Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Conceito versus Preconceito -- 16/04/2008 - 09:02 (Max Diniz Cruzeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É natural que você fabrique em sua mente em poucos segundos um conceito, como também é fatídico que o surgimento de um preconceito em torno dele pode demorar anos para se desfazer.



"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele" (João 1:1-3 - Bíblia).



No princípio da vida tudo é somente transformação, mutação, mudança de estados, combinação, retração, atração, aceleração de partículas, troca de energia, intensidade de fluídos energéticos, migração de partículas, acumulação de reservas DNA e RNA, catalisação, dilatação, polarização, aquecimento, refração, resfriamento, troca de informação, recombinação, crescimento, aglutinação, aglomeração, referenciação, explosão, seqüênciação, alimentação, retroalimentação, excreção do desnecessário, incrementação no necessário, absorção, combustão, desfacelamento, junção de núcleos e moléculas, divisão de núcleos e moléculas, estímulos e ampliação da massa corpórea como conseqüência do processo.



Repare caro leitor que as duas frases anteriores estão repletas de conceitos. Na segunda frase deste texto surgem os princípios relativos à espiritualidade. Um leitor que tem uma mente voltada para o confucionismo ou materialismo dificilmente daria seqüência à leitura por gerar um prejulgamento à respeito do embasamento das afirmações. O seu senso crítico iria tender a confrontar cada idéia aqui exposta, no sentido de querer derrubar os argumentos apresentados. Da mesma forma que se tivesse argumentado para uma pessoa religiosa no primeiro parágrafo que:



“Deus não existe, pois é tudo fantasia da mente de pessoas de pouca instrução ou daquelas que se apóiam em falsas correlações da natureza”.



Provavelmente se um leitor temente a Deus começasse a leitura do parágrafo acima iria indignar-se, sofrer alguma espécie reativa em seu consciente. Na certa iria aflorar em sua mente versículos que embasam seu pensamento e sua linha lógica de raciocínio. Todos se esquecem que no princípio de uma vida são reações em cadeia. Apenas o “Verbo” ou “Estimulação” ou “Mutagênese” ou “Reações somáticas”. Para uma pessoa que está num núcleo de conhecimento tais conceitos podem parecer antagônicos ou divergentes, mas para uma pessoa mais estruturada em diversos conhecimentos diria que a multiplicidade de conceitos seguem padrões de “Enfoques” diferentes, pontos de vista, processos de visão de uma mesma coisa sob óticas distintas.



Após o estímulo inicial da máquina humana, o ser vivo sofre um processo de preparação para o gerenciamento dos estímulos que chegam do meio ambiente através dos seus sentidos: audição, olfato, paladar, tato, visão e equilíbrio. Isto mesmo antes do nascimento. O processo inicial de ação e reação a estímulos que a mãe transfere para o embrião converge para a formação de retro-estímulos, ou seja, o novo ser passa a interagir com a genitora (entenda por genitora a mulher que está gerando o filho e não quem sede material genético para outra mulher gerar uma criança), trocando informações a cada novo estímulo até formar um mecanismo biológico interno no feto capaz de guardar a freqüência vibratória energética que canaliza uma espécie de pedido à mãe para que ela gere um novo estímulo necessário à continuidade da vida (cadeia de Markov).



Markov estudou a existência de muitos sistemas fechados e abertos para trocas de informações sob o contexto de um evento ocorrer mediante permutas determinadas por uma probabilidade de ocorrência. No processo biológico o fenômeno de crescimento do feto também é uma Cadeia de Markov em sistemas semi-fechados onde primeiro a cadeia interna de transformações biológicas ocorre até que chegando ao seu estado de maturação converge para uma troca de estímulos que permitirá aquele núcleo específico biológico continuarem a crescer ou não. Ou interagir com outras cadeias de DNA ou RNA para a formação de componentes do corpo humano mais complexos.



Nesta etapa quando as cadeias de informações são geradas simplesmente por estímulos e tais cadeias biológicas retêm a informação necessária para desencadear processos o leitor está diante do processo de formação da psique humana. Pois sabiamente a natureza irá concentrar as cadeias de estímulos na forma de neurônios e conectará o indivíduo à mãe sempre que se fizer necessário um nutriente, um composto, ou mesmo a necessidade de fabricar novos estímulos para compreensão do meio uterino em que o embrião se encontra.



O ser humano nasce, tem contato pela primeira vez com o ambiente externo. O bebê neste instante passa a assimilar cada estímulo do novo ambiente e compara com o ambiente interno. Por isto é comum em mães que conversam com o feto ainda na gestação do bebê parar de chorar quando escuta a sua voz. Pode-se dizer que este é um dos primeiros conceitos criados pelo ser vivo após o nascimento.



Quando se fala em conceito, as pessoas pensam logo em dicionários. Porém conceito é algo bem mais amplo do que isto. Veja abaixo alguns exemplos de conceitos:



- Uma imagem;

- Um fonema;



- Um sentimento;



- Um ruído;



- Um som;



- Um toque;



- Um estado físico perceptível;



- Ingestão ou contato com sustâncias;



- Um cheiro;



- Uma idéia (simples)



- Um conjunto de idéias (composto ou complexo); e,



- Um estímulo.



Repare que um conceito não é apenas um referencial acabado. Ele também para ter um significado mais amplo tem a capacidade de ser RECOMBINANTE, de utilizar núcleos neurais primitivos para a formação de núcleos neurais mais complexos. Quando um estímulo pelos sentidos adentra pelo corpo humano o cérebro faz uma varredura na qual se procura definir se aquele estímulo específico já está catalogado na mente, caso não esteja um ou mais núcleos neurais armazenam aquela nova informação associada a elementos já conhecidos na estrutura craniana de pensamentos. Estando já catalogado o estímulo, a mente por processos Markovianos ativa todos os núcleos neurais correlatos e transfere em reação em cadeia um contra-estímulo que pode ser: um estado de alerta, um estado de defesa, uma necessidade de suprir a força vital, uma tempestividade ou uma infinidade de reações que vão variar em cada indivíduo devido o recebimento de estímulos serem diferenciados para cada pessoa.



É natural que a palavra: “Rani” para muitos pode apenas significar um nome comum, para outros, se, por exemplo, a pessoa tiver um outro idioma pode parecer apenas uma palavra engraçada, e para alguns povos africanos a palavra pode significar: “Rainha ou Princesa”. Por mais que um grupo social tente padronizar símbolos e fonemas, os conceitos materiais ou formais, sempre irão ter distorções. Os tipos de distorções mais comuns são: mudança de significado, mudança de referencial, mudança de foco, valoração e sentido cultural adverso.



Uma das reservas que todo o ser humano possui é o sentimento de segurança, proteção, de bem estar, de tranqüilidade. Repare que ao longo do texto houve bastante abuso na quantidade de conceitos, isto foi uma tática proposital de leitura, pois à medida que você leitor vai aprofundando na leitura e ler cada palavra (conceito) aqui exposta sua mente irá projetar sobre seu inconsciente ativando por reflexos os conceitos que você gravou dado seu estudo para a compreensão de cada elemento aqui exposto. Quando foi reservado falar sobre segurança é provável que os estados de espírito de muitas pessoas que estavam lendo o parágrafo ficam mais leves, tranqüilo, mais calmo, sereno e com um pouco mais de paz interior.



Voltando ao parágrafo anterior é fato que se eu trago um conceito que está de acordo com o composto de conceitos que uma outra pessoa possui em seu cérebro, este novo conceito será bem recebido e fará parte do anexo de conceitos da Cadeia de Markov em seu cérebro que deverá ser acionado como uma informação adicional sobre determinado contexto. Por outro ângulo, quando discordo plenamente o que certa pessoa está me dizendo minha tendência natural é criar uma geração em cadeia para proteger os conceitos que já estavam me gerando a satisfação.



Repare que o conceito agressor ativa as premissas (idéias pensamentos) que fazem refutar sua absorção. Por isto é muito comum ouvir alguém dizer: “Não quero saber nada sobre homossexualismo, pois isto não diz respeito à minha pessoa”, ou “Cada um na sua religião, não me interessa saber em que você acredita”, ou ainda “Isto é coisa apenas de mulher, homem não pode ficar sabendo”.



Muitas pessoas desenvolvem uma habilidade diferente do comum que facilita a análise conceitual. É chamado de cidadão crítico. Tais pessoas são capazes de manter seus próprios conceitos e absorverem os conceitos alheios sem causar interrupção, transferência ou mudança em suas próprias opiniões e convicções. Tal indivíduo desenvolve uma estrutura neural onde ele reflete o seu conhecimento sobre o conhecimento alheio, tira conclusões simulando o modo de pensar da outra pessoa e reflete para si os valores que ele próprio acredita e os valores que o outro indivíduo também acredita. Para a mente é como se tivesse duas repartições: “uma das coisas que fazem parte da minha individualidade, ou seja, minha essência e outra das coisas que fazem parte do mundo ou da sociedade.”.



O teste abaixo foi elaborado com o intuito de você definir que você é um cidadão crítico ou reativo. Siga as instruções corretamente para que as conclusões sejam coerentes.



1) Leia o parágrafo abaixo somente se você for homofóbico, caso contrário pule para o próximo número:



“Todo homem ou mulher que se diz homofóbico é na realidade um enrustido, uma pessoa que sempre sentiu vontade de beijar o mesmo sexo, acariciar o mesmo sexo, de ficar horas acariciando e proferindo palavras de amor eterno pelo ser amado”.



2) Leia o parágrafo abaixo somente se você for homossexual, caso contrário pule para o próximo número:



“Todo homossexual tem que ir para um psiquiatra para curar-se desta doença nojenta, pois onde já se viu dois homens ou duas mulheres se beijando, pois isto é o fim do mundo mesmo”.



3) Leia o parágrafo abaixo somente se você for Cristão, caso contrário pule para o próximo número:



“Deus não existe, vocês perdem tempo rezando todos os dias para o nada. Jesus Cristo foi um grande farsante e enganou multidões com seu poder hipnótico. Se Deus existisse de fato porque ele não tirou minha vida quando digitei estas palavras. Acorde e viva sua vida sem esta baboseira de Deus”



4) Leia o parágrafo abaixo somente se você for Ateu, caso contrário pule para o próximo número:



“Deus gosta muito de você e entrou em seu coração. Mesmo sabendo que você é contrário a fé Deus torce por ti. Ele é a batida do seu coração é a razão de seu ser. É o seu livre arbítrio mesmo quando você o nega. Deus te ama!”.



5) Leia o parágrafo abaixo somente se você for Judeu, caso contrário pule para o próximo número:



“Vocês, Judeus, devem ser incinerados, pois foram responsáveis pela morte de Jesus. Em teu ceio só existe o interesse material na busca pelos quilates de ouro do mundo. Sóis uma praga pela terra que deve ser varrida o mais rápido possível”.



6) Leia o parágrafo abaixo somente se você for Árabe, caso contrário pule para o próximo número:



“Os Judeus são um povo digno de entrar no reino dos céus. Como nossos irmãos iremos construir juntos o paraíso aqui na terra. Eu reconheço as diferenças existentes entre o nosso povo e concordo que o povo Judeu é extremamente importante para o meu desenvolvimento espiritual, pois eles são um povo de grandes sacerdotes dos céus.”.



7) Leia o parágrafo abaixo somente se você for Feminista, caso contrário pule para o próximo número:



“O lugar de toda mulher é em casa cuidando dos filhos, passando e lavando roupa. A mulher não deve concorrer com o trabalho do homem. Lugar de mulher também é na cozinha.”



8) Leia o parágrafo abaixo somente se você for Machista, caso contrário pule para o próximo número:



“Homem deve chegar do trabalho lavar a louça e aos finais de semana fazer a faxina da casa para ajudar sua mulher. Pintar as unhas de vez em quando, passando uma base clássica e fazer exame de próstata uma vez ao ano para ver se tudo está nos conformes”.



9) Leia o parágrafo abaixo somente se você for Capitalista, caso contrário pule para o próximo número:



“A Classe de empresários deve ser extinta, o mundo não deve mais admitir que pouca gente fique com tudo e muita gente fique com nada. Em geral capitalistas são pessoas apegadas ao dinheiro e não tem amor pelo semelhante. Sou a favor da lei que retire a concentração de capital e a propriedade destes grandes latifundiários dos recursos materiais.”



10) Leia o parágrafo abaixo somente se você for Socialista, caso contrário pule para o próximo número:



“Socialismo é uma utopia. Coisa criada por sindicalista que quer chegar ao poder e matar milhões de pessoas como fez Stalin. Quem cai nesta não consegue progredir na vida, pois vive em conflito ao ter um dinheiro na mão. Um tem que fazer o papel de gerador de capital e outro de gerenciador. É impossível colocar todos num único contexto material.”.



Final do teste!



Se você for uma pessoa reativa simplesmente estará neste momento sentido um destes elementos: desprezo, nojo, irritação, conflito, sentimento de invasão, vontade de discordar, querer contra-argumentar partes do texto que foram escritas, elaborar críticas doutrinárias, sentimento de superioridade, intranqüilidade, vontade de interromper a seqüência do texto, formação de desculpas que gerem desinteresse em continuar a leitura, e outras correlatas.



Se você for um cidadão crítico você provavelmente observou a informação, analisou cada detalhe do que foi escrito, buscou em sua biblioteca neural elementos formadores de opinião, intuiu os motivos determinísticos que levam a pessoa a raciocinar daquela maneira, arquivou em uma partição do seu cérebro que não irá entrar em conflito com suas idéias, em relação ao que pensa e continuou a leitura sem se deixar levar pelo que estava escrito.



Agora volte ao teste e leia a seqüência das hipotéticas idéias expostas para complementar o seu aprendizado para elevar o seu grau de compreensão sobre o seu cérebro.



Assim, o “preconceito” surge pela imposição do pensar de um sobre sua própria vontade em relação ao pensar de outro que entra em valoração adversa ao pensamento alheio em relação ao primeiro indivíduo. O preconceito é uma síntese de pensamento de um contexto mais abrangente na mente de um ser humano. A cadeia Markoviana de pensamentos gera núcleos sintéticos que expressam uma rotulagem, classificação, moderação e distinção que sem muitas buscas neurais (busca simplificada) terá uma estrutura enxuta que irá expressar o que o indivíduo pensa sem muitos prolongamentos. Nem sempre esta cadeia enxuta está bem embasada. Pode haver conflitos mnemônicos em que um indivíduo pode reativamente ter uma seqüência neural bem definida e sob certos aspectos ativar outras seqüências correlatas que geram uma contradição sobre a conduta deste mesmo indivíduo.



A forma sintética é largamente utilizada, pois ela poupa energia. Nem sempre uma forma sintética é um preconceito e nem todo preconceito é uma forma sintética. Mas a experiência observacional tem demonstrado que a maioria das reações de fundo preconceituosas é elaborada a partir de premissas sem grande profundidade. Poucos são convictos ao ponto de fornecer um embasamento teórico mesmo que a reserva de valor não seja reconhecida por determinados grupos.



Quando existe divergência na escala de valor surge uma contextualização chamada de doutrina ou doutrinária, onde os indivíduos que a apóiam seguem as mesmas estruturas do pensamento, a mesmas premissas, os mesmos axiomas, as mesmas verdades. É muito comum na ciência terem dois ou mais blocos que adotam linhas de pensamento até mesmo antagônicas em relação ao desenvolvimento de metodologias. São verdades superiores, que para determinados grupos são inverdades, pois eles possuem suas próprias verdades.



Este texto conclui que o preconceito é falta de visão crítica que permita definir até que ponto vai o “pensare humano” que “me pertence” e o ponto que pertence a outro indivíduo. Ter múltiplas visões torna o ser humano uma pessoa mais complexa e apta à convivência social. Não significa, porém que ter contato com a forma de pensar de um assassino ou uma lésbica, que isto irá mudar a “minha” forma de pensar ao ponto de praticar as mesmas coisas cuja “minha” formação básica de criação não permita ter determinados comportamentos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui