Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Expedicionário que não Voltou -- 11/05/2008 - 14:10 (Academia Passo-Fundense de Letras) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ele ainda não tinha idade para servir o Exército Nacional, mas apresentou-se no Quartel do 8º R.I. De Passo Fundo. Desta cidade, foi transferido para a cidade de Quaraí e, de lá, para o Estado de Minas Gerais, cidade de São João Del Rei, seguindo para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por quase um ano, dando baixa do Exército com a divisa de cabo. Voltou a sua terra natal, Passo Fundo, continuando a trabalhar. Não tardou e foi convocado para seguir no Primeiro Escalão Brasileiro da Segunda Guerra Mundial.

Por morar e trabalhar no interior do município, a convocação não chegou a tempo. Sabedor, mais tarde, da sua convocação para defender sua pátria ele, imediatamente, apresentou-se, seguindo para o Rio de Janeiro. Chegando lá, ainda teve tempo de alcançar a saída do Segundo Escalão Brasileiro, partindo para a Itália, integrando-se como combatente da Força Expedicionária Brasileira.

O nosso personagem é Fredolino Chimango, que nasceu em Passo Fundo a 19 de abril de 1921, filho de Edmundo e Gabriela Chimango. Fredolino fez seus primeiros estudos no interior do município de Passo Fundo, no lugar denominado Rio do Peixe, indo, mais tarde residir no então distrito de Água Santa, onde trabalhou no engenho do senhor Busquirolli. Era o segundo filho da família de onze irmãos.

O cabo da Força Expedicionária Brasileira, Fredolino Chimango, lutou para assegurar a liberdade dos povos. Foi atingido por uma rajada de balas em 14 de abril de 1945, roubando-lhe a vida na Batalha de Montese. Seu corpo foi procurado, mas não foi encontrado para ser sepultado no Cemitério Brasileiro de Pistóia, na Itália, onde repousam os heróis brasileiros que dignificaram a Pátria e morreram pela liberdade dos povos.

No ano de 1955 foram transladados para o Brasil os restos mortais dos soldados brasileiros que morreram na Segunda Guerra Mundial. O corpo do cabo Fredolino Chimango não veio.

Conta o expedicionário Antão Moreira Alberto, ex-combatente que esteve junto ao grupo com Fredolino, que um italiano encontrou o seu corpo e o enterrou, cuidando da sua sepultura com todas as honras. Este italiano, segundo depoimento de Antão Moreira, sabendo da volta dos restos mortais dos soldados à Pátria Brasileira, pediu que o corpo de Fredolino ficasse em solo italiano, representando sua terra na Praça Brasil, onde, diariamente, é hasteada a bandeira do Brasil, sob os cuidados do subtenente reformado Miguel Pereira, expedicionário que lá ficou, adido da Embaixada Brasileira.

Fredolino Chimango foi agraciado com as medalhas de Campanha e Cruz de Combate. Foram prestadas inúmeras homenagens ao herói passo-fundense, dando nome a uma escola municipal, no Bairro Jaboticabal, e ao estádio de esportes do 16º Esquadrão Mecanizado de Passo Fundo.

Welci Nascimento, professor e historiador, é membro efetivo da Academia Passo-Fundense de Letras. O texto acima faz parte do livro Vultos da História de Passo Fundo, de autoria de Welci Nascimento e Santina Rodrigues Dal Paz, publicado pela Editora Berthier em 1995). Seu endereço para correspondência é: Welci Nascimento – Rua Coronel Mostardeiros, 213 – CEP 99.025-100 – Passo Fundo – RS.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui