Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dia mundial do Livro (curiosidades sobre sua criação e evolu -- 23/04/2008 - 23:22 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dia mundial do livro (curiosidades sobre a sua criação e evolução)



Os livros assim como os conhecemos são tão comuns que passam despercebidas as dificuldades de sua criação. Depois dos hieróglifos e com a descoberta do alfabeto há cerca de 5 500 anos em Sumer, na Mesopotâmia, verificaram a necessidade de armazenar idéias e pensamentos. Os homens dotados de inteligência então começaram a escrever em ossos, tábuas e pedras. No século XV começaram a fabricar as pedras de argila, mas elas eram muito pesadas e difícil de serem armazenadas. Buscavam novas tecnologias e que lhes permitissem mais facilidade de arquivos.



Descobriram então o papiro, uma planta egípcia macia quando molhada que lhes permitia com suas fibras fazer um papel rústico. Mais tarde, usando couro de animais eles o lavavam, secavam e raspavam produzindo o pergaminho. Essa nova descoberta atendia melhor as necessidades, pois podia ser escrito nos dois lados. Quando eram muitas as escritas, os homens se preocuparam em costurá-las para que tivessem melhor serventia.

É importante lembrar que eram muito poucos os homens alfabetizados e por isso esse material era suficiente para as suas necessidades.



Com a evolução da alfabetização, o interesse por novos materiais levou aos chineses a descoberta do papel no ano 105. O segredo chegou aos árabes e mais tarde aos europeus.

A primeira fábrica de papel que se tem noticias foi instalada em Jativa na Espanha em 1150. Só então foram feitos os livros como os de hoje, mas com uma grande dificuldade, pois todos eles eram escritos à mão, um a um. Nessa época surgiram os escribas, profissionais que faziam esse serviço difícil, caro e demorado.



O grande desenvolvimento, no entanto, só aconteceu com a descoberta da primeira máquina de impressão no ano 1450, quando o alemão Johann Gutemberg com ajuda de um mecânico transformou uma prensa de uvas em uma impressora de papel. O processo de impressão era mais parecido com a fabricação artesanal de um carimbo. Os livros custavam muito caro e ainda vinham sem capa. Se fosse necessário um desenho ou gráfico eram contratados desenhistas que faziam o serviço um a um. Cabia ao escritor ainda mandar fabricar capas de madeira, couro ou outro material. Alguns eram adornados com pedras preciosas e considerados verdadeiros tesouros.



Essas curiosidades a respeito da criação e evolução dos livros mostram-nos a demora da evolução tecnológica que existia na época.



Hoje somos privilegiados pela velocidade de novas tecnologias. Entretanto também somos cobrados com a mesma velocidade em saber usá-las com eficiência e qualidade.



23/04/2008

Paulo M.Bernardo.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui