Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUE JORNALISMO É ESSE? -- 12/05/2008 - 21:21 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUE JORNALISMO É ESSE?



Nada está pior do que os telejornais apresentados pelas emissoras de televisão brasileiras. Alem das notícias repetidas, o sensacionalismo e a exploração da desgraça e da miséria são os ingredientes necessários para colocar no ar os programas jornalísticos.

O caso Isabella (a menina assassinada) ainda continua dando grande audiência em programas que poderiam nos trazer mais felicidade, falando de paz e amor. Não sou insensível às tragédias e concordo que o povo seja informado da verdade, mas sou contra essa linha de jornalismo que usa a desgraça social como matéria geradora de dinheiro.



Dizia a Madre Theresa de Calcutá: - “Não me convidem para passeatas contra a violência, mas me convidem para todas a favor da paz”.



Usando esse ensinamento, acredito que os jornalistas, principalmente os mais jovens, deveriam direcionar as suas matérias e reportagens. Não há necessidade de transformar em “show jornalístico” ou em “Big Brother da desgraça” assuntos que desafiam e violam o emocional, motivando as massas para manifestações populares de raiva e revide.



Não! Não é esse o verdadeiro jornalismo que queremos ter em nosso país.

Deixem que as matérias sensacionalistas fiquem por conta dos “marrons” que sempre existiram e que continuarão a existir. Entretanto os grandes jornais e revistas, emissoras de rádio e televisão necessitam com urgência reestruturar os seus departamentos jornalísticos para melhor informar sem priorizar “o dinheiro resultante” como sucesso da matéria publicada.



É verdade que algumas emissoras e jornais não entraram nessa briga em conseguir um espaço para seus repórteres nas portas das delegacias, IMLs e presídios, preferindo apenas informar sem influenciar e criar a revolta popular.



Fica aqui o meu repúdio e o meu desagrado aos jornalistas que aceitam de seus diretores tal incumbência deprimente e até irresponsável. E aos Senhores Diretores, sugiro que peçam suas aposentadorias, pois não agüentamos mais a linha editorial que nos é oferecida.





12/05/2008

Paulo M.Bernardo









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui