Usina de Letras
Usina de Letras
264 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os Sonhos -- 11/05/2008 - 16:16 (Max Diniz Cruzeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Espécie de delírio psicológico que afeta os seres humanos principalmente no período em que um indivíduo está dormindo. Pode ocorrer em certos casos quando o corpo não descansa o suficiente estando a pessoa acordada. Sonhar também pode ser uma abstração, um desejo não alcançado e criação de uma expectativa.



O sonho remete ao inconsciente, ou seja, o que está gravado no cérebro de forma desordenada. No ato de sonhar o indivíduo recorda de uma cena. Sua seqüência deriva dos contra-estímulos instalados na psique que determinam o sentido e direção das ilustrações e do imaginário do ser. A tendência das ações de um sonho pode indicar atitudes e comportamentos que um indivíduo adotaria se tivesse acordado, ou expressar temores, rancores, coisas mal resolvidas, senso de coragem ou sentimento reprimido, temor e até estranhezas de comportamentos não compreendidos pelo ser.



Para os místicos sonhar é reviver o passado, é um encontro íntimo com o divino. O campo dos sonhos é um terreno fértil para o reencontro com a divindade – o Deus Supremo – A natureza – Casuística. Dentro do grupo dos místicos existem os que afirmam que sonhar pertence a outra dimensão no qual a alma sai do corpo para testar a essência da natureza.



O despertar do sono para eles significa a liberdade psíquica da carga do inconsciente. Um ordenamento teórico no qual o indivíduo passa a interagir estando dormindo como se estivesse acordado. É a continuidade da vida, mesmo ela estando inativa do ponto de vista da consciência. É a liberdade do espírito em relação ao corpo físico. Imbutidos neste conceito estão a continuidade da vida, a expressão consciente do pensamento preponderante sobre o inconsciente em todos os casos e a libertação da alma do corpo físico.



Quando se está muito cansado geralmente os indivíduos tem um sono profundo. Existe uma tendência muito grande nestes casos da memória não recordar os pensamentos que fluíram durante o período de sono. Por vezes também é possível, principalmente quando uma pessoa está envolvida com um assunto ter uma seqüência de sonhos profundos sobre um determinado tema, mesmo o corpo como descrito anteriormente estar pesado devido o cansaço físico.



O esgotamento mental pela utilização excessiva do cérebro pode levar a um estresse psicológico no qual o indivíduo passa a sonhar acordado. As imagens e sons refletem na mente tornando fatos imaginários reais diante de cada estímulo que os sentidos projetam sobre o meio em que vivem. É como se a mente tornasse autônoma e a falta de senso crítico irá fazer a pessoa viciar em ouvir o que os delírios transmitem o que colocará a pessoa numa esfera de fantasia cujo comportamento é facilmente identificado por outros indivíduos do mesmo convívio.



Sonhar no seu sentido lírico é se entregar a pensamentos do não realizado. Quem sonha procura uma identificação que permita um certo prazer e estado de espírito que agrada. O não realizado neste caso varia de objeto em relação a cada pessoa. Pode ser algo tangível ou intangível, material ou etéreo, realizável ou irrealizável, profano ou lúdico, ...



O sonho pode aparecer como uma premonição. Entenda como premonição a capacidade do ser humano de antever um acontecimento. Muitas vezes, pela observação da natureza os indivíduos armazenam informações sobre determinados fatos de forma disjunta. A conseqüência lógica de uma séria de premissas requer uma grande capacidade e habilidades mentais para resolvê-las. Então a mente inquieta durante o processo do sonhar pode ativar na psique uma rotina de busca e procura de informações correlatas por simples associação de estímulos e trabalhar enquanto o corpo descansa até atingir um resultado que será uma descoberta – uma premonição. Mas existem casos ainda não compreendidos pela ciência como premonitores que dão informações reais sobre acidentes aéreos, como por exemplo, a numeração do avião e circunstâncias em que o acidente irá ocorrer. Tais dados segundo esta lógica de explicação seriam impossíveis, pois não existem elementos associativos gravados no inconsciente humano capazes de chegar a tais correlações.



Qual é a capacidade do cérebro de interagir com o meio ambiente? Como transformo estímulos em componentes inteligentes no consciente? Qual a capacidade do cérebro de interagir em longas distâncias? Um ser humano tem a capacidade de transmitir seu pensamento de cérebro para cérebro sem utilização dos sentidos humanos? O que determina o tema de um sonho? Somos capazes de antever o futuro através de sonhos por processos naturais?



Todas estas questões a ciência ainda não encontrou uma resposta. Existem estudos iniciais que apontam direções, mas são concepções filosofias. A grande dificuldade de chegar a um denominador comum está principalmente na falta de instrumentação e mensuração das componentes que envolvem o problema. O campo religioso afeta muito o pensar científico que em muitos casos se baseiam em textos bíblicos para tentar provar ou derrubar verdades. O pensar neste caso tem que se abstrair dos conceitos passados para mensurar o cérebro por uma forma nova ou inovadora. Há que ter uma ruptura com a ideologia social para a descoberta das questões levantadas acima, senão as conclusões serão apenas um estudo da preponderância de uma convicção do pesquisador que terá apenas uma noção de momento uma vez que o cérebro está em constante desenvolvimento. Por isto no mundo científico existe tanta contradição de pesquisas sobre um mesmo tema, pois são apenas amostras diversificadas ou tiradas em tempos distintos.



Mau agouro, presságio e pressentimento são alguns elos associativos que levam os indivíduos a rotularem seus sonhos. A pessoa crê que determinados elementos presentes em sonho são determinísticos de situações que podem vir a acontecer. A famosa simbologia dos sonhos que está de forma dicionarizada no qual cada conceito representa um significado individual. A simbologia é útil e válida apenas num contexto social em que os indivíduos pensam de forma homogenia. Pois como no horóspoco ela é apenas uma diretriz em que uma pessoa deve abstrair seu significado e transferir o sentido tácito para sua vida individual. É uma pseudociência que ainda é marginaliza em muitas sociedades pela falta de rigor científico nas ilustrações.



O pesadelo. Sonho profundo que causa temor, agonia e desalento a quem o tem. É uma forma grotesca de transferência de carga somatizada para o consciente. É comum nos indivíduos que fazem alimentações pesadas próximo ao ato de dormir. A somatização que diz este texto é referente aos elementos não compreendidos na psique humana capazes de gerar um mal estar geral, pois afeta o centro de equilíbrio das necessidades sejam elas: necessidades vitais, de proteção e segurança, da vida em sociedade, dos valores da alma e do espírito e da vida ou da morte. O temor pelo incompreendido é o principal ingrediente para um pesadelo. Ao acordar a sensação que a pessoa tem é de cansaço, angústia, irritação, desordem psicológica, ápices de arrependimento e entrega espiritual entre outros aspectos.



Encontro com entes queridos já falecidos em sonhos será possível? Aqui observe que para que tal evento aconteça é necessário que um indivíduo acredite ou tenha dúvidas. Pois a capacidade cerebral ativa aquilo que está mais próximo na mente segundo os estímulos gerados nas últimas 12 horas que antecederam o sono. A ciência ainda não tem a resposta para esta pergunta, pois nem ao menos foi comprovada a existência da alma. Existem duas grandes linhas de pensamento filosófico sobre o tema: o pensamento religioso que acredita uma continuidade do ser e o pensamento pagão que infere que acabada a vida nada se aproveita em temos de continuidade do ser. Na falta de parâmetros é conveniente manter a mente coesa e os indivíduos devem adotar uma lógica que melhor garante a estabilidade da mente. Neste campo temático não existe fatores certos ou errados. O importante é a habilidade que cada um tem de guardar conceitos e transferi-los para as futuras gerações até que tenham instrumentação suficiente para um conhecimento mais amplo.



A ciência já sabe que todos os dias as pessoas sonham. Muitos não lembram, mas o ato de sonhar é constante no ser humano no processo de sono. O sonho pode ser real ou imaginário. Um sonho real é aquele em que o sonhador crê estar no plano tridimensional como se estivesse acordado. A vida é uma seqüência de fatos cotidianos que o levam a não ter a impressão de que esteja dormindo. É comum indivíduos sonharem que estão trabalhando e quando acordam sentem cansaço e dizem que a noite foi mal dormida. O sonho imaginário é aquele que não existe uma coerência com a vida real. Determinados aspectos visuais ou sonoros não se encaixam com a vida real. Assim as pessoas experimentam sensações diversas como flutuação, simulação de poderes psíquicos como esquiar sem esquis, atravessar parede, fazer surgir objetos...



Sonho consciente é uma classe de sonhos onde os indivíduos possuem por prática ou experiência condicionante, mesmo que involuntariamente a reconhecer elementos do cenário psíquicos que são adversos ao meio ambiente. Este ato de recordação ativa as ondas cerebrais do indivíduo e o centro de comando do cérebro passa a trabalhar na mesma freqüência de quando estava acordado. A diferença em relação ao sonho comum é que aqui a vontade do indivíduo impera. Como não existem barreiras tridimensionais a pessoa pode fazer o que quiser modificando o ambiente pela sua simples e pura vontade, analisando os aspectos vitais e fazer interação com as zonas do inconsciente e trabalhar com cada uma delas para conhecer um pouco melhor de si.



A insônia é a falta de sono. A mente fica ativa ou por razões químicas ou naturais principalmente em momentos de grande ansiedade. Um indivíduo com insônia dificilmente terá sonhos acordado, porém se o cansaço e estresse bater à porta tais desvios poderão ser canalizados e a pessoa poderá ter um delírio acordada. Muitos preferem condicionar o sono com medicamentos que permitam dormir, mas este campo da medicina é muito perigoso se não houver um acompanhamento adequado dada à dependência psíquica que o indivíduo desenvolve ao absorver o medicamento. O melhor caminho para quem tem insônia é trabalhar com o corpo físico através de atividades musculares, assim o corpo se sentirá cansado transmitindo por estímulos ao cérebro que é necessário descansar e o processo irá fluir naturalmente. Se a insônia tender a ser continuada nada melhor do que procurar um médico psiquiátrico para resolver o problema antes que se torne crônico.



A polução noturna é a excreção de material genético pelas vias normais durante o sono através de um sonho erótico. Geralmente é comum em indivíduos que tem muita carga somatizada reprimida de sexualidade. Não é muito comum em pessoas que tem uma vida sexual ativa. Pode-se dizer que é um processo natural do organismo. Muitos indivíduos sentem culpa devido convicções religiosas que inferem ser pecaminoso o ato sexual sem ser por suas vias normais e “legais”. São raros os casos de esgotamento mental devido à polução noturna. Se isto estiver ocorrendo com um indivíduo ele deve procurar um psiquiatra que melhor irá orientar para a resolução do problema. Este fato foi abordado no capítulo sobre sexualidade no parágrafo que fala sobre comportamento sexual imaginário.



Para muitas pessoas sonhar está ligado ao corpo físico de uma forma intensa. Assim é comum pessoas conversarem durante o sonho como se estivessem acordadas fazendo suas ações cotidianas. Têm aqueles que brigam no imaginário e se esquivam da cama, os que levantam à noite e vão até a geladeira comer algo,... Estão sonhando, mas não tem consciência disto.



O sonambulismo é uma forma de sonho em que a divisória entre a abstração e o mundo real é muito tênue. O sonâmbulo persegue um objetivo abstrato dentro de um contexto real. A lógica convencionou que não se deve acordar um sonâmbulo quando este está perambulando pela casa, pois o ato de acordar pode gerar uma quebra na percepção do indivíduo provocando uma confusão de sentidos que neuralmente falando pode afetar o desenvolvimento dele.



Quando sonhar é necessário? A filosofia do sonho preocupa-se em desvendar as habilidades inatas dos seres humanos. A busca do conhecimento de si mesmo. A forma que as percepções são canalizadas e os pensamentos são distribuídos para a formação de outros pensamentos mais complexos. Algumas linhas de pensamento convencionam que os indivíduos não devem contar seus sonhos por se tratar de coisas e mensagens íntimas que seu contato com o “divino” está lhe propiciando como ensinamento. Outras linhas de pensamento já acreditam que é necessário compilar, relatar ou catalogar os sonhos para obter uma melhor compreensão sobre sua própria vida. Cada um deve adotar a linha que melhor se adeque a seu consciente.



Quando existe o conflito entre consciente e inconsciente? Quando existe um conflito o indivíduo deve procurar se questionar de sua capacidade ou habilidade de resolvê-lo sozinho. É uma decisão difícil, pois não é possível toma-la sozinha há necessidade de obter referências e paradigmas, pois muitas vezes as pessoas em sua volta percebem um pouco mais de você do que a si próprio. Aqui entra a expertise do psicólogo que é capaz de avaliar uma psique e desenvolver um antídoto particular para cada caso sendo as teorias fixadas na universidade. Bons pais, amigos e companheiros também são bons psicólogos, porém os indivíduos correm o risco da dependência sentimental e na transferência de responsabilidade dos seus próprios atos quando uma decisão de seguir determinado caminho gerou uma determinada frustração.



O que posso fazer para sonhar? Identificar que deseja sonhar pode atrapalhar o inconsciente na geração de pensamentos que induzem a um sonho. O melhor é não gerar ansiedade. Procurar conhecer seu corpo e mente. Não ter como finalidade sonhar, mas sim viver de forma saudável e em equilíbrio. Quando o equilibro é atingido o processo de sonhar volta tranquilamente. Procure assimilar mais a natureza em sua volta. Seja um pescador de estímulos. Se desejar ter a fantasia assista mais filmes de desenho animado. Deguste o ambiente! Isto é fundamental... pois estas sensações que você gravar em sua mente serão utilizadas como recordação em sonhos maravilhosos.



Como faço para não ter pesadelos? Simples, diminua sua carga de somatização. Ou seja, se você tem medo do “diabo” passe a compreender de uma forma mais simples o seu temor para que o medo não te gere mais pesadelos. Por exemplo: Paulinho Batatinha tinha pesadelos constantes, pois vivia sonhando que seres do inferno estavam lhe visitando. Certo dia Paulinho leu um livro de auto-ajuda e chegou à concepção de que as forças negativas era ele mesmo que as fabricava. No dia seguinte, como de costume Paulinho Batatinha foi dormir e sonhou que um grande diabão mordeu seu braço. Ele não tinha mais medo então olhou para o bichano imaginou que de suas mãos saia fogo e o ser saiu apavorado correndo. Nunca mais Paulinho Batatinha teve pesadelos. Porque ele organizou sua mente e não sentia mais temores pelo desconhecido ou pelo que não compreendia. Era uma página superada.



Quero flutuar como faço? Simples, você pode usar um artifício que é canalizar a sensação de vôo para ajudar o seu cérebro a fabricar o sentido que você percebe sobre o ato de voar. Em outras palavras você pode, por exemplo, ir a uma montanha russa e fechar os olhos e transmitir para seu organismo a sensação de vôo. Aquele componente novo que você fabricou um dia irá despertar em sua mente e você poderá sonhar que está flutuando. Não indo muito longe um bom balanço com os olhos fechados também ajuda a flutuar de vez em quando num lindo sonho.



Quero encontrar com um ente querido já falecido, como faço? Procure recordar os bons momentos que passaram juntos através de fotografias, recapitulando a voz, lembranças, fatos,... de preferência no início do dia. Depois esqueça completamente da sua intenção de procurar seu parente. Naturalmente ao dormir você irá recordar de seu ente querido e poderá trocar informações com a imagem sensorial que você fabricou dele em sua mente. Para dar certo é necessário repetir este experimento várias vezes, mas também é necessário esquecer para lembrar em sonho. A maior dificuldade desta técnica é seguir os passos corretamente, identificar na hora precisa e esquecer logo depois.



Como eu faço para cristalizar um sonho? Primeira verifique se ele é palpável. Se não procure estudar o que é necessário para sua realização. Depois vá a luta pelo seu objetivo, agarre todas as portas que se abrirem, faça núcleos capilares com pessoas de pensamento afins. Não espere cair do céu, pois ninguém irá fazer seu dever de casa por ti. O site Lenderbook.com era um sonho agora uma realidade e referência em Conceitos Complexos. O próprio autor o cita como exemplo. Seja perseverante, mas também seja consciente diminuído expectativas quando as coisas não fluem como você quisesse que fosse. Capacidade todo mundo tem, portanto trabalhe com suas habilidades e seja um ser humano mais feliz.



Autor: Max Diniz Cruzeiro

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui