Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FILOSOFIA DE BAIANO -- 23/05/2008 - 07:26 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Filosofia de Baiano

Amanheci com uma vontade danada de escrever sobre a Bahia,talvez por causa de uma história que se passou há uns trinta anos atráz e define bem a filosofia desse povo encantador e dos valores que êles acreditam.O baiano,tido por preguiçoso,por boa parte dos brasileiros,é apenas um "bon-vivant".quer gozar a vida,que só tem uma e crê mais no ser do que no ter.è alegre,festeiro,bem humorado,costuma rir das próprias desgraças e até se diz que baiano não nasce:estreia.Nós não queremos ser o "mais rico do cemiterio";só queremos levar boas lembranças,quando partirmos.O baiano é todo coração;abrimos nossos braços,nossas casas para os amigos que chegam e que mal conhecemos,venham de onde vier.Mas,vamos á estória.O pescador baiano estava no seu barquinho em Itapoan,com sua vara de pesca rudimentar,seus camarões ,de isca,seu cigarrinho de palha,pitando,sereno,quando chegaram os japoneses;era uma equipe de empresarios de porte que veio,justamente,estudar os mares piscosos do Nordeste,pensando em negócios futuros e sonhando com milhões,como sonham todos os empresarios.Ficaram lá,a observar o baiano,que volta e meis,tirava do mar uma grande variedade de taínhas,vermelhos,enfim,peixes,grandes,pequenos,medios;era pôr a isca n`água e la vem peixe,os japoneses,deslumbrados.Quando achou que a muquequinha estava de bom tamanho,êle encostou o barco,amarrou,tirou o sambu´rá coalhado de peixes,suas escamas brilhando ao sol,deitou numa rede que já estava armada entre duas árvores,bebeu um gole da boa cachaça de cabaço,vinda de Santo Amaro e foi tirar uma pestana.No que foi impedido pelos japas,que queriam conversar;bom baiano não dispensa uma prosa e conversa vai conversa vem,os japoneses ficaram sabendo que todo dia acontecia a mesma coisa:êle vinha de casa,deitava a isca ao mar e era só esperea os peixes;a que não comia,vendia e assim ia vivendo,porque,o pouco,com Deus é muito,êle não almejava mais.Os empresarios lhe propuseram uma parceria,viriam com seus potentes barcos de pesca,pegariam toneladas e mais toneladas de pescado,ficariam riquissimos,teriam carros,mansões,aviões,viagens,tudo o que o dinheiro proporciona;e o pescador,na sua fala macia,perguntava:-prá quê?Os homens não podiam acreditar,então,êle não queria ser rico,para poder ficar tranquilo,descansando na sua rede,pitando seu cigarrinho,tomando sua caninha,sem preocupações,gozando a fresca da manhã?E o sábio baiano lhes perguntou:-mas,não é isso que eu `tou fazendo agora?

è por essas e outras que eu adoro o meu povo,seu jeito "nonchalant",que encantou o pintor Carybé,antes argentino,virado baiano,que até confundiu uma turista paulista quatrocentona,tão orgulhosa de seus antepassados,que parece até que osteria parido,que lhe perguntou:-mas,então,o senhor não é baiano?e êle respondeu:-não mereci,minha senhora.

Miriam de Sales Oliveira da Rocha

Publicado no Recanto das Letras em 20/03/2008

Código do texto: T909222







Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.

Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui