Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->COMBUSTÍVEL MAIS CARO -- 02/05/2008 - 22:06 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMBUSTÍVEL MAIS CARO!



Apesar do governo tentar evitar o aumento de gasolina e o óleo diesel nas bombas dos postos, muitos comerciantes considerando as margens de lucro baixas, aproveitaram-se da situação e aumentaram os preços.



A liberdade comercial permite que tais aumentos sejam praticados, mas isto não aconteceu em todo o país, provando assim que o percentual de lucro existente é suficientemente bom. (O Estado do Rio de Janeiro praticou o aumento).



São apenas R$ 0,03 de aumento por litro da gasolina. Mas três centavos por litro representam R$ 30,00 em 1000 litros consumidos ou R$ 450,00 por um caminhão de 15 000 litros. Dessa forma os postos de gasolina conseguirão aferir um lucro extra bastante importante.



Infelizmente a grande maioria do povo brasileiro ainda não consegue assimilar o percentual diferencial na aquisição de produtos de consumo (custo baixo). Quando pagamos mais R$ 0,10 em um produto de R$ 2,00 nem sempre fazemos a conta que o mesmo produto custa mais caro 5% (cinco por cento), pois fomos acostumados com uma política inflacionária e essa diferença nada representava. Hoje somos obrigados a pensar diferente.



O dinheiro é uma mercadoria cara e difícil de (comprar) ganhar!



Esses R$ 0,03 (três centavos) são altamente significativos no consumo mensal. Somente no mês de abril o Brasil colocou no mercado quase 300 000 veículos novos e consumindo combustível.



Se alguém tiver a curiosidade de saber a representatividade somente nesse aumento de frota, levando-se em conta que cada veículo consome em média 100 litros mês, verá que os R$ 0,03 se transformarão em uma soma bastante atraente.



Certamente esses ínfimos três centavos trarão aumento de preços de outros produtos. Vivemos em um país onde 97% da produção dependem do transporte rodoviário. Os transportes coletivos também receberão o impacto do aumento dos combustíveis e assim os aumentos, mesmo que pequenos, farão com que os brasileiros fiquem mais pobres.



O aumento do salário mínimo foi apenas a reposição de perdas. E agora os aumentos, principalmente com alimentação e combustíveis fizeram um novo aperto no cinto da população já tão espremida.



Precisamos estar atentos na economia dos centavos. Eles hoje representam muito do dinheiro que ganhamos e gastamos em nosso país.



03/05/2008

Paulo M.Bernardo



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui