Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DOIS PRESIDENTES E A MESMA HISTÓRIA -- 08/05/2008 - 11:31 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


DOIS PRESIDENTES E A MESMA HISTÓRIA





A economia brasileira tem como principal sustentáculo o ganho empresarial sobre o baixo salário pago aos trabalhadores, que fazem da mão-de-obra o único meio de sustento da família. Tudo já é programático e vem de cima a ordem de se manter um salário mínimo, que faz a felicidade dos empresários e a alegria do governo em cobrar impostos de ambos os lados. A economia neoliberal move-se nesse intuito de exploração da pessoa humana pelo capital. Não há nada, ou nenhum líder que venha mudar esse sistema espoliador de pessoas sem recursos. Para aumentar a vulnerabilidade do ser humano paupérrimo, o governo, (tanto federal, estadual e municipal) não investe efetivamente em melhorias sociais como a educação com níveis mais decentes; a saúde que vive seus momentos mais frustrantes e pode ser considerada a pior do mundo, no que se reporta ao atendimento; a moradia, que a cada ano piora com o oceano de favelas e no interior casas mal feitas, servindo apenas para objeto politiqueiro. Enfim, o caos. Nenhum ser humano quer viver apenas para a degradação de si próprio num país que se farta de dizer que é o melhor do mundo. Nós, todos nós, cidadãos de mais de sessenta anos podemos dizer que fomos felizes. E fomos realmente, quando convivíamos com as lutas sociais, que deram um pouco dos direitos trabalhistas ainda existentes. Hoje, o cidadão pobre entregou-se. Sabe que não há mais nada que dê esperanças. Oito anos de FHC e agora mais oito anos de Lula no poder e nada irá acontecer de bom. Além da distribuição de donativos através das tais “bolsas”, as quais cheiram à compra de votos.

Todos os governos brasileiros interessaram-se em ser capitalistas. Fundaram empresas e criaram milhares e milhares de cabides de emprego. Ótimos empregos, ótimos salários, que fizeram e sempre fazem os “chaleiras” de plantão arranjarem votos para as mesmas personalidades de sempre. Porém, a massa que realmente trabalha e dá lucros ao capital e ao governo continua desamparada, esquecida e anulada. E essa massa é o Brasil. O governo que deveria investir maciçamente no social, investe no capital, criando monstros que não dão ao povo brasileiro o seu quinhão de lucro

Vamos imaginar um ressarcimento para cada segurado do INSS que não é atendido! E que teriam direito sim caso o sistema funcionasse. Isto é a prova irreversível de que não se investe no trabalhador brasileiro. Explora-se o máximo possível. E é o que faz o neoliberalismo conservador por todo o país. Essa situação para o homem comum é visível todos os dias. Os bancos permanecem sempre com poucos trabalhadores no atendimento ao público. Guichês e mais guichês pelo país todo de qualquer empresa não se desenvolve, apesar de gerarem um exorbitante lucro aos capitalistas. Prova irrefutável de que o “novo capitalismo” não funciona no Brasil, quando poderia ser um dos melhores do mundo. Isto porque o capitalismo existe também para a melhoria social. Se o social não avança, como não tem avançado no Brasil, pelo contrário, tem decaído, o capitalismo perde sua prometida função também social. Percebe-se a enorme deslealdade do neoliberalismo brasileiro ao agravar a exploração do homem pelo homem somente porque não existe mais em nossos dias uma União Soviética, a qual defendia e internacionalizava até com sangrentas guerras o socialismo no mundo todo. Hoje estamos nas garras do neoliberalismo selvagem de FHC e de Lula num total de 16 anos se não houver um terceiro mandato do atual presidente barbudo. E hoje não temos mais uma União Soviética para contrabalançar a histeria de um capitalismo extremamente selvagem. Este é o Brasil que os “brasileiros” tanto amam, mas que sequer conhece sua própria história. Quem ama o seu país, conhece toda a história dele. Qualquer criança nos Estados Unidos conhece a epopéia denominada de “O Álamo”.



Jeovah de Moura Nunes

LIVROS DESTE AUTOR EM DISPONIBILIDADE DE VENDAS:





MEMÓRIAS DE UM CAMELÔ ............... ...10 reais



PLEORAMA (poesias)...................... 10 reais



A CEBOLA NÃO DA RÕSAS (romance) ..... 15 reais



BAR, CACHAÇA E POESIA ..................... 10 reais



CONTOS DAQUI E DALI ....... ..................10 reais



O AZUL DAS PALAVRAS (conselhos)...... 5 reais



PREPARE-SE PARA O SUCESSO ............10 reais



ÉS MULHER ..........................................10 reais



UM MURO EM NOSSAS VIDAS .................10 reais



ENSAIOS ASSÉPTIVOS ........................... 5 reais



SENSAÇÕES (poesias) ........................... 10 reais





Todos estes livros são em forma de e-book



Isto é: virtuais.



ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR



jeovahmnunes@hotmail.com



jeovahmnunes@ig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui