Usina de Letras
Usina de Letras
200 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OPUS DEI - Obra de Deus ou Fanatismo Religioso ? -- 15/04/2008 - 16:40 (Lauro Denis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Opus Dei - Obra de Deus ou Fanatismo Religioso ?









Mas o que é afinal, a Opus Dei ( em latim, Obra de Deus ) ? Em seu campo original de atuação, é a vanguarda das tendências mais conservadoras da Igreja Católica.





Fundada na Espanha em 1928 pelo padre espanhol Josemaria Escrivá de Balaguer ( 1902-1975 ), a organização foi reconhecida pelo Vaticano em 1947. Em 1982, foi declarada uma prelatura pessoal, o que, sob o Direito canônico, significa que só presta contas ao papa e que seus membros não se submetem à jurisdição dos bispos.





Fontes ligadas à Igreja Católica atribuem o poder da Obra à quitação da dívida do Banco Ambrosiano, fraudulentamente falido em 1982.





Obscurantismo e misoginia ( desprezo ou aversão às mulheres ) são traços que marcam a organização. Exemplos podem ser encontrados nas denúncias de ex-adeptos como Jean Lauand, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, que recentemente escreveu junto com mais dois ex-membros, o juiz Márcio Fernandes e o médico Dario Fortes Ferreira, o livro "Opus Dei – Oos Bastidores". Em entrevista ao programa Biblioteca Sonora, da Ráio USP, Lauand conta que a Obra tem um index de livros proibidos que abrange praticamente toda a filosofia ocidental desde Descartes.





Em outra entrevista, à revista Época, Lauand denuncia as estratégias de fanatização dos chamados numerários, leigos celibatários que vivem em casas da organização : “Os homens podem dormir em colchões normais, as mulheres têm de dormir em tábuas. São proibidas de segurar crianças no colo e de ir a casamentos”. É obrigatóio o uso de cinturões com pontas de ferro fortemente atados à coxa, como prática de mortificação que visa refrear o desejo. Mas os danos inflingidos pelo fanatismo não se limitam ao corpo. No site que mantém com outros dissidentes ( Jornal da USP ), Lauand revela que a Obra conta com médicos especialmente encarregados de receitar psicotrópicos a numerários em crise nervosa.





No Brasil, a organização deitou raízes em São Paulo no começo da década de 50, concentrando sua atuação no meio jurídico. O promotor aposentado e ex-deputado federal Héio Bicudo conta que por duas vezes juízes tentaram cooptá-lo. Seu expoente de maior destaque foi José Geraldo Rodrigues Alckmin, nomeado ministro do STF por Médici em 1972 e tio do atual governador de São Paulo. Acontece que nos anos 70, o poder da Opus Dei era embrionário. Tinha quadros em posições importantes, mas sem atuação coordenada. Além disso, dividia com a Tradição, Famíia e Propriedade (TFP) as simpatias dos católicos de extrema direita.





Enfim, qual seria o mistério da organização Opus Dei? O Opus Dei está a serviço de Deus ou das manipulações humanas ? Muito se tem falado sobre o Opus Dei, principalmente após a polêmica suscitada pela publicação do romance de ficção "O código da Vinci", de Dan Brown. Em razão disso, inúmeros questionamentos são feitos:





O que é, na verdade, o Opus Dei? Uma instituição séria, aprovada pela Igreja Católica ? Ou uma seita, um movimento de fanáticos ? É verdade que o Opus Dei opera uma verdadeira lavagem cerebral em seus adeptos, despersonalizando-os ? Que métodos utiliza para atrair novos membros e convertê-los ? São, de fato, métodos inescrupulosos e pouco transparentes ? Como o Opus Dei vê a participação das mulheres ?







Essas e muitas outras questões são levantadas e refletidas pelos autores do Livro : "Opus Dei - Os Bastidores ", que viveram, durante muito tempo, um comprometimento total com essa organização, conhecendo-o em seus bastidores, presenciando uma realidade que até o momento estava protegida por um escudo intransponível. Esta é uma leitura importante para aqueles que sempre desejaram entender melhor os procedimentos observados por seitas ou grupos fundamentalistas, religiosos ou não, que têm por intuito atrair membros, fanatizá-los, destituí-los de qualquer julgamento crítico, para que os fins ou objetivos doutrinários, financeiros e religiosos sejam alcançados independentemente dos meios utilizados.









Finalmente, para aqueles que quiserem ver uma reportagem sobre o assunto, com relatos dos Escritores acima citados, é só clicar no botão "play" ( seta ) no centro ou no canto inferior esquerdo do vídeo abaixo.





Para uma melhor visualização da matéria a seguir, evitando constantes paralizações das imagens, faz-se necessário o uso de Banda Larga :









A verdade sobre a "Opus Dei"







"Vejam como essa Ordem religiosa, a Opus Dei, consegue ser pior do que a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo."



























MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui