Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O PROFESSOR ALOPRADO -- 04/05/2008 - 14:12 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um professor baiano,para mim,um ilustre desconhecido,saiu da cátedra para o anedotario popular,ao questionar a inteligencia dos baianos.O caro professor generalizou,contrariando outros mais sábios do que êle que afirmavam que,toda generalização é burra.Não concordo que tenha sido crime de racismo;foi um crime contra êle próprio,porque,falar tanta besteira me faz crer que,o único burro,na Bahia(afora aqueles que puxam carroça)é êle mesmo.Além do mais,não estamos nos referindo a nenhum nórdico;não o conheço pessoalmente,mas,pelas fotos,seu cabelinho de escadinha,a cor da sua pele e,até o nariz,provam que,algum bom criolinho,passou pela cama de alguem da sua familia,próximo ou antepassado.Nós,baianos,a menos que sejamos filhos e netos de alemães,somos todos mestiços;todo mundo tem um pé na cozinha,com muito orgulho.O memorialista Pedro Nava já dizia que,toda familia brasileira tem um pé no trono e um pé no cárcere.A mistura de sangue está presente em todos nós.Os baianos,caro professor,são criativos e inteligentes;tocamos berimbau,mas,também tocamos piano;inventamos uma música monocordia e pobre-que hoje toca no Carnaval-mas,temos também composições geniais,cantores excelentes,vozes lindas.E excelente pintores como Carlos Bastos,Jenner Augusto e outros.Temos um Tati Moreno,temos Mário Cravo,Chico Diabo.Tivemos politicos de pesocomo Mangabeira e Luis Vianna.Temos escritores como Jorge Amado e Adonias Filho;temos juristas respeitados,jornalistas íntegros,como Simões Filho e Lulu Parola(se fosse vivo,que blague não faria com o senhor....Temos médicos fantasticos,formados por essa mesma escola de medicina,onde o senhor atua e onde perdeu a dignidade.Ao ver o senhor,gostaria de plagiar o Rei da Espanha:"porquê não te calas!?Mas,o baiano é bon vivant,consciente de suas qualidades e não liga pro que o senhor fala;"palavras loucas,ouvidos moucos"lhe diria minha avó,uma sábia senhora,que lhe daria belas lições de "savoir faire",se viva fosse.Nós,baianos,vamos devolve-lo á sua mediocridade."Recolha-se á sua insignificancia,dizemos nós,o povo da Bahia.Porque um tolo,nunca é tão tolo,como quando se mete a sábio.Meu tio avô,o poeta Artur de Salles,que escreveu o Hino ao Senhor Do Bomfim,e,fez,segundo os entendidos,a melhor tradução de "Macbeth",para a língua portuguesa,é a resposta que lhe dou.Shakespeare,professor,Shakespeare!Conhece?Esta é minha resposta.Meu conselho:A Bahia tem sete portas,todas de saída;use uma delas,a mais próxima de sua casa.E não volte mais aqui.Q fantasma de ACM,postado em cada uma das mil esquinas da Bahia,pode lhe dar um tombo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui