Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Uma das melhores invenções do mundo -- 11/04/2002 - 18:26 (Mara Luiza Gonçalves Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Foi num dia desses, depois de lavrar a terra, que a beira do fogão de lenha meu avó contou essa história:

"E foi assim que Deus inventou o tal do agricultor: um ser humano que pode até ser de pouco estudo, mas que possui a sabedoria dos tempos e da natureza".

Deus, depois da trabalheira toda de criar o mundo em apenas seis dias, resolveu descansar no sétimo. Conta-se que então, sonolentamente, estendeu uma rede entre a árvore do Bem e do Mal e um pé de laranja serra d´água (como o pé estava todo carregado porque era safra, era só ele estender a mão e colher uma fruta quando lhe conviesse) e dormiu. Então ele teve um sonho terrível, de que toda a sua criação iria por água abaixo porque ele esqueceu de definir quem iria cuidar de tudo. Ele iria precisar de um ser que ouvisse os sons da terra, que tivesse paixão pela natureza e que naquela paciência que só as mães tem, deitasse a semente no solo e esperasse ela nascer e crescer.

Eis que o Senhor despertou, passou a mão no queixo, olhou para Adão e Eva e começou a andar pelo paraíso a pensar. Dizem que enquanto caminhava, a danada da Eva mordeu o fruto proibido e convenceu Adão a comer também. Eles então, descobrindo o pecado original, se esconderam.

O Senhor já estava desistindo da idéia, quando procurou por Adão e Eva e acabou descobrindo o mal-feito dos dois. Maria Santíssima! Ficou bravo demais e mandou os dois procurarem seu destino.

Ficou muitos dias triste, porque não entendera onde havia errado em sua obra. Eis que então, por iluminação do Espírito Santo, Ele conseguiu visualizar uma luz no fim do túnel. O Senhor imaginou alguém, capaz de amar a terra como Ele, de reproduzir sua criação de tempos em tempos, de colher os frutos e tirar dali o seu sustento e da sua nação. Ele imaginou um ser que com o seu coração sustentaria Nações, porque nele estava contido o que há de mais caro em qualquer outro ser que havia criado: o sentimento de doação ao mundo.

Ah! Como o Senhor ficou satisfeito! Eis que então, esculpiu mais uma vez o barro e soprou seu hálito sobre a sua criatura. Pegou também um pouco de palha e fez um chapéu e colocou sobre a cabeça da sua obra, porque não queria que o sol o maltratasse de todo. E ainda, aproveitou a madeira de uma de suas árvores e forjou o aço retirado do solo e fez um instrumento ao qual deu o nome de enxada. Entregou a tal enxada ao ser que acabara de criar e deu o nome a ele de agricultor, dizendo: "Que caiam todas as cidades, mas que não caia você, pois se tiveres a terra para cultivar, as cidades ressurgirão."

O melhor de tudo é que Deus colocou sob os braços do agricultor um pé de café muito bonito e disse, dando adeus: "Espera crescer, colhe quando estiver tudo bem madurinho, seca, descasca, torra, moí e por último, ferve um cadim de água, põe o pó num coador que te ensinarei a tecer e coloca a água por cima. Depois adoça! Fica bão dimais, ainda mais se tiver um queijinho pra acompanhar!" E foi assim que surgiu a primeira tradição mineira".

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui