Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Crer em extraterrestres não contradiz fé em Deus -- 16/05/2008 - 08:09 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

RELIGIÃO



‘Crer em extraterrestres não contradiz fé em Deus’



Chefe dos astrônomos do Vaticano diz que existência de vida inteligente fora da Terra é possível e que ETs também seriam criaturas divinas







FÉ E RAZÃO – Padre Funes diz que a ‘Bíblia’ não é um livro de ciência



VATICANO



Acreditar na existência de vida fora da Terra não contradiz a fé em Deus, afirmou o chefe do Observatório Astronômico do Vaticano, o padre jesuíta José Gabriel Funes, em entrevista publicada ontem no jornal L’Osservatore Romano.



A vastidão do universo – com centenas de bilhões de galáxias e trilhões de estrelas – indica que pode haver formas de vida extraterrestre, até mesmo vida inteligente, disse o jesuíta.



Na entrevista intitulada “O extraterrestre é meu irmão”, Funes questiona como podemos garantir que a vida não tenha se desenvolvido em outros lugares. Diz também que “assim como há uma multiplicidade de criaturas na Terra, pode haver, lá fora, outros seres criados por Deus”.



“Isso não contradiz nossa fé, pois não impomos limites para a liberdade de criação divina”, afirmou Funes.



“Assim como consideramos as criaturas terrestres como irmãos e irmãs, por que não podemos falar sobre um irmão extraterrestre? Seria também parte da criação”, argumentou.



Segundo Funes, a ciência, sobretudo a astronomia, não contradiz a religião. A entrevista de página inteira aborda um tema recorrente no pontificado de Bento XVI, que tem dado ênfase em explorar a relação entre a fé e a razão.



A Bíblia “não é um livro de ciência”, disse Funes, e “a busca de fatos científicos sobre o universo e sua origem não lança dúvidas sobre o papel de Deus em sua criação”.



Como exemplo, o sacerdote disse que acredita na teoria do Big Bang, que afirmou ser a mais plausível para explicar a criação do universo. De acordo com a teoria, o universo teria começado há bilhões de anos com a explosão de um único ponto superdenso que continha toda a matéria.



Mas, ainda assim, “continuo acreditando que Deus é o criador do universo e que não somos produto do acaso”, disse.



PRESTÍGIO



O Observatório Vaticano está presente em dois continentes. A sede fica na residência de verão dos papas, o bucólico Castelo Gandolfo, a poucos quilômetros de Roma. O centro de pesquisas propriamente dito está localizado no interior do Estado do Arizona, nos Estados Unidos.



Em sua página na internet, numa seção voltada aos visitantes leigos, a instituição faz questão de deixar claro que os telescópios não são utilizados com o objetivo de procurar “algo divino lá em cima”. O observatório é católico, mas não tem fins religiosos. “Nem com um telescópio potentíssimo poderíamos ver Deus. Ele está além do universo, por trás de tudo que existe”, acrescenta Funes.



Nos trabalhos científicos do observatório, o Vaticano não faz nenhum tipo de interferência. A escolha dos diretores, na prática, não precisa do aval do papa. Por isso, a instituição é respeitada internacionalmente. Tem acordos de cooperação com a Nasa, a agência espacial dos EUA. Seus padres astrônomos publicam estudos em prestigiosas publicações científicas. AP



Fonte: O ESTADO DE S. PAULO/Vida&, quarta-feira, 14/05/2008, Página A18.



 







 



“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI



(https://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=TURATTI).


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui