Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GALEGOS E MAROTOS -- 25/05/2008 - 14:38 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A BAHIA DE OUTRORA:GALEGOS E MAROTOS

DESDE 1800 QUE OS PORTUGUESES VINDOS DO REINO,OS REINÓS,ERAM TAMBÉM CHAMADOS DE MAROTOS.HOUVE VÁRIAS ESCARAMUÇAS ENTRE OS DA TERRA EOS REINÓS,DEPOIS DO 2 DE JULHO,”O MATA-MAROTOS”,UMA PERSIGUIÇÃO SELVAGEM CONTRA OS LUSOS E SEUS DESCENDENTES,QUE GEROU MORTE E DESTRUIÇÃO INCALCULAVEL.A PALAVRA MAROTO,ATÉ O INICIO DO SEC.20 SIGNIFICAVA VELHACO,PATIFE,GENTE DE MAUS BOFES E INTENÇÕES DUVIDOSAS,DE BAIXA CONDIÇÃO.POR ISSO,FORAM ASSIM DENOMINADOS OS PORTUGUESES,PRINCIPALMENTE NA BAHIA,Á ÉPOCA DA INDEPENDENCIA.MAIS TARDE,MAROTO PASSOU A TER OUTRO SIGNIFICADO,COMO JOVIAL,ALEGRE,BOM VIVANT.ASSIM COMO COM O ADVENTO DO SUPERMERCADO FEZ DESAPARECER O GALEGO DA VENDA,TAMBÉM SUMIU COM O MAROTO DAS TULHAS,COISA HOJE TÃO ANTIGA QUE,APOSTO,NINGUÉM SABE MAIS O QUE É;ERA COISA DO INICIO DO SÉCULO,EU AINDA ESTARIA NO CALCANHAR DA AVÓ,COMO SE DIZIA POR AQUI.O QUE É,TULHA,PELO AMOR DE DEUS!?Abrindo o pai dos burros,veremos que é uma cova onde se deita e aperta a azeitona,que se moerá mais tarde;AQUI NA BAHIA,EM ÉPOCA BEM ANTIGA ERA UM LUGAR ONDE SE VENDIA DE TUDO:FEIJÃO,FARINHA,ARROZ,BACALHAU,VERDURAS,MUNIÇÃO DE BOCA,COMO SE DIZIA;TAMBÉM OBJETOS PARA O LAR,UTILIDADES,CANDEEIROS,BACIAS,PORCELANAS,FIFÓS,PENICOS ETC...SEM FALAR NA CACHACINHA DE TODA HORA,DESDE A FAMOSA CACHAÇA “DE CABAÇdSE STO.AMARO,PREFERIDA PELOS PURISTAS,ATÉ A AGUARDENTE VAGABUNDA,QUE A PLEBE CONSUMIA.AS TULHAS E VENDAS NÃO TINHAM BOA FAMA;SENHORAS DE BEM NÃO AS FREQUENTAVAM,MANDAVAM AS NEGRINHAS.QUEM IA NAQUELE “FREGE-MOSCA”,MAL-CHEIROSO E MAL FREQUENTADO PELA CLASSE BAIXA,A BEBER,CUSPIR E DIZER PALAVRADAS,QUE ERAM OS PALAVRÕES DA ÉPOCA?INVARIAVELMENTE ERAM TOCADAS POR PORTUGUESES POBRES,QUE VIERAM DA TERRINHA PARA GANHAR DINHEIRO,PASSANDO A PÃO E LARANJA,MOUREJANDO DE SOL A SOL,ATÉ ASSENTAR A PALHETA,OU SEJA,ENRICAR E PODER VOLTAR Á TERRINHA,CHEIO DE PROSOPOPEIA.ERAM UNS “CASCA GROSSA”,COMO SE DIZIA,IMUNDOS,MAL ARRUMADOS,BARBA POR FAZER,MAS,QUE DEPOIS DE ANOS DE TRABALHO,FAZIAM UM DINHEIRINHO,OU ENRICAVAM MESMO,MUDAVAM DE RAMO E,ALGUNS MORRERAM “COMENDADOIRES”.d URANTE ESSE PERIODO,NADA GASTAVAM,NÃO ESCOLHIAM SERVIÇO E,SÓ TROCAA NM DE CAMISA DEPOIS DO PRIMEIRO MILHÃO GANHO,COM BAGAS E BAGAS DE SUOR.ERAM MUITO ECONOMICOS,AMIGOS DO GODERO-PESQUISEI,MAS,NÃO ENCONTREI DONDE VEIO ESSA EXPRESSÃO GODERO DISSE QUE EU GODERASSE,COMESSE O DOS OUTROS E O MEU GUARDASSE”,UMA ESPECIE QUALQUER DE POUPANÇA;OUVI MUITO NA MINHA INFANCIA,EM MIL NOVECENTOS E ANTIGAMENTE.APESAR DE”COMER NO COCHO”,OU SEJA,APESAR DE NÃO SER BEM EDUCADO,O PORTUGUES DAVA MUITO VALOR Á EDUCAÇÃO,ASSIM QUE PODIAM PUNHAM SEUS FILHOS NAS MELHORES ESCOLAS,VIRAVAM DOUTORES,SUBIAM NA ESCALA SOCIAL E,DO ALTO DOS SEUS SOBRADOS CENTENARIOS,VIAM PASSAR A CIDADE QUE AJUDARAM A CONSTRUIR,COM SEUS DEDOS GROSSOS E SUA FORÇA DE TRABALHO.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui