Usina de Letras
Usina de Letras
215 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O JULGAMENTO DO PAPA FORMOSO -- 18/04/2008 - 16:27 (Lauro Denis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






O JULGAMENTO DO PAPA FORMOSO













 Papa Estevão VI

Papa Estevão ( 896 - 897 )Um dos papas mais polêmicos que já foi eleito, sem dúvida, Estevão VI ( 896-897 ). E ele fez história em apenas alguns meses de papado.





Estevão trouxe o papa anterior, Formoso (891-896) a julgamento. A famosa história de um papa trazendo outro a julgamento é algo de puro horror, pois o papa Formoso já estava morto havia mais de 8 meses. Não obstante, o corpo foi tirado do túmulo e foi colocado em um trono.







  Papa Formoso

Papa Formoso ( 891 - 896 )Diante de um grupo de bispos e cardeais, o cadáver do papa Formoso foi vestido com ricos trajes tradicionais do papado, foi-lhe colocada uma coroa no crânio já sem pele, e o cetro do santo ofício foi colocado nos dedos descarnados de sua mão apodrecida. Enquanto o julgamento se desenrolava, o fedor do corpo enchia o local da assembléia. O papa Estevão adiantou-se e começou o interrogatório. É claro que nenhuma resposta foi dada pelo morto em relação às acusações que se lhe faziam. Assim sendo, ele foi considerado culpado das acusações.





Com isto, seus trajes foram rasgados ainda em seu corpo, a coroa foi arrancada de sua cabeça, os dedos usados para dar a bênção pontifícia foram retalhados e seu corpo foi jogado na rua. Arrastado por uma carreta pela cidade de Roma, até ser finalmente lançado no rio Tibre.





Outras Fontes :





http://www.oa.pt/cd/Publicacoes/Boletim/detalhe_artigo.aspx?sidc=32230&idc=43362&idsc=43674&idr=43365&ida=3275





http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Formoso













O concílio "cadavérico", segundo o pintor Jean-Paul Laurens (1870)







Na sua qualidade de acusador e de Presidente do Sínodo, Estêvão passou a vociferar para as ossadas do antecessor com a fúria de cão arrilhado : “Que o Formoso fora um devasso na cama e fora dela”, “que fizera das senhoras concubinas e das concubinas senhoras”, “que traficara perdões, benefícios e prelaturas”... E, como não lhe sofresse a paciência o silêncio do Formoso, invectivava : “Explica-te”, “justifica-te”, “defende-te”!!!





Debalde o Estêvão forcejou por quebrar o majestoso mutismo do Formoso e, no dizer de Eugenius (o cronista desta macabra história), ainda bem que não quebrou, pois se o morto levantasse a voz, nem um só juiz ficaria na sala para o julgar !





Desta guisa fez-se justiça e o Formoso, além de penas acessórias de menor consequência, foi condenado à morte. A leitura singela desta justiçada evidencia, liminarmente, dois pecadaços : O primeiro é o Estêvão ser, simultaneamente, acusador e juiz; o segundo é o de o morto ser condenado à morte !





Em 897 o segundo sucessor de Estevão conseguiu o corpo, que um monge tinha tirado do Tibre, reenterrado com todas as honras na igreja de São Pedro. Além disso anulou em um sinodo as decisões da corte de Estevão VI, e declarou todas as Ordens conferidas por Formoso válidas. João IX confirmou estes atos em dois sinodos, onde primeiro foi reunido em Roma e o outro em Ravenna (898).

















MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui