Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Saneamento moral -- 14/05/2008 - 23:01 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Onze anos de Porto Velho. Todo dia desviando de poças d`água, estacionando o automóvel em locais onde a calçada é alta, deixando de cumprir regras básicas de trânsito quando tem carona no veículo, largando o carro a mais de trinta centímetros do meio-fio.

Como cumprir a lei se o município não faz cumprir um código de posturas? Melhor é relaxar num bar desses onde as mesas e cadeiras tomam o espaço dos pedestres. A calçada pertence aos donos de botecos. Ou então tomar um ônibus que passa de 50 em 50 minutos quando as necessidades dos usuários são mais urgentes.

Pensamentos negativos devem ser deixados de lado. Afinal com o anúncio das obras das usinas donos de imóveis enlouqueceram e querem subir os aluguéis mais de 50 por cento, enquanto a maioria das empresas não oferece mais de cinco por cento de aumento em lugar nenhum de Rondônia.

O lado bom dessa especulação é o aumento de prostitutas e consumo de entorpecentes. Isso vai gerar necessidade de mais policiais e a construção de mais presídios.

O saneamento básico é um luxo para a Amazônia. Deixa esta idéia na gaveta. Aumentarão os bares pra curar a ressaca do desenvolvimento desigual, da cidade sem escolas e sem saúde.

Pelo menos o tímido João Paulo Segundo terá nova ampliação. E o Hospital de Base também. O saneamento moral fica por conta da Assembléia. A propaganda que inunda as televisões, rádios e jornais já fez esquecer os tristes dias da Operação Dominó. Afinal o povo de Rondônia exige respeito e a Assembléia é a casa do povo. A Câmara de Vereadores de Porto Velho também é a casa do povo. Fiquei confuso. Muitas casas para um povo sem casa.

O saneamento moral, título do artigo ainda não foi citado. Saneamento é coisa de chinês. Matam o corrupto e ainda cobram a bala da família.

Não dá pra fazer saneamento só com dialética e propaganda. Hitlter fazia propaganda, Stalin, Mussolini, outros caras fizeram isso.

Nos livros de história veio um monte de coisas diferentes sobre os atos dessa turma.

Todos tinham bandeiras e canhões. O saneamento moral é coisa mais profunda. Exige cadeia e ressarcimento. Quando os podres poderes se derem conta disso pode acontecer. Se isso não acontecer a garotada das esquinas faz do jeito que achar melhor, com armas de fogo ou armas brancas.

Cada um limpa o terreno do jeito que achar melhor...

2008 sem CPMF vai ser um ano de muito IOF, ou de SIFU, Sistema de Informações Federais Unilaterais. É por aí.





Hamilton de Lima e Souza - professor universitário



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui