Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Perdas ou Ganhos- evangelhos -- 19/11/2005 - 19:31 (Alkiria Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



PERDAS OU GANHOS?

Para abraçar o reino
torna-se necessário
abrir mão de coisas
deixar apegos...

O reino de Deus
não escraviza...
ao contrário,
liberta!

Ao abraçar o reino,
triunfa a partilha,
triunfa a fraternidade,
triunfa a solidariedade
triunfa a justiça...

sempre valerá a pena
deixar os elementos
incompatíveis com o reino
mesmo que o preço seja
abrir mão dos bens da Terra...
Maria Jose Zanini tauil
*************************
Evangelho
Expulsão do comércio e ensino no templo
Lc 19,45-48

Depois, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: "Está escrito: "Minha casa será casa de oração".Vós, porém, fizestes dela um antro de bandidos".
Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar.

Comentário do Evangelho
A fundação do templo é recobrada

Jerusalém era a meta da longa marcha de Jesus. Aí, o Templo constituía seu ponto final. Por quê? Porque o Templo, na religião judaica, era o lugar da morada de Deus no meio do povo. Para Jesus, é a casa do Pai. E, como Filho, é para a casa do Pai que ele se dirige.

O Mestre decepcionou-se com o que viu: o Templo fora transformado num antro de exploradores inescrupulosos, que se serviam do espaço sagrado para enriquecer, lançando mão dos mais vis artifícios de exploração. Na mais total impunidade, e com a cobertura dos sacerdotes, davam a impressão de estar prestando um grande serviço aos peregrinos. Situação, porém, insuportável para Jesus!

A expulsão dos vendedores e compradores teve a finalidade de fazer o Templo recobrar sua verdadeira função: ser casa de oração, portanto, lugar de encontro com o Pai e reabastecimento espiritual, espaço de vivência da fraternidade e da igualdade. Enquanto "casa", seria o espaço do encontro dos filhos de Deus.

Uma vez purificado, o Templo tornou-se lugar privilegiado da pregação de Jesus. Ao ouvi-lo, o povo ficava extasiado, e se apinhava ao seu redor. Agora, sim, voltara a ser casa do Pai, onde o Filho se sente à vontade para falar das coisas de Deus. Os projetos malévolos dos sacerdotes e dos escribas não o intimidavam. Afinal, enquanto Filho, aquele lugar lhe pertencia.
Oração
Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus.

OREMOS UNS PELOS OUTROS
Cristo está edificando o seu reino com vidas quebrantadas. Os homens querem somente o que é forte, bem sucedido, vitorioso para a construção de seu reino. Deus, ao contrário, prefere os mal sucedidos, os fracassados, os sofridos. Não há cana quebrada que Cristo não possa restaurar e transformar em uma gloriosa bênção. Ele pode tomar a vida esmagada pela tristeza e torná-la numa harpa cuja música será toda de louvor

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui