Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO -- 30/04/2008 - 13:55 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em que país nós vivemos? Por que pergunto isso? Simples! Nada aqui parece funcionar direito, a começar pelos serviços públicos. Se você vai a um posto credenciado pelo SUS, passa o dia todo para conseguir uma senha e marcar, quando possível, para daqui a dois meses, uma simples consulta de rotina. Se você corre risco de morte, é melhor encomendar o caixão, afinal, quem consegue ser atendido rapidamente ao chegar a alguns dos hospitais considerados populares? Falar a verdade, só alguém com poderes sobrenaturais, talvez um extraterrestre, ou muito próximo a Deus conseguiria usufruir de tal benefício. Talvez eu não me inclua em nenhum desses quesitos. Quem manda eu não fazer parte da máfia em cuja estrela vermelha há o símbolo de um cartão, com os dizeres “corporativos”.



Mas não vamos nos limitar apenas à Saúde, seria uma covardia, porque há outros setores considerados muito piores. Você, leitor desse artigo, já passou alguma vez pelo crivo do DETRAN? Já recorreu de alguma multa que tenha recebido e que, sabe lá o porquê, veio em seu nome? Já percebeu que as multas são sempre as mesmas, com os mesmos códigos? Perceba, elas sempre aparecem com os seguintes dizeres “20% de velocidade acima do limite” . E o engraçado é que você não saiu de sua casa, o carro não foi fotografado, mas está apontando uma grave falha sua na condução do veículo.



Enfurecido, você procura o DETRAN. Lá, duas pessoas gentis dizem que muitos casos como esse acontecem diariamente, mas que o DETRAN, infelizmente, nada pode fazer para retirar a multa, a não ser que você apresente um documento de trabalho, juntamente com um atestado médico, todos com reconhecimento de firmas e outras balelas. Quando você consegue tudo de que precisam para anular a multa, surge um funcionário lá do fundo, talvez da cozinha, dizendo que não é o suficiente, afinal, quem garante que o carro não esteve no local? Realmente, algum fantasma, algum amigo de Gasparzinho, um daqueles atrevidos, resolveu pegar seu carro para dar umas voltas... Será que ele não fez o mesmo que o Ronaldinho e não resolveu bater um papinho com algumas “figuras exóticas da madrugada”?



Enfim, depois de alguns minutos, de carimbadas e assinaturas para todos os lados, o documento é enviado para outro departamento interno e, a partir daí, é só contar com os dedos, em menos de 7 dias, para a felicidade dos cofres públicos, o carteiro lhe entrega uma correspondência com a seguinte mensagem: “Seu pedido foi INDEFERIDO (isso mesmo, o “indeferido” vem em negrito, com letras maiúsculas)”.



Você volta ao DETRAN e, lá, é informado de que deve agora pagar a multa para só depois recorrer. Recapitulando: “... até que se prove o contrário, você é CULPADO!”. Essa teoria palaciana, além de espetacular do ponto de vista do erário, contraria a Constituição Federal que, a priori, determina que, até prova em contrário, você é INOCENTE. Mas isso pouco vale nesse lamaçal da algazarra tecnocrata, o importante mesmo é encher os cofres e ser feliz, assim como o fazem o Governador do Ceará, os funcionários do BNDES e, por fim, o presidente da República, que feito papagaio, só ri e fala de futebol...Sorte dele!



Termino o artigo, não as críticas aos serviços públicos... Em breve, listarei mais alguns casos que são capazes de levar qualquer cardíaco a sete palmos abaixo da terra. E defunto fresco não incomoda a não ser aos entes supostamente queridos que, já não bastassem em vida, têm de desembolsar outras carriolas de “verdinhas” para bancar as últimas lembranças daquele que também um dia foi escapelado até a alma. E olhe se o coitado, do outro lado, também não tiver que pagar pedágio para alçar vôo ao tão aclamado paraíso pentecostal. Só faltava!



*professorcarlosmota@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui