Usina de Letras
Usina de Letras
116 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RELIGIÃO NEGRA:OS ORIXÁS -- 15/05/2008 - 09:32 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






:: Todos > Ensaios





TextoOS ORIXÁS









O indio e o negro,obrigados a aceitar a religião dos senhores,continuavam a crer nos seus deuses e,os cultuavam,na clandestinidade.Descobertos,eram castigados severamente;muitos morreram,acusados de mandingas,contra a Casa-Grande.Acuados,usaram a velha máxima:se não pode com o inimigo,una-se a êle.Continuaram cultivando seus deuses,sim,mas,com nomes católicos.Sto.Antonio,passou a chamar-se Ogum,deus da guerra e das causas impossiveis,senhor dos metais;Sta.Bárbara,Iansã,aquela que comanda os ventos e tempestades."Não tem homem que enfrente,a guerreira mais valente."Oxum-Apará,Sta.Luzia,protetora dos olhos;S.Jorge,Oxossi,o caçador,senhor das matas;S.Lázaro,o todo poderoso e temido Omulú,dono da saúde e das doenças;Yemanjá,N.Sra da Conceição,senhora das águas,a mãe da criação;Oxalá,criador do mundo,o orixá mais poderoso,era o Sr.do Bomfim,muito reverenciado e respeitado.Suas oferendas,os negros as faziam no meio da noite,em clareiras fechadas,na mata,ás escondidas.

Sem parentes,sem amigos,dispersos pelo mundo,os negros uniram-se em Irmandades religiosas,onde se agregavam e se fortaleciam contra os problemas diários e as dores de cada dia.A Irmandade da Boa Morte,que existe ainda hoje,em Cachoeira,na Bahia,é um exemplo de resistencia e fé.

Já os negros mulçumanos,jamais aceitaram abdicar de sua religião e preferiram a punição e a morte a abjurarem suas crenças.Eram muito mais instruidos,grande guerreiros,promoveram muitas revoltas,os malês nunca se renderam.Criaram uma sociedade secreta,Ogboni,que treinava para a guerra,e,que se existisse hoje,seria com certeza tachada se terrorista.Depois de séculos de luta e persiguição,a cultura negra é admirada e respeitada neste país,e seus deuses,sua comida e seus batuques,constituem um dos orgulhos da Bahia,a cidade negra do Brasil.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui