Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MANUAL PARA ENTENDER OS BAIANOS -- 26/05/2008 - 09:35 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MANUAL PARA ENTENDER OS BAIANOS

Baiano é estrangeiro,brincava um colega paulista.De certa maneira ele tinha razão.Nós baianos somos diferente de toda gente.Parece que paramos no tempo,pois,nos comportamos como se estivéssemos em 1940,conservamos a mesma ingenuidade do inicio do século,somos confiantes,amistosos,acolhedores.De vez em quando entramos numa fria,não estamos preparados para esse mundo competitivo,do tomaládácá que é corrente por aí.Desde quando nosso visitante pisa no aeroporto,desdobramos para ele o tapete vermelho da hospitalidade plena;damos muito mais do que as prosaicas medidas do Bomfim:damos nosso riso alvar,abrimos o coração para o turista,até oferecemos carona para a cidade,que eles,delicada,mas,prudentemente,recusam.Imagina,se vão confiar!Vêm de um mundo cão,onde se mata um leão por dia,mundo do mata-mata e,entram num mundo novo,gente de coração aberto,gente feliz,com valores diferentes dos correntes.Se a gente gosta de dinheiro?Claro,mas,ele é um meio,não um fim,pessoas não são olhadas como cifrões.A casa do baiano está sempre aberta,o convite para o almoço sempre de pé,principalmente entre os mais humildes.Mal conhecemos alguém,ele passa a ser “da família”,com direito a intimidades,nem semrpre entendidas ou bem aceitas pelos chegantes,geralmente formais.Uma hora de conversa e já somos amigos de infância.fazemos confidencia,nos interessamos pela pessoa,queremos saber mais sobre sua vida;mas,as pessoas se fecham em copas,fazer o quê?Baiano adora diminutivo;mãe é maínha,pai é paínho.Segundo outro amigo,paulista e judeu,somos niilistas;inventamos o “nada prá ninguém”que intrigava meu amigo.Era demais!O baiano é irreverente;perde o amigo,mas,não perde a piada.o baiano ri de tudo,principalmente de si mesmo.Nos meus sites,recebo muitos comentários;pessoas generosas,que inflam meu ego,escrevendo coisas bonitas para mim;procuro responder a todos,porém,os mais constantes,para mim,são como amigos de longa data,então respondo do jeito baiano,sem formalidade,cheio de humor,aí,reparo que a pessoa me trata formalmente e eu digo:Vige Maria! Devo responder do mesmo jeito,cadê meu desconfiometro!?Mas,é como se essas pessoas estivessem aqui comigo,comendo um acarajé apimentado,bebendo água de côco,sorrindo prá a vida.Bote um caneco d’água na panela,Maria,’tá chegando gente!Sei que tem baianos carne de pescoço;mas,estes são os contaminados,,gente que não dá pro fubá.Prá o bom baiano,tudo é carnaval.A vida é prá ser vivida,não adianta se aporrinhar,um belo dia,a morte dá um tapa no pé do ouvido,e,o que a gente gozou da vida.?Não vale querer ser a pessoa mais rica do cemitério.Ou fazer como aquele cara mão de vaca,que passou a vida toda somando,nunca dividiu,multiplicou bastante o que tinha e os parentes,agradecidos,dividiram.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui