Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Metodologia -- 15/05/2008 - 09:54 (Max Diniz Cruzeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Entenda por metodologia uma sistematização de procedimentos com respaldo científico com a finalidade da obtenção de um determinado resultado. Uma metodologia não é um estudo que pode ser aplicado para uma situação ampla. Seu uso é restrito especificamente a um determinado problema. O pesquisador para fabricá-la analisa o problema, define os objetivos, escolhe as variáveis que afetam o contexto, define os métodos científicos que serão utilizados com a finalidade de determinar as estatísticas e por fim efetua a análise e desenvolve o relatório com os resultados.



A validade da metodologia está diretamente relacionada à interpretação dos dados. O pesquisador ao adotar um procedimento científico define critérios fixos que estabelecerão a eficácia e eficiência dela. Pois é necessário ter uma boa efetividade para que tanto valores como resultados estejam verdadeiramente inseridos na realidade do problema.



Existem diversas metodologias válidas, mas apenas uma é a ótima. Entenda por ótima aquela que mais se aproxima da situação real dado um estudo. A definição do ponto ou estudo ótimo cabe ao pesquisador que irá avaliar entre outros motivos: os resultados pretendidos, o grau de aplicação das variáveis e a informação agregada que a metodologia está transmitindo em coerência com as metas almejadas.



Para um pesquisador ou leigo discordar da utilização de uma metodologia ele deve possuir argumentos científicos que invalidem os procedimentos adotados, como por exemplo, a escolha das variáveis não ter do ponto de vista de interpretação relação com a realidade. Seria o mesmo que escolher número de funcionários de limpeza para explicar um crescimento da receita da empresa. Os dados estatísticos até podem indicar que existam correlação, mas a simples coincidência numera não é suficiente para determinar a validade de uma variável como sentença lógica que explique ou dê uma conclusão para solução de um problema.



Quando encontrar uma metodologia que satisfaça todas as condições subjetivas que o pesquisador estipulou para determinar um modelo que represente um problema é algo intangível, ou seja, que não tem pressupostos suficientes ou habilidades específicas para determinar o ponto de ótimo recorre-se a confrontação empírica entre duas ou mais metodologias de concepção distintas.



Geralmente os pesquisadores padronizam formas de medidas com a finalidade de criar uma sistemática capaz de ser imbuída de lógica, coesão e coerência. O resultado numérico de uma metodologia, seguido os preceitos vitais de sua concepção descritos na sua sistemática é um valor válido, porém pode não ser casual, uma vez que como explicado anteriormente nem sempre as premissas são válidas para um dado fenômeno ou observação.



Alguns elementos podem compor uma metodologia tais como: procedimentos dedutivos, procedimentos indutivos, procedimentos inferenciais, procedimentos determinísticos, procedimentos logísticos, procedimentos lógicos tais como tautologias, procedimentos de extrapolação, abstrações referenciais, ilustrações, axiomas, métodos matemáticos, métodos filosóficos e métodos estatísticos.



Entenda por procedimentos dedutivos um processo sistemático de conhecimento que estabelece uma relação de causa e efeito através de premissas do todo em relação a uma parte. Num exemplo concreto se é sabido que determinada população estudada de carteiro todos são do sexo masculino significa dizer que por dedução nenhum deles usa absorvente. A dedução pega uma informação do grupo e traz para o indivíduo. Do genérico para o caso particular. Do complexo para o específico.



O procedimento indutivo já é o oposto da sistemática anteriormente abordada. Ele coleta um caso particular e traduz para o generalizado. Assim se uma rosa tem pólen é sinal que toda uma plantação de rosas da mesma espécie também terá pólen. A indução pega uma informação do indivíduo e leva para o grupo. Do particular para o genérico. Do específico para o complexo.



Já os procedimentos inferenciais são informações elaboradas a partir de relações lógicas geralmente ligadas a variáveis quantificadoras, obviamente matemáticas, que permite o pesquisador chegar a uma conclusão dado uma série de premissas que por procedimentos estatísticos são testadas e mensuradas para que a tomada de decisão, ou inferência, transmita a herança como informação de um pressuposto.



Procedimentos determinísticos são aqueles que não são de natureza aleatória. Quando as regras de um fato ou fenômeno são delineadas e conhecidas pode-se aplicar um procedimento determinístico que permita por inferência, dedução ou indução chegar a uma conclusão considerada válida. Numa região, por exemplo, em que o ciclo de chuva é bem definido, um pesquisador pode desenvolver um modelo matemático e criar uma tabela que contenha o intervalo provável da chuva e assim os agricultores estarão preparados para a semeadura na época correta. Já a mesma situação onde o clima é de grande variabilidade e existem inúmeras variáveis que seu comportamento não é integralmente compreendido existe certa aleatoriedade carecendo o modelo de um procedimento não-determinístico para a tomada de uma decisão ou conclusão satisfatória.



Os procedimentos logísticos são aqueles que estudam a permuta de situações e escolhe as melhores saídas para um problema específico. Assim se uma empresa de petróleo possui vários canais para transferência de óleo de uma estação marítima com diferentes velocidades de bombeamento e capacidade de reservatório do produto quando chegar em solo no continente, tal procedimento é capaz de determinar qual o caminho mais econômico e viável de produção distribuindo os recursos dentro da malha de forma a aumentar o lucro, que foi o objetivo deste exemplo, porém outros objetivos podem ser observados como escolher a melhor distância dado um conjunto de observações, aumento da produção,...



Procedimentos lógicos estão integrados em todo o procedimento de um metodologia. É necessário que não haja falsas conclusões então todas as etapas da sistematização têm que ser exatamente válidas para que o julgamento do senso comum não aponte falhas que irão invalidar suas conseqüências lógicas. Para um pesquisador é interessante encontrar relações de premissas em que para todos os casos estudados a conclusão seja sempre verdadeira (Tautologia). Um contra-exemplo para uma metodologia pode derrubar toda a sistemática desenvolvida.



A extrapolação é intuir além do que está determinado e escrito. Geralmente uma extrapolação é um perigo para uma metodologia uma vez que está sujeita à contra-exemplos que derrubem a conclusão lógica levantada. Constitui-se quase sempre um erro que irá expor a metodologia a severas críticas por parte do meio ciêntífico.



Abstrações referenciais são esquemas de representação que indiquem elementos de distribuição dos dados estudados. Podem aparecer na forma de tabelas, diagramas, organogramas,... são de fácil compreensão e não requer muita habilidade por parte de leigos na tomada de conclusões.



Ilustrações são gráficos, desenhos, maquetes, mapas,... são importantes para situar os leitores sobre o comportamento das variáveis em estudo. As projeções são fundamentais para a compreensão de um modelo. As vezes a carga matemática e estatística de fórmulas e desmembramentos não é obvia para o público de uma forma geral, por isto tais codificações mais simples são necessárias para desenvolver no leitor a síntese das idéias que a metodologia pretende provar. É uma espécie de argumentação visual de auto poder de convencimento e sintética.



Métodos matemáticos são instrumentações teóricas do tipo de mensuração exata. Retrata uma realidade observada em termos quantitativos. As generalizações são utilizadas através de fórmulas que ao serem aplicadas no modelo dão uma exata dimensão do que é pretendido determinar. Os procedimentos neste caso são fortemente influenciados pela lógica matemática, que é o sistema matemático utilizado para explicar dado fenômeno ou fato.



Métodos filosóficos é o trabalho sistemático com as causas que irão influenciar as decisões de uma determinada metodologia. Ele relata casos, busca o passado, analisa o presente e projeta sobre o futuro. A busca dos antecedentes é importante para a definição de uma relação de causa e efeito. A argumentação é criada graças a métodos filosóficos. As correlações entre as diversas variáveis também são formuladas por este processo. A fase inicial da formulação das hipóteses e a validação de uma conclusão desenvolvida por uma metodologia, pois é necessário que a filosofia encontre nexo e causalidade entre campo e procedimentos mensuráveis.



Os métodos estatísticos são instrumentações do tipo de mensuração inexata responsáveis pelo teste hipotético que irá aceitar uma premissa ou rejeitá-la, pelo estudo do comportamento da variável, pela aplicação de procedimentos e rotinas conclusivas, por aplicação de sistemáticas que permitam extrapolar, induzir, deduzir e confrontar variáveis.



Antes de criar uma metodologia estude atentamente o problema, tenha consciência do ponto em que é pretendido chegar, analise as variáveis para saber se realmente elas são as causas do seu problema e aplique os procedimentos que irão de fato conceber os resultados de uma análise.



Agora faça uma boa pesquisa!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui