Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Solidão impossível -- 12/04/2002 - 16:46 (Rose Maura Fleixer) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fixava o olhar no horizonte, era o que sempre fazia ao final de cada tarde desde que fora morar sozinha naquela cidade serrana do interior. Todos os dias dormia cedo, assim como acordava. Ia ao curral, trazia o leite e os ovos, cuidava do almoço, pitava um cachimbo na varanda do sítio ao final de cada dia, e assim a vida se seguia há vários anos, como sempre desejara.
Certa manhã, ao acordar, percebeu que o sol não levantara consigo e que toda cidade continuava adormecida. Não entendia o que estava acontecendo com ela. Até as galinhas e a vaca continuavam seus sonos e em vista disso resolveu acordá-los, porém em vão, até que subiu a serra em busca de um velho ermitão que lá morava e dizia-se ser este um homem sábio.
Lá chegando, este estava acordado, para o seu espanto, ao que ele lhe dissera que nunca dormia e, ao saber do que se passava, apenas sorriu para a velha senhora com um leve sacudir de cabeça, como se soubesse do porquê de tudo, então, começou a dizer:
- cara senhora solitária, que há vários anos mora ao pé da serra, buscasse o isolamento tanto quanto eu desta vida cheia de miséria e violência, mas não se contentasse com a distància dos outros e quisessse ficar cada vez mais longe de todos até que consiguisse tamanha façanha. Agora vive tão só que deixasse de existir para todos, até para os animais que não te vêem mais.
- mas estão todos a dormir e eu continuo aqui!
- é, cara mulher, todos dormem na vida em que vives, porque o isolamento total não é possível, lhe digo a verdade: isto é a concretização do seu sonho, e durante um sonho, todos dormem.
- então porque estou acordada ?
- porque nesse mundo que criasse, ninguém o quer além de vós. Nunca seremos felizes se estivermos totalmente sós. Precisamos dos outros e os outros de nós.
- como faço para que tudo volte ao normal, então?
- deixe de sonhar esse sonho infeliz. Reparta com os outros tudo que tens de bom. Se queres paz, transmita-a aos demais; se queres alegria, alegre a vida de todos; se queres prazer, saiba apreciar o belo e os outros; se queres aprender, deixe de ser egoísta e volte a viver.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui