabriel Rasxid



* 22/07/1936



† 22/05/2008




Neste 7.º Dia de falecimento do Gabriel, peço licença à Maria Helena e aos seus, para considerar publicamente este verdadeiro amigo e “pai” de muitos!



Nos idos de 1960, poucas famílias tinham televisão na pequena Araras. A do Gabriel era uma delas. Na Rua Cândida Lacerda, em sua simples e aconchegante morada, todas as noites nós, crianças da vizinhança, íamos para lá convidados a assistir televisão. O espaço era tão concorrido que alguns tinham de assistir da calçada da rua, debruçados no enorme vitrô da sala. Outros, naqueles tempos difíceis, iam mais pelas guloseimas que a Maria Helena preparava com tanta meiguice.



Nessa época, numa propriedade da família, Gabriel iniciava o fabrico de uma novidade de então, para uma clientela seleta: sofás-cama.



Com o sucesso de vendas, Gabriel abriu a Móveis Rasxid, de móveis em geral, na esquina com a Rua Benjamim Constant (onde hoje é o Bar do Bié). Sempre crescendo, vendeu a fábrica e adquiriu um imóvel velho na Rua Tiradentes (parte de onde hoje é a Loja Seller), derrubou e construiu uma sala comercial e mudou-se para lá. Depois vendeu também esta loja, mantendo o prédio alugado, até hoje. Finalmente iniciou a Eletrorádiomóveis Rasxid (na esquina das ruas Júlio Mesquita com Barão de Arary, ao lado da Telefonica), encerrando suas atividades comerciais em 1974 quando, já formado em Direito, passou a exercer a advocacia com exclusividade e esmero.



Gabriel era um futebolista. Na época da fábrica de sofás, organizou seu próprio time, denominado Rasxid Futebol Clube, ou simplesmente “o time do Gabriel”, formado por familiares e vizinhos. Disputou campeonatos vitoriosos. A torcida, sempre numerosa, ia empoleirada em lotados caminhões.



Gabriel e Maria Helena sempre foram católicos: conscientes e praticantes! NUNCA perderam uma única Missa Dominical, mesmo quando viajavam. Uma referência. Exemplo de fidelidade um para com o outro. Caridosos, alegres, otimistas... NUNCA se separavam, quer no dia-a-dia, no trabalho, nas caminhadas... Eram enamorados!



Há 17 anos uniram-se a dois amigos e formaram o Coral Juventude Adulta, chegando a 12 integrantes, entre cantores e instrumentistas. Até hoje esse coral anima a Santa Missa das 16h00, aos sábados, na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Ah, um detalhe: os ensaios sempre foram às sextas-feiras, na casa deles.



Meu penúltimo encontro com o Gabriel foi há pouco mais de um mês. Na oportunidade o assunto a que fui não ultrapassaria 10 minutos. Conversamos por mais de duas horas, somente recordando os mais de 50 anos que unia nossas famílias, além de outras da vizinhança. A emoção foi constante. Lembramos de seu pai Tufi, de sua boníssima mãe Aurora e dos seis irmãos, vindos a Araras em 1947, quando ele tinha 11 anos. Na saída ele me acompanhou até a porta, da rua, como se não quisesse que ainda me fosse, e conversamos por mais uns 10 minutos. Esse bate-papo foi muito enriquecedor para todos nós.



Durante a vida o Gabriel só progrediu, principalmente, como ser humano. Era um conselheiro. Profissionalmente sentia verdadeira paixão pela advocacia, que exerceu com muita honestidade e competência, até o dia 21 de maio, véspera de sua morte súbita.



Gabriel deixou, além da muito amada Maria Helena, SEMPRE companheira, por quase 48 anos (08/12/1960 – Festa de N. Sra. da Conceição), os muito bem-educados filhos Cássio, Gabriel, Tufi, Marcial e Davi, além de noras, netos, irmãos, sobrinhos e muitos, MUITOS AMIGOS!



Para mim o Gabriel já está na Glória, portanto, nas minhas orações, rezo mais a ele do que por ele.



Luiz Roberto Turatti.





Fonte: TRIBUNA DO POVO, Araras (SP), Quinta-feira, 29/05/2008, Página 2A.



________________________________________



Convite de Missa



A família de



Gabriel Rasxid



Convida para a Missa de 7.º Dia que será realizada quinta-feira, dia 29 de maio de 2008, às 19h00, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Cândida, em Araras (SP).



Fonte: TRIBUNA DO POVO, Araras (SP), Sábado, 24/05/2008, Página 6A.



________________________________________



LEIA TAMBÉM:



Adeus tio, pai Gabriel Rasxid



Gabriel, uma nova luz!



Dúvida cruel? Convocação? GABRIEL RASXID



Gabriel, O anjo!



________________________________________



“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui